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O ChatGPT pode ajudar o seu RH: saiba como

Escrito por Tecnologia Propay | 15-03-2023 20:34

Várias são as inteligências artificiais (IA) que roubam a atenção dos usuários: assistentes virtuais, mecanismos de buscas, redes sociais, reconhecimento facial, mas poucas atingiram a quantidade exorbitante de usuários (1 milhão) em tão pouco tempo (5 dias) como o ChatGPT. 

Com funções como recrutamento, treinamento e gestão de funcionários, até mesmo tarefas diárias, o RH compreende conteúdos e pessoas, que podem utilizar novas tecnologias para qualificar os processos da área. Essa nova inteligência artificial pode exercer um grande diferencial na área de Recursos Humanos. Entenda o como a seguir.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um programa de inteligência artificial que foi treinado usando uma grande quantidade de dados de linguagem humana. Ele pode entender o que as pessoas escrevem ou falam e responder a elas de maneira natural, como se fosse uma conversa com outro ser humano. O ChatGPT pode ajudar em respostas a perguntas, fornecimento de informações, conselhos e até mesmo sobre tópicos aleatórios. É uma ferramenta muito útil para quem precisa de assistência ou qualquer outro motivo individual.

Vantagens do ChatGPT

  • O ChatGPT pode fornecer respostas rápidas e precisas sobre perguntas e consultas de usuários em vários tópicos e em diferentes idiomas; 
  • Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que os usuários podem obter ajuda a qualquer momento; 
  • É capaz de lidar com um grande número de perguntas e consultas de usuários ao mesmo tempo, sendo útil para empresas que precisam lidar com muitos clientes.
  • Uma ferramenta eficaz de redução de custos para empresas, pois não exige um atendimento humano 100% do tempo. 

Desvantagens

  • A plataforma pode não entender completamente o que o usuário está pedindo, resultando em respostas imprecisas ou incompletas; 
  • Pode não ser capaz de lidar com situações complexas ou incomuns que exigem um atendimento humano; 
  • A capacidade de fornecer uma experiência de atendimento ao cliente personalizada e amigável é limitada; 
  • O ChatGPT pode ser vulnerável a erros ou preconceitos se o conjunto de dados usados para treiná-lo contiver viés ou falhas; 
  • Pode gerar informações incorretas devido à base de dados ser desatualizada, retendo a última atualização em setembro de 2021. 

"Devido à base de dados não estar atualizada ou o Chat não ser treinado para fornecer informações precisas é possível tratar suas respostas."

Danilo da Silva Cruz, Desenvolvedor de Software do time de Tecnologia e Inovação da Propay.

A dependência de revisão das informações se faz necessária sempre que as informações sejam extraídas da plataforma.

Como usar?

Acessando o site openai.com, note que a ferramenta possuí um “prompt” (caixa para enviar textos), que disponibiliza exemplos de perguntas e suas limitações. É possível realizar integração em API (conexão de softwares distintos) e definir para o Chat responder perguntas de um determinado assunto.

Impactos da Plataforma

Algumas das movimentações causadas pelo ChatGPT geram consequências nas ações assistenciais e para o RH, seja atual ou futuramente.

"De forma macro, os possíveis impactos dessa tecnologia para o RH são para as atividades repetitivas, como por exemplo: Seleção de candidatos; Treinamento e desenvolvimento; Suporte ao funcionário."

Gerente de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação Propay, Jonatas Azevedo Maia.

Vejamos outros exemplos:

Impactos atuais

Assistência ao usuário: O ChatGPT pode ser usado em chatbots para fornecer assistência ao usuário em tempo real, ajudando a resolver problemas e fornecendo informações.

Geração de conteúdo: A IA pode ser usada para gerar conteúdo, como notícias, artigos e até mesmo literatura, com base em informações fornecidas (insight: o ChatGPT nos ajudou a criar esse artigo).

Tradução: Pode ser utilizado para traduzir textos.

2. Impactos em até 2 anos

Assistência médica: Pode ser usado para fornecer informações sobre saúde e aconselhamento aos pacientes. 

Automação de tarefas: Ser usado para automatizar tarefas, como a classificação de e-mails e a triagem de currículos. 

Marketing: Para criar campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes. 

Educação: Para criar sistemas de ensino mais personalizados, ajudando os usuários e alunos a aprender em seu próprio ritmo e estilo.  

Como utilizar na área de RH? 

Algumas automatizações de tarefas são facilmente executáveis pelo ChatGPT como: 

  • Criação de respostas de e-mails; 
  • Pesquisa de fatos jurídicos e administrativos da área; 
  • Elaboração documentos (jurídicos, administrativos, controladorias); 
  • Criação de relatórios automatizados; 
  • Respostas de perguntas de processos seletivos; 
  • Elaboração de descrições de vagas. 

O essencial ao conteúdo de valor gerado pela IA é a revisão e diferenciação. Assim como o seu RH, vários outros podem usar o mesmo método de pesquisa e criação do Chat, gerando mais do mesmo no mercado.

Conclusão

Desde que o ChatGPT foi lançado, houve muita especulação sobre a funcionalidade dessa plataforma.

Essa novidade abriu discussões no mercado sobre funções, excesso de uso, adequação ao mercado e até limites éticos da tecnologia. Por isso, vale acompanhar as atualizações do tema e continuar com as testagens da ferramenta para entender mais sobre suas adaptações às áreas, principalmente voltadas aos processos e procedimentos de procedimentos de RH e DP.

Para a área de Gestão de Pessoas, o chat traz uma nova opção que introduz a economia de tempo e processos durante as tarefas diárias. O único cuidado pendente deve ser a diferenciação, que precisa do senso crítico para funcionar.

O RH pode usar dessas funções para maior liberdade produtiva e assertividade nas abordagens, se adaptando e digitalizando a equipe e ações.