Inteligência emocional significa o uso equilibrado e consciente de suas emoções. Pessoas com a inteligência emocional elevada, possuem habilidades técnicas que aumentam sua performance no trabalho, além de ter destaques positivos no âmbito pessoal e familiar.
Antigamente a inteligência mais valorizada sempre foi a intelectual. As pessoas eram julgadas (para conseguir um emprego por exemplo) por suas habilidades técnicas.
Com a transformação digital – e a enxurrada de ferramentas tecnológicas disponíveis – o cenário atual, tem sido marcado pelo imediatismo, pela ansiedade, pela busca insana por lucros e resultados, entre outros pontos, a inteligência emocional passou a ser considerada um aspecto valiosíssimo em todos os âmbitos da vida.
Esse tipo de inteligência ajuda a construir relacionamentos mais fortes, ter sucesso para alcançar objetivos pessoais e de carreira.
Também pode ajudar a se conectar com seus sentimentos, transformando você em uma pessoa com um perfil mais proativo e com sabedoria para tomar decisões baseada naquilo que é mais importante para você. Hoje em dia, a inteligência emocional é considerada uma peça-chave para que fiquemos menos vulneráveis aos problemas que surgem no dia a dia.
A psicologia encara a Inteligência emocional, como uma atuante na fonte de bem-estar em momentos de crise. É uma ferramenta que consegue administrar emoções, enfoques de pensamento, dimensões como a esperança e inclusive interfere nas nossas relações sociais.
3 dicas para ter inteligência emocional durante isolamento social
Sobreviver a uma pandemia no sentido físico, não significa que a pessoa não terá danos no sentido psicológico. Exatamente por isso, precisamos cuidar do nosso corpo, e esses cuidados precisam começar por dentro. Vamos as dicas para ter inteligência emocional nesse período:
Autoconsciência
Ter autoconsciência é o grande fundamento da inteligência emocional.
A autoconsciência significa ter controle das emoções, entender suas limitações e o quanto isso impacta na vida pessoal e profissional.
Para desenvolver autoconsciência é preciso treinar a capacidade de olhar para si mesmo com honestidade e isenção, sem julgamentos ou críticas, é a capacidade de se reconhecer por inteiro.
Foco no presente
O que ajuda muito a manter as coisas mais leves é pensar no aqui e o agora.
Na maior parte do tempo, costumamos a pensar muito no passado ou só projetar o futuro, isso porque estamos acostumados a treinar a nossa mente assim.
Agora é preciso nos acostumar com hábitos mentais novos. O desafio será pensar no presente.
Um bom treino para isso, é prestar atenção em pequenas coisas como, você se olhando no espelho ou sua respiração, isso ajudará na prática da inteligência emocional.
Lembre-se, como qualquer coisa que você comece a treinar, o começo é difícil, portanto, não desista!
Autocontrole
Ter autocontrole significa que conseguimos, de uma certa forma, lidar com negatividade e medos constantes, além de afastar pensamentos ruins, o que são muito comuns em um confinamento.
Neste momento é importante detectar essas emoções mais adversas e evitar que elas se intensifiquem e acabem prejudicando a nossa mente. O cérebro e seus mecanismos são os responsáveis por ativar o medo e a ansiedade, o que podemos fazer para evitar isso por exemplo, é tentar não consumir informações sobre determinado assunto que nos causa a sensação ruim.
Mais uma vez é uma questão de treino. Precisamos pensar em coisas boas e tentar se distrair com coisas que provocam sensação de bem-estar, como uma conversa informal com amigos, por exemplo.
A gestão das emoções em tempos de pandemia implica cuidar dos nossos laços sociais, estejam eles próximos ou distantes.
Manter a conversa em dia com familiares e pessoas queridas ajuda bastante.
Tirar suas dúvidas e falar sobre seus anseios com relação ao trabalho com o gestor da sua equipe ou o RH, também implica na nossa produtividade e a maneira que encaramos os problemas existentes.
Trabalhe os pilares citados acima e terá um grande êxito quando o assunto é inteligência emocional!
Contribua com esse conteúdo