Sabe aquela empresa que sofre com a entrada e saída de funcionários de maneira frequente? O índice que mede esse entra e sai de colaboradores é chamado de turnover.
O que você sabe sobre esse índice? Neste artigo iremos te explicar os pontos mais importantes deste tema.
O que é turnover?
Os Indicadores de turnover são métricas comuns para os RHs, porém, cada organização possui diferentes situações que podem ser a causa de um alto índice de Turnover.
Portanto, elas devem ser diagnosticadas para que enfim sejam instauradas ações de prevenção para que a rotatividade de pessoal não comprometa os resultados.
Sendo assim, o ideal é colocar tudo na ponta do lápis para medir a rotatividade, descobrir o motivo dela e executar ações para diminuir.
Geralmente, as principais causas do Turnover estão relacionadas a:
-
Insatisfação com o trabalho e com a gestão – pode acometer qualquer tipo de funcionário em qualquer momento de sua carreira. Geralmente acontece em decorrência de gestores mal preparados, com lideranças mal elaboradas, falta de treinamento e desenvolvimento, atividades que não estavam no job description, ambiente cercado de desavenças, entre outros.
-
Salários inadequados;
-
Propostas mais atrativas da concorrência;
-
Cultura Organizacional fraca.
Como é calculado o turnover no RH?
Não é difícil chegar a um resultado quando se trata de turnover. Para realizar o cálculo de turnover, é necessário considerar a quantidade de colaboradores que são admitidos, os que saem da organização e o número de profissionais da companhia.
Com o acesso a estes números, some as entradas e as saídas e divida tudo por dois. O resultado será novamente dividido pelo número total de funcionários da empresa. Depois, multiplique o valor por 100 para chegar à porcentagem. O resultado fornecerá o índice de turnover de sua empresa.
Qual é o impacto dos altos índices de turnover?
Tanto processos admissionais quanto os demissionais exigem tempo e dinheiro.
Um grande problema que o alto índice de turnover também provoca é a retenção de talentos que passa a ser um desafio maior do que geralmente é (já que a empresa acaba perdendo inclusive a sua credibilidade no mercado).Em média, um funcionário pode levar até dois anos para trabalhar de maneira potencializada, no que tange o processo de superar a insegurança inicial e passar pela aprendizagem, absorção e experimentação. Tudo isso gera custos altos para a empresa no longo prazo.
Como reverter um cenário negativo?
Para reduzir o turnover é preciso traçar muitas estratégias, algumas até simples. Separamos algumas dicas podem ajudar:
-
Invista no Recrutamento e Seleção e na gestão de talentos
-
Motive seus colaboradores;
-
Desenvolva seus gestores e líderes;
-
Tenha benefícios atraentes e úteis;
Conclusão
Apesar de ser um problema sério - e comum - há muitas maneiras de conter o turnover nas empresas. Para isso é preciso que o RH crie estratégias apoiadas por toda a diretoria. Muitas vezes a rotatividade de profissionais acontece por alguma falha de processo no momento da seleção de novos colaboradores, por isso é necessário sempre estar atento a estas ações.
Para consultar mais conteúdos sobre o universo do RH, entre no Blog Propay ou consulte nosso website para entender um pouco mais sobre as nossas soluções de RH.
Contribua com esse conteúdo