Várias são as inteligências artificiais (IA) que roubam a atenção dos usuários: assistentes virtuais, mecanismos de buscas, redes sociais, reconhecimento facial, mas poucas atingiram a quantidade exorbitante de usuários (1 milhão) em tão pouco tempo (5 dias) como o ChatGPT.
Com funções como recrutamento, treinamento e gestão de funcionários, até mesmo tarefas diárias, o RH compreende conteúdos e pessoas, que podem utilizar novas tecnologias para qualificar os processos da área. Essa nova inteligência artificial pode exercer um grande diferencial na área de Recursos Humanos. Entenda o como a seguir.
O ChatGPT é um programa de inteligência artificial que foi treinado usando uma grande quantidade de dados de linguagem humana. Ele pode entender o que as pessoas escrevem ou falam e responder a elas de maneira natural, como se fosse uma conversa com outro ser humano. O ChatGPT pode ajudar em respostas a perguntas, fornecimento de informações, conselhos e até mesmo sobre tópicos aleatórios. É uma ferramenta muito útil para quem precisa de assistência ou qualquer outro motivo individual.
"Devido à base de dados não estar atualizada ou o Chat não ser treinado para fornecer informações precisas é possível tratar suas respostas."
Danilo da Silva Cruz, Desenvolvedor de Software do time de Tecnologia e Inovação da Propay.
A dependência de revisão das informações se faz necessária sempre que as informações sejam extraídas da plataforma.
Acessando o site openai.com, note que a ferramenta possuí um “prompt” (caixa para enviar textos), que disponibiliza exemplos de perguntas e suas limitações. É possível realizar integração em API (conexão de softwares distintos) e definir para o Chat responder perguntas de um determinado assunto.
Algumas das movimentações causadas pelo ChatGPT geram consequências nas ações assistenciais e para o RH, seja atual ou futuramente.
"De forma macro, os possíveis impactos dessa tecnologia para o RH são para as atividades repetitivas, como por exemplo: Seleção de candidatos; Treinamento e desenvolvimento; Suporte ao funcionário."
Gerente de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação Propay, Jonatas Azevedo Maia.
Assistência ao usuário: O ChatGPT pode ser usado em chatbots para fornecer assistência ao usuário em tempo real, ajudando a resolver problemas e fornecendo informações.
Geração de conteúdo: A IA pode ser usada para gerar conteúdo, como notícias, artigos e até mesmo literatura, com base em informações fornecidas (insight: o ChatGPT nos ajudou a criar esse artigo).
Tradução: Pode ser utilizado para traduzir textos.
Assistência médica: Pode ser usado para fornecer informações sobre saúde e aconselhamento aos pacientes.
Automação de tarefas: Ser usado para automatizar tarefas, como a classificação de e-mails e a triagem de currículos.
Marketing: Para criar campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes.
Educação: Para criar sistemas de ensino mais personalizados, ajudando os usuários e alunos a aprender em seu próprio ritmo e estilo.
Algumas automatizações de tarefas são facilmente executáveis pelo ChatGPT como:
O essencial ao conteúdo de valor gerado pela IA é a revisão e diferenciação. Assim como o seu RH, vários outros podem usar o mesmo método de pesquisa e criação do Chat, gerando mais do mesmo no mercado.
Desde que o ChatGPT foi lançado, houve muita especulação sobre a funcionalidade dessa plataforma.
Essa novidade abriu discussões no mercado sobre funções, excesso de uso, adequação ao mercado e até limites éticos da tecnologia. Por isso, vale acompanhar as atualizações do tema e continuar com as testagens da ferramenta para entender mais sobre suas adaptações às áreas, principalmente voltadas aos processos e procedimentos de procedimentos de RH e DP.
Para a área de Gestão de Pessoas, o chat traz uma nova opção que introduz a economia de tempo e processos durante as tarefas diárias. O único cuidado pendente deve ser a diferenciação, que precisa do senso crítico para funcionar.
O RH pode usar dessas funções para maior liberdade produtiva e assertividade nas abordagens, se adaptando e digitalizando a equipe e ações.