Um dos desafios do RH é controlar o índice de turnover. Entenda como esse indicador é importante, principalmente quando o assunto é gestão de talentos.
Turnover é a rotatividade de pessoas: a entrada e saída de funcionários nas empresas.
O turnover serve para mensurar o número de substituições de colaboradores em um determinado período e é de extrema importância pois auxilia nos níveis de performance e engajamento dos funcionários.
Existem diversos motivos que podem estar desencadeando o turnover de sua organização, descobrir as causas é o primeiro passo para conseguir executar ações para diminuir estes índices.
Geralmente, as principais causas do Turnover são:
Insatisfação com o trabalho e com a gestão – pode acometer qualquer tipo de funcionário em qualquer momento de sua carreira.
Geralmente acontece em decorrência de gestores mal preparados, com lideranças mal elaboradas, falta de treinamento e desenvolvimento, atividades que não estavam no job description, ambiente cercado de desavenças, entre outros.
Salários inadequados – interferem na motivação dos funcionários e contribuem para a migração deles para outras empresas com propostas mais atrativas.
Vale ressaltar que não apenas o salário possui esse peso, os benefícios também entram na lista que motivam a saída de profissionais da organização.
Propostas mais atrativas da concorrência – a briga por talentos está cada vez mais intensa no mercado de trabalho e isso é um dos principais motivos do alto índice de turnover nas empresas.
Por isso toda organização precisa estar atenta as ações e especulações de outras empresas.
Cultura Organizacional fraca – reflete no comportamento de cada indivíduo dentro da empresa, resulta em profissionais desinteressados e desengajados o que acaba gerando um ambiente propício ao elevado quadro de turnover.
Conheça os tipos de turnover
Turnover é um fenômeno muito comum nas empresas, mas nem por isso significa que não merece atenção dos RHs, pelo contrário. Para conseguir reduzir os índices dele é necessário conhecer os tipos. Confira:
Turnover Voluntário
Quando os funcionários querem se desligar da empresa de maneira voluntária pelos motivos mais variados.
É importante que o RH saiba da causa específica para evitar outras demissões pelo mesmo motivo.
Turnover Involuntário
Este tipo de turnover é em decorrência de funcionários que a empresa desliga, seja por motivo da não entrega das atividades desejadas, fraca performance, ou a não adaptação na organização.
Geralmente é o mais caro, já que a empresa precisa cumprir com alguns requisitos trabalhistas relacionados a pagamentos.
Turnover Funcional
Neste tipo, o desligamento acontece quando um tipo de funcionário apresenta baixa produtividade e acaba provocando ônus para a empresa.
Neste caso ele pede desligamento da empresa e esta consegue substituí-lo com um colaborador mais engajado.
Turnover Disfuncional
Nesta forma ocorre o desligamento de um funcionário com desenvolvimento e potencial altos.
Geralmente provoca uma preocupação para a empresa, porque significa a perda de um funcionário importante para o quadro de colaboradores.
Como conter o turnover
Diante de um cenário com tantos motivos para elevação do turnover, os RHs precisam estar atentos para implementar ações que brequem esse índice. Para reduzir o turnover, algumas dicas podem ajudar:
-
Invista no Recrutamento e Seleção e na gestão de talentos;
-
Motive seus colaboradores;
-
Desenvolva seus gestores e líderes;
-
Tenha benefícios atraentes e úteis;
-
Ofereça um ambiente de trabalho agradável;
Os Indicadores de turnover são métricas comuns para os RHs, porém, cada organização possui diferentes situações que podem ser a causa de um alto índice de turnover.
Basta que as empresas, juntamente com um olhar clínico do RH se atente aos motivos que estão provocando o turnover e em seguida implantar ações especificas.
Acompanhe os conteúdos do blog Propay e fique ligado sobre as tendências e inovações do mercado de RH, sempre com foco em operação de Folha de Pagamento e gestão de benefícios corporativos.
Contribua com esse conteúdo