Várias são as inteligências artificiais (IA) que roubam a atenção dos usuários: assistentes virtuais, mecanismos de buscas, redes sociais, reconhecimento facial, mas poucas atingiram a quantidade exorbitante de usuários (1 milhão) em tão pouco tempo (5 dias) como o ChatGPT.
Com funções como recrutamento, treinamento e gestão de funcionários, até mesmo tarefas diárias, o RH compreende conteúdos e pessoas, que podem utilizar novas tecnologias para qualificar os processos da área. Essa nova inteligência artificial pode exercer um grande diferencial na área de Recursos Humanos. Entenda o como a seguir.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um programa de inteligência artificial que foi treinado usando uma grande quantidade de dados de linguagem humana. Ele pode entender o que as pessoas escrevem ou falam e responder a elas de maneira natural, como se fosse uma conversa com outro ser humano. O ChatGPT pode ajudar em respostas a perguntas, fornecimento de informações, conselhos e até mesmo sobre tópicos aleatórios. É uma ferramenta muito útil para quem precisa de assistência ou qualquer outro motivo individual.
Vantagens do ChatGPT
- O ChatGPT pode fornecer respostas rápidas e precisas sobre perguntas e consultas de usuários em vários tópicos e em diferentes idiomas;
- Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que os usuários podem obter ajuda a qualquer momento;
- É capaz de lidar com um grande número de perguntas e consultas de usuários ao mesmo tempo, sendo útil para empresas que precisam lidar com muitos clientes.
- Uma ferramenta eficaz de redução de custos para empresas, pois não exige um atendimento humano 100% do tempo.
Desvantagens
- A plataforma pode não entender completamente o que o usuário está pedindo, resultando em respostas imprecisas ou incompletas;
- Pode não ser capaz de lidar com situações complexas ou incomuns que exigem um atendimento humano;
- A capacidade de fornecer uma experiência de atendimento ao cliente personalizada e amigável é limitada;
- O ChatGPT pode ser vulnerável a erros ou preconceitos se o conjunto de dados usados para treiná-lo contiver viés ou falhas;
- Pode gerar informações incorretas devido à base de dados ser desatualizada, retendo a última atualização em setembro de 2021.
"Devido à base de dados não estar atualizada ou o Chat não ser treinado para fornecer informações precisas é possível tratar suas respostas."
Danilo da Silva Cruz, Desenvolvedor de Software do time de Tecnologia e Inovação da Propay.
A dependência de revisão das informações se faz necessária sempre que as informações sejam extraídas da plataforma.
Como usar?
Acessando o site openai.com, note que a ferramenta possuí um “prompt” (caixa para enviar textos), que disponibiliza exemplos de perguntas e suas limitações. É possível realizar integração em API (conexão de softwares distintos) e definir para o Chat responder perguntas de um determinado assunto.
Impactos da Plataforma
Algumas das movimentações causadas pelo ChatGPT geram consequências nas ações assistenciais e para o RH, seja atual ou futuramente.
"De forma macro, os possíveis impactos dessa tecnologia para o RH são para as atividades repetitivas, como por exemplo: Seleção de candidatos; Treinamento e desenvolvimento; Suporte ao funcionário."
Gerente de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação Propay, Jonatas Azevedo Maia.
Vejamos outros exemplos:
Impactos atuais
Assistência ao usuário: O ChatGPT pode ser usado em chatbots para fornecer assistência ao usuário em tempo real, ajudando a resolver problemas e fornecendo informações.
Geração de conteúdo: A IA pode ser usada para gerar conteúdo, como notícias, artigos e até mesmo literatura, com base em informações fornecidas (insight: o ChatGPT nos ajudou a criar esse artigo).
Tradução: Pode ser utilizado para traduzir textos.
2. Impactos em até 2 anos
Assistência médica: Pode ser usado para fornecer informações sobre saúde e aconselhamento aos pacientes.
Automação de tarefas: Ser usado para automatizar tarefas, como a classificação de e-mails e a triagem de currículos.
Marketing: Para criar campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes.
Educação: Para criar sistemas de ensino mais personalizados, ajudando os usuários e alunos a aprender em seu próprio ritmo e estilo.
Como utilizar na área de RH?
Algumas automatizações de tarefas são facilmente executáveis pelo ChatGPT como:
- Criação de respostas de e-mails;
- Pesquisa de fatos jurídicos e administrativos da área;
- Elaboração documentos (jurídicos, administrativos, controladorias);
- Criação de relatórios automatizados;
- Respostas de perguntas de processos seletivos;
- Elaboração de descrições de vagas.
O essencial ao conteúdo de valor gerado pela IA é a revisão e diferenciação. Assim como o seu RH, vários outros podem usar o mesmo método de pesquisa e criação do Chat, gerando mais do mesmo no mercado.
Conclusão
Desde que o ChatGPT foi lançado, houve muita especulação sobre a funcionalidade dessa plataforma.
Essa novidade abriu discussões no mercado sobre funções, excesso de uso, adequação ao mercado e até limites éticos da tecnologia. Por isso, vale acompanhar as atualizações do tema e continuar com as testagens da ferramenta para entender mais sobre suas adaptações às áreas, principalmente voltadas aos processos e procedimentos de procedimentos de RH e DP.
Para a área de Gestão de Pessoas, o chat traz uma nova opção que introduz a economia de tempo e processos durante as tarefas diárias. O único cuidado pendente deve ser a diferenciação, que precisa do senso crítico para funcionar.
O RH pode usar dessas funções para maior liberdade produtiva e assertividade nas abordagens, se adaptando e digitalizando a equipe e ações.
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