Foi o tempo em que um bom salário era a isca certa para atrair as pessoas. Agora a área de RH precisa conciliar milhares de ações e pensar principalmente em benefícios que podem motivar e reter talentos.
O principal desafio para a área de recursos humanos talvez seja a retenção dessa nova geração (millennials) que chega ao mercado de trabalho com anseios diferentes.
Assim, é preciso analisar o perfil dos seus colaboradores para compreender quais são as melhores ferramentas para manter os melhores profissionais na empresa e, desta forma, definir políticas de benefícios que sejam eficazes.
Os benefícios corporativos possuem um importante papel quando o assunto é atração e retenção de talentos. Aliás, é importante destacar que essa atividade é mais complexa do que apenas recrutar e selecionar.
A atração - e retenção - são desafios contínuos e envolvem uma gestão mais empática e comprometida com a satisfação dos colaboradores, e estão além da remuneração salarial.
Existem dois tipos de benefícios corporativos: os obrigatórios e os opcionais. O primeiro é composto por aqueles que, por força de lei, devem ser oferecidos aos funcionários. São eles:
Vale-transporte;
Vale-alimentação;
FGTS;
Décimo terceiro salário;
Férias;
Já o segundo, é opcional e sua gestão é uma vantagem competitiva e diferencial para a empresa. Além do mais, é ferramenta para a melhora na qualidade de vida dos colaboradores.
Neste post, veremos alguns dos benefícios mais interessantes do mercado e que estão auxiliando na motivação e na retenção dos talentos:
É um dos benefícios mais oferecidos e importantes. Possui um enorme valor agregado, uma vez que há um problema de qualidade comumente conhecido quanto a qualidade e tempo de espera no serviço de saúde pública.
Oferecer um plano de saúde é quase que uma obrigação. Aliás, em alguns setores, o plano de saúde é uma exigência dos sindicatos, além disso, esse benefício também abrange os dependentes do funcionário;
É uma excelente maneira de despertar os colaboradores na busca pelos resultados, talvez seja o segundo critério, ou valor agregado, na motivação e retenção dos talentos. Com esse benefício, é possível estimular o alto desempenho de toda a equipe e demonstrar que todos ganham com o sucesso da empresa;
seja a bolsa parcial ou total, oferecê-las é uma forma de incentivar os funcionários a crescerem cada vez mais. Elas geralmente são associadas a cursos de longa duração, como uma graduação, especialização ou extensão profissional;
Tem a ver com qualidade de vida e pessoas que praticam algum tipo de esporte são comumente mais felizes, produtivos e flexíveis. Pense na prática de atividades físicas como uma excelente solução para que a sua empresa possa fortalecer os programas de saúde e políticas de benefícios;
Auxílio-creche
Pode ser indispensável, dependendo do público interno da empresa. Se sua equipe for composta por profissionais mais maduros e experientes, então esse benefício é realmente importante e quem cuida da gestão de benefícios precisa considerar;
O funcionário pode pagar valores inferiores na entrada de shows, peças de teatro, cinemas e/ou festividades regionais. Não possui um alto custo para a empresa, também sendo bastante aceito pelos trabalhadores;
Vale-combustível
Cada vez mais valorizado, esse benefício funciona como uma ajuda de custo para manter o veículo de alguns funcionários. Geralmente, não é destinado para todo o quadro de funcionários, se limitando a representantes de vendas ou outros profissionais que precisem visitar constantemente os clientes da empresa;
Usado especialmente em cargos de nível mais elevado. Disponibilizar um veículo para trabalho pode ser uma ótima opção na estratégia de atração de talentos, especialmente para profissionais que precisam visitar com frequência seus clientes e fornecedores.
Escolher o benefício correto é uma arte. Um verdadeiro desafio para o gestor, que deve envolver os funcionários dentro do ambiente de trabalho, a cultura organizacional e o dinheiro disponível.
Porém, uma área de gestão de pessoas que conhece bem a população da empresa e convive com ela no dia a dia consegue vencer esse obstáculo. Tudo isso deve ser considerado para que a carteira de benefícios seja definida de forma assertiva.
Com os benefícios corporativos corretos, uma série de vantagens pode percebida pelos colaboradores.
Eles se sentem mais contentes por perceberem uma valorização do capital humano.
A motivação é facilmente percebida, os clientes passam a ter melhor atendimento, o clima organizacional fica satisfatório, há o aumento na qualidade de vida e os resultados começam a aparecer.
Caso você precise de uma consultoria para entender melhor o seu público interno e oferecer os melhores benefícios. Conte com a Propay.