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Como lidar com faltas excessivas dos colaboradores?

É comum acontecer uma falta ou outra de funcionários, mas e quando isso começa a acontecer sucessivamente sem motivos aparentes? Neste artigo vamos mostrar como o RH pode lidar com as faltas excessivas dos colaboradores.

A gestão de faltas de um colaborador é extremamente importante. Acompanhar esses adventos facilita entender os motivos da ausência e consequentemente contribui com a solução daquele problema.

Para isso, vamos entender alguns pontos importantes sobre este tema, siga a leitura.

O que é absenteísmo?

O absenteísmo significa a ausência de um funcionário durante o expediente. Pode ser considerado mesmo quando for por um período parcial, em casos de atraso ou saídas adiantadas.

Quando começam a ficar frequentes, podem prejudicar a equipe, a entrega de tarefas ou sobrecarregar algum outro colaborador que assumiu as atividades daquele que faltou.

As ausências podem ter motivos, mas quando se tornam excessivas, prejudicam as taxas de absenteísmo da empresa, fazendo com que o RH passe a se preocupar com programas estratégicos focados na diminuição dos índices de absenteísmo.

Níveis altos de absenteísmo apontam para um problema maior: desmotivação, falta de fit com a cultura organizacional, problemas com a gestão, entre outros.

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Faltas reconhecidas por lei

A CLT considera algumas faltas justificadas. De acordo com o artigo 473, essas faltam serão aceitas legalmente, sem que possa haver descontos em casos de:

  • Alistamento como eleitor;

  • Doação voluntária de sangue com comprovação;

  • Falecimento do cônjuge, ou outro familiar declarado em sua carteira de trabalho e previdência social;

  • Casamento;

  • Aborto não criminoso;

  • Acompanhamento de filho (de até 6 anos) em consulta médica (1 por anos);

  • Doença ou acidente de trabalho;

  • Licença maternidade;

  • Licença paternidade;

  • Acompanhamento da esposa ou companheira em consultas ou exames médicos durante o período de gravidez.

Vale ressaltar que é necessário apresentar atestados médicos ou comprovantes que justifiquem a ausência.

Falta sem justificativa

Muitas faltas sem uma justificativa considerada plausível pela empresa ou gestor, pode acarretar consequências sérias, como a demissão por justa causa o que gera a perda de direitos trabalhistas.

O mais comum é que o empregador e o empregado conversem sempre sobre os motivos que levaram à falta.

Desta forma, é possível a aplicação de um desconto do dia de trabalho no salário ou até mesmo uma interferência no período de férias do colaborador.

A contagem de dias de férias é proporcional aos dias de trabalho do funcionário. De acordo com o artigo 130 da CLT, depois de 12 meses de trabalho o colaborador tem direito às férias na seguinte proporção:

  • Até 5 faltas – 30 dias corridos de férias;

  • 6 a 14 faltas – 24 dias corridos de férias;

  • 15 a 23 faltas – 18 dias corridos de férias;

  • 24 a 32 faltas – 12 dias corridos de férias.

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Controle de faltas

Para que a empresa tenha pleno controle sobre este assunto, realizar a gestão de faltas através de um ponto eletrônico pode ser a solução mais viável.

Um ponto eletrônico, inclui a distinção entre as ausências que são passíveis de desconto e as que não podem ser, tudo com a validação do gestor.

A tecnologia ainda permite que isso aconteça via aplicativo, o que permite o acesso a qualquer momento e de maneira muito fácil, como por exemplo a análise e autorização de falta pelo gestor ou até mesmo a apresentação de documentos ou atestados que justifiquem a ausência.

Como lidar com a falta excessiva dos colaboradores? 

Caso você se depare com esta situação, o mais adequado é antes de tudo conversar com o colaborador e tentar entender os motivos que estão levando as faltas.

É mais comum do que imaginamos, que o funcionário esteja passando por problemas pessoas que afetem sua rotina diária, o que prejudica seu desempenho na empresa.

Caso seja um problema isolado, ou seja, apenas um colaborador está apresentando problemas com o absenteísmo, os motivos podem ser muito específicos e uma conversa pode ajudar. Se são muitos, é necessária uma análise mais minuciosa do RH, para entender se não é o ambiente de trabalho que está afetando a performance da equipe.

Problemas de conflito de ideias e interesses com o gestor também são pontos delicados que merecem ser investigados.

Não obstante, fique sempre atento ao fluxo de faltas dos colaboradores para identificar a melhor maneira de solucionar isto!

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Escrito por

Propay

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