Novembro azul: como o RH pode criar engajamento


O câncer de próstata é um dos tipos de tumor que mais assola os homens. Dessa forma, o mês de novembro, em diversos países, é conhecido como o mês da conscientização masculina perante o câncer de próstata.

Tal movimento surgiu no ano de 2003, durante uma brincadeira entre amigos na Austrália. A brincadeira consistia em deixar o bigode crescer, conscientizando os mais próximos, mesmo que o bigode, naquela época, estivesse fora de moda.

Esta ação tomou enormes proporções, atraindo a população masculina a fazer as devidas prevenções deste tumor mundo a fora.

O movimento foi adotado no Brasil pelo instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008.

Propay Benefícios

Novembro azul e o RH

O papel do RH na conscientização do câncer de próstata é muito valioso e, cabe aos profissionais dessa área, desenvolver estratégias para estimular os colaboradores da organização a se engajarem no combate e na prevenção deste tumor.

A preocupação com os funcionários da empresa, ainda demonstra a importância que aquele colaborador tem, sendo tratado de maneira humanizada e não como mais um número. Este fator acaba colaborando também com o clima organizacional.

Além da conscientização por meios de posts nas redes sociais, é importante que o RH promova discussões sobre o tema, auxiliando na prevenção da doença.

Sendo assim, as palestras dentro de uma corporação devem promover discussões e informações importantes na luta contra o câncer de próstata, desmistificando diversas dúvidas acerca deste assunto.

Por fim, a aliança do setor de RH com o Novembro azul é de suma importância, sendo fundamental para auxiliar os homens a cuidarem da sua saúde.

terceirizar-folha-de-pagamento

Câncer de próstata

A cada 41 homens, ao menos um morrerá vítima de câncer de próstata. Este câncer nada mais é do que crescimento desordenado das células da próstata, glândula existente no sistema reprodutor masculino.

Essa neoplasia maligna não possui nenhum sintoma em sua fase inicial, o que faz com que o homem nem imagine que está doente, ou o homem apresente algum sintoma significativo, entretanto, este pode ser confundido e atribuído a outra doença.

Com a evolução do tumor, já é possível notar a presença deste com a sensação de continuar cheio mesmo depois de urinar, ardência e dificuldade ao urinar.

Os exames preventivos acabam por serem obrigatórios nos homens com mais de 50 anos de idade, ou 45 anos para homens que já contam com histórico da doença em familiares

Alguns fatores que contribuem para este tumor são:

  • Exposições a determinados produtos químicos, como fuligem e dioxinas;

  • Genética, como por exemplo um pai ou até mesmo um irmão que tenha adquirido o câncer;

  • Idade, como já dito neste tópico. Homens com mais de 50 anos estão significativamente mais propensos a contrair o câncer, por isso a importância de exames preventivos;

Como funciona o diagnóstico

A partir do momento em que o homem tenha qualquer sintoma referente ao câncer e já tenha uma idade relativamente avançada, é necessário a busca por um urologista.

A fim de evitar possíveis surpresas, os exames preventivos frequentes são de extrema importância, com o intuito de diagnosticar precocemente qualquer alteração no corpo. Conforme o tumor seja diagnosticado de maneira precoce, as chances de cura deste ficam na casa dos 90%.

Exames como o de toque retal e antígeno prostático específico, enzima que possui características capazes de detectar o câncer, são os exames mais comuns para diagnosticar essa neoplasia.

Propay Plus

Tratamento contra o câncer de próstata

O tratamento varia de paciente para paciente. Deve se levar em conta fatores como a idade, o estágio do tumor, o tamanho da próstata entre outros.

Alguns tratamentos desta doença incluem a cirurgia para retirada do tumor, radioterapia e a vigilância, esta última opção vem sendo uma ótima opção a fim de diminuir os efeitos colaterais causados pelo tumor.

Há também o conhecido tratamento por HIFU, método que usa o ultrassom como arma principal contra as células cancerígenas. Tal tratamento é considerado uma das melhores opções na batalha contra o câncer de próstata, já que este conta com um período de recuperação mais curto.

Depois do setembro amarelo e outubro rosa, agora é a vez do novembro azul! Visite o Blog Propay para conferir mais conteúdos sobre o universo do RH e, em caso de dúvidas, acesse o nosso website!

Propay SaaS

Topics: Qualidade de Vida