Entenda como a tecnologia pode impulsionar as atividades do RH. É importante compreender como tirar vantagens da transformação digital em prol do negócio.
Como a tecnologia tem um grande peso diante de qualquer processo, ela precisa ser bastante explorada.
Hoje em dia não apenas quem trabalha em TI precisa entender de tecnologia, já que ela se tornou um conhecimento estratégico que todos devem possuir. Todas as áreas precisam se interessar por tecnologia, inclusive o RH, principalmente na era da transformação digital.
Como a transformação impacta o mercado?
A transformação digital impacta diariamente na maneira que as empresas atuam.
Neste mundo que muda rapidamente e sempre cria oportunidades, o RH acaba recebendo a missão de garantir que a empresa tenha equipes formadas por colaboradores capacitados e com as habilidades adequadas para aproveitar todos os benefícios que digitalização do RH pode agregar ao negócio.
O que é ser digital?
O mundo está se digitalizando e o RH não pode ficar de fora dessa transição. Na lista abaixo você pode conferir algumas tendências que englobam o conceito de transformação digital:
-
Big Data;
-
People Analytics;
-
Inteligência Artificial;
-
E-learning;
Mas apesar de ser um assunto muito discutido, isso não é algo simples. Estudos recentes mostram que apesar da tecnologia ser pautada regularmente, não é tão explorada na prática pelas empresas.
Isso acontece porque para ser uma empresa com viés tecnológico, não basta adquirir ferramentas e softwares de ponta, a tecnologia precisa atender as demandas específicas de cada organização.
Transição para o RH estratégico
É fato que esse assunto aquece debates e sempre dará margem para as empresas refletirem sobre suas necessidades e a melhor maneira de utilização.
A área de Recursos Humanos tem um enorme potencial para se tornar estratégica e fazer a diferença para o alcance de resultados das empresas.
Apesar disso, ainda existem muitas companhias que encaram a área como um simples departamento pessoal.
Com a tecnologia sendo pauta de quase tudo, empresas querem deixar as atividades operacionais de lado, mas muitas vezes não conseguem.
Com tantas atividades que o RH assume, quando ele precisa de fato exercer funções estratégicas relacionadas ao core business da empresa para ajudar na tomada de decisões, quem fica responsável pelas atividades operacionais?
Pesquisa HR Trends
De acordo com a pesquisa HR Trends realizada pela Propay, 44,64% dos entrevistados acreditam que a administração de folha de pagamento se trata de uma atividade operacional.
Diante desse cenário, muitas empresas terceirizam o operacional para se dedicar a outras questões e com esta ação conseguem otimizar tarefas, ganhar tempo, reduzir custos e obter maior segurança nas informações.
Atividades operacionais x atividades estratégicas
Onde a tecnologia entra? Um assunto que vem se tornando comum entre os RH’s é o Robotic Process Automation (RPA), nada mais é que uma ferramenta que tem como função automatizar processos e atividades que muitas vezes são operacionais.
O seu principal papel, se usarmos como exemplo o setor de Recursos Humanos, é acelerar o andamento das atividades, e permitir que essa área deposite seu foco e energia em atividades estratégicas para a organização.
Essa como outras ferramentas, são as grandes responsáveis pelo aumento da produtividade do RH, já que muitos processos manuais ficam por conta de tecnologias especificas ou empresas que possuem know how para isso.
E você, já pensou em automatizar seus processos operacionais para se tornar mais competitivo no mercado?
Consulte os especialistas da Propay e acompanhe nossos conteúdos sobre as principais tendências de RH aqui no Blog.
Contribua com esse conteúdo