O que uma empresa pode fazer para minimizar os reajustes relacionados ao pacote de benefícios e focar na saúde do trabalhador? Descubra agora mesmo.
Para você, o que é ter qualidade de vida no trabalho?
Para um funcionário, isso pode significar ser feliz com as atividades realizadas e no ambiente em que as executa.
Para as empresas isso pode significar motivação, maior produtividade e até mesmo redução de custos com atributos, como por exemplo, o plano de saúde.
Plano de saúde
A inflação médica, que mede a variação de custos médico-hospitalares, tem crescido três vezes mais que a inflação geral. Isso acaba ocasionando em reajustes exorbitantes dos planos empresariais, que são calculados em cada operadora.
Entre 2008 e 2016, a inflação geral no Brasil, medida pelo IPCA, do IBGE, avançou 74,83%, ou uma média de 7,23% ao ano, segundo levantamento da CNI. Já a inflação médica saltou 237,77%, em 16,43% ao ano, ou seja, mais que o dobro do IPCA.
Promoção de saúde e qualidade de vida
Para que essa conta não fique tão alta e impossível de ser mantida, é importante que as organizações tenham a promoção da saúde e qualidade de vida como um grande trunfo.
O grau de satisfação do trabalhador com as atividades que exerce e o ambiente em que trabalha reflete em sua saúde tanto física quanto emocional.
Somente no Brasil, em 2016, 75,3 mil trabalhadores foram afastados em decorrência da Depressão, de acordo com a OMS.
Como minimizar os reajustes?
Diante desse cenário, o que uma empresa pode fazer para minimizar esses reajustes e focar na saúde do trabalhador? Toda assistência possível deve ser concedida aos profissionais de uma empresa.
O RH, como grande propulsor das relações humanas deve se incumbir dessa tarefa.
São inúmeros os pontos que precisam ser observados para oferecer um ambiente de trabalho saudável:
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Respeitar horários e prazos de cada profissional;
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Utilizar métricas mensuráveis para entender o ambiente e as pessoas que o integram (como pesquisa de clima e avaliação de desempenho);
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Gerir a segurança e saúde do trabalho (jornada de trabalho justa, controlada e salubre, ações que envolvam atividades físicas, alimentação saudável, entre outras);
Esses são alguns elementos que contribuirão para a redução de afastamentos e até mesmo doenças.
Aumento de produtividade, menores taxas de absenteísmo, presenteísmo, redução de turnover e até mesmo um upgrade na imagem corporativa no mercado, são as vantagens de se investir na qualidade de vida dos colaboradores.
Dúvidas sobre assuntos relacionados aos seus benefícios corporativos? Entre em contato com nosso time de consultores!
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