5 dicas para arrumar emprego


Encontrar um novo emprego é um grande desafio, mas existem algumas dicas que podem ajudar a facilitar esse processo. Conheça algumas dicas no Blog Propay.

Os últimos levantamentos realizados pelo IBGE apontaram que o desemprego está em 11,2% (no mês de janeiro), o que significa que já atinge 11,9 milhões de pessoas no Brasil.

Não é muito difícil conhecer alguém que esteja procurando emprego ou até uma recolocação melhor no mercado de trabalho.

bpo-folha-de-pagamento

A verdade é que não existe uma receita pronta para conseguir emprego do dia para noite, mas há dicas que podem ajudar você a alavancar essa busca e encontrar um emprego de maneira mais rápida. Confira:

Onde você está e onde quer chegar?

Você sabe o que realmente quer fazer em sua carreira?

Conhece suas habilidades, o seu potencial?

É importante saber as respostas dessas perguntas para eliminar vagas que não se encaixam nos seus interesses, desta forma, você foca naquilo que realmente faz sentido para você.

success-2697951_1280

Além de filtrar as vagas, você passa a ter uma melhor visão daquilo que o mercado exige e caso você esteja defasado em algum aspecto, consegue buscar atividades especificas, como cursos técnicos.

A ideia é nunca deixar de se desenvolver, mas sempre focado no seu projeto de carreira.

parceiro-rh

Use e abuse da internet

De acordo com levantamento da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros de 2019 realizada pela Catho com mais de 6,2 mil respondentes, a maioria dos profissionais buscam emprego pela internet, sendo que 78% procuram em sites de vagas.

É fato que a internet encurtou distâncias e simplificou processos além de proporcionar a redução de custos, já que elimina gastos como alimentação, transporte, entre outros.

Com o seu currículo on-line, sua visibilidade aumenta muito e suas chances são maiores.

Portanto é muito importante fazer o seu cadastro em portais que divulgam vagas de emprego, muitos deles são gratuitos.

Não se esqueça também de acompanhar as empresas que são de seu interesse.

Uma vitrine chamada LinkedIn

Não subestime a força que essa rede social possui.

Voltada para os negócios, o LinkedIn é um excelente apoio para quem busca se recolocar no mercado de trabalho.

Atualmente a rede conta com mais de 600 milhões de usuários e está presente em mais de 200 países pelo mundo de acordo com dados do próprio LinkedIn de 2019.

Mantenha seu perfil sempre atualizado, no LinkedIn ele estará numa vitrine em forma de currículo. Além de se candidatar as vagas de seu interesse, amplie sempre o seu networking, compartilhe posts que se identifica.

Além disso, o LinkedIn possui a parte de divulgação de artigos, é uma ótima oportunidade para mostrar seu ponto de vista sobre determinados assuntos.

Todas essas ações aumentam sua visibilidade na rede, facilitando possíveis contatos.

Vale ressaltar também que mesmo quando se está estável no emprego, é altamente recomendável não perder o ritmo na utilização do seu perfil na maior rede social corporativo do mercado.

sistema-de-folha

Deu match

Não pense que apenas as empresas possuem poder de escolha. Suas opiniões e vontades também devem contar nesse processo de busca.

Uma pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association) apontou que 72% das pessoas que foram entrevistadas estão insatisfeitas com o trabalho.

Investigue a empresa que deseja trabalhar ou que está com a vaga que gostaria de ocupar aberta.

É de suma importância você se identificar com a cultura organizacional, com o ramo de negócios e com as atividades que irá desempenhar.

É certo que quando existe um quadro de desemprego acentuado, a tendência é deixar o desespero falar mais alto e se candidatar a qualquer vaga, porém isso não costuma dar muito certo, já que em pouco tempo de trabalho você pode ser desligado por não atender requisitos básicos.

Conseguir um emprego novo é um grande desafio, se seguir as dicas deste artigo essa tarefa ficara mais fácil.

Não perca o foco e não desista até encontrar realmente aquilo que busca!

Veja esse e outros conteúdos sobre tendências de RH no Blog Propay!

beneficios-corporativos

Topics: Gestão de Talentos Carreira