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6 motivos para você focar na sua Cultura Organizacional

O RH faz parte do negócio, do operacional ao estratégico, listamos 6 motivos estratégicos para você focar na cultura organizacional da sua empresa.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é um conjunto de significados compartilhados que exerce grande influência nas empresas, definindo o comportamento apropriado para diversas situações.

Esse conjunto inclui exemplos de cultura organizacional como, por exemplo:

  • Valores;
  • Normas;
  • Sistemas;
  • Símbolos;
  • Linguagem;
  • Suposições;
  • Crenças;
  • Hábitos da organização;

A cultura reflete a “personalidade da empresa”, exercendo influência nos modelos de gestão, nas metodologias, no comportamento dos colaboradores e até mesmo de seus clientes/consumidores.

A cultura surge em conjunto com a empresa, a partir daquilo que os seus fundadores idealizam para ela.

De acordo com o escritor americano Edgar Schein (Especialista em Cultura Organizacional), as empresas não adotam uma cultura em um único dia, ao contrário, elas são formadas no devido tempo, à medida que os colaboradores passam por várias mudanças, se adaptam ao ambiente externo e resolvem problemas no dia a dia.

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Confira os 6 motivos que farão você valorizar ainda mais a cultura organizacional:

1 - Identidade interna e externa

A cultura organizacional representa para os stakeholders, a forma como a empresa trata os seus negócios e como interage com os seus públicos internos e externos (colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores e a sociedade em geral);

2 - Valores da empresa

A cultura deve ser um reflexo dos valores da empresa, representada de forma concreta na maneira de como é conduzida a sua administração, seja na gestão de pessoas, nos seus processos internos ou no relacionamento com os clientes.

É importante, não só que o colaborador entenda o que é cultura organizacional, mas também que se sinta parte dela, evoluindo junto com a empresa.

3 - Colaboradores defensores 

Uma das maiores vantagens de uma forte cultura organizacional é o poder em transformar funcionários em defensores da marca.

Quando as pessoas sentem que são importantes para a organização, têm maior probabilidade de se tornarem defensoras da sua cultura, promovendo suas características dentro e fora da empresa.

Reconhecer e valorizar o profissional quando ele realiza um trabalho bem feito, celebrar o sucesso das equipes, também são boas maneiras de transformar os colaboradores em embaixadores da marca, além de servirem como bons exemplos de cultura organizacional na prática, ideal para inserir os colaboradores no contexto e já começar a colher os frutos desse engajamento.

4 - Retenção de Talentos - Manter as melhores pessoas

Uma cultura organizacional focada em pessoas tem um apelo profundo, auxiliando no envolvimento dos colaboradores, proporciona a eles uma experiência única, que os conecta com os valores da organização.

A cultura organizacional também é um importante fator na retenção de talentos, uma vez que empresas bem alinhadas com suas crenças e valores são grandes influenciadoras de pessoas.

5 - O que é cultura organizacional: integração

A cultura organizacional também tem o potencial de atuar como uma força de alinhamento em sua empresa.

Este é particularmente o caso de novos contratados que, na maioria das vezes, refletem sobre qual o tipo de cultura que estão entrando.

A cultura é essencialmente uma força orientadora para eles, por isso é importante que comece a ser disseminada logo na integração;

6 - Desempenho e bem-estar

A cultura organizacional tem impacto direto no desempenho e no bem-estar dos colaboradores.

Uma cultura saudável encontra equilíbrio entre os resultados do negócio e a satisfação do colaborador, seja por uma gestão humanizada, flexibilidade no trabalho ou por meio de uma abertura que permita aos funcionários uma voz ativa.

A cultura está intrinsecamente ligada à vantagem competitiva, já que ela personifica a empresa e dá uma identidade a ela.

Se a empresa realmente quer se destacar em seu mercado, ela deverá entender a importância de, atualizar, instaurar, abordar e alavancar a sua cultura, para assim ganhar vantagem competitiva perante a concorrência.

É papel da liderança conscientizar e sensibilizar os colaboradores dos benefícios e da necessidade de se evoluir com a cultura da empresa – hábitos, crenças e modo de atuação para que ela consiga se manter e sustentar o seu negócio, respeitando as transformações do seu mercado.

Como eu desenvolvo e mantenho uma cultura organizacional forte?

Considere buscar ajuda externa. Um especialista em cultura organizacional possui know-how para tratar o assunto e eliminar obstáculos da produtividade e desempenho, além de agregar valor ao fornecer um roteiro para as mudanças a serem implementadas.

Um ponto importante é a determinação por parte da liderança sobre quais aspectos culturais necessitam ser alterados ou implementados.

É um processo muito importante, pois mapeia como a empresa precisa atuar para conseguir se posicionar frente aos colaboradores.

Nessa etapa inicial é possível compreender se é necessário explicar o que é cultura organizacional de fato ou se é apenas uma questão de pensar ações que ressaltem exemplos de cultura organizacional para que a ideia fique mais palpável para os colaboradores.

Para isso, pode-se buscar por meio de grupos focais com colaboradores e clientes, insights relevantes que contribuam para o processo de mudança, além claro, da análise dos indicadores de RH sobre o clima organizacional, avaliações de desempenho, satisfação e engajamento.

O processo de mudança em si não se trata apenas de executar um conjunto de instruções.

É necessário que os líderes demonstrem a sua aceitação e promovam ativamente o desenvolvimento da cultura. 

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Escrito por

Propay

Uma das maiores empresas brasileiras especializadas em serviços de terceirização para os processos de Recursos Humanos, a Propay oferece tecnologia e atendimento de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio. Atuamos com folha de pagamento, gestão de benefícios e softwares que auxiliam os processos burocráticos internos, buscando facilitar o dia a dia de cada cliente, sempre atendendo as novas legislações e desafios.

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