É fato que os meios digitais mudaram as relações em sociedade e usar a tecnologia no RH é acompanhar essa tendência. Inclusive em meios de consultoria e gestão de benefícios.;
Mas não é apenas para acompanhar a tendência que essa união é útil. Por meio dela, os recursos humanos podem ganhar mais eficiência e agilidade em seus processos.;
Neste artigo, nós te explicamos como fazer isso apresentando quatro ferramentas que podem ser implementadas agora mesmo em seu RH.
Siga a leitura e confira!;
A tecnologia no RH pode se mostrar presente desde o envio de uma newsletter interna para algum aviso até a ajuda nos processos de recrutamento.
Além do mais, os setores que se aliam às transformações digitais fazem a empresa caminhar para frente e se manter competitiva no mercado.
Falando especificamente na área de recursos humanos, a tecnologia, com alguns sistemas, softwares e plataformas, pode oferecer benefícios em momentos como:
Recrutamento e seleção;
Treinamentos internos;
Desenvolvimento de colaboradores;
Gestão de pessoas.
Chamamos de RH 4.0 o conceito da revolução digital no setor de recursos humanos, que existe por conta do aumento da tecnologia na área.
O RH 4.0 aproveita as novidades tecnologias para aprimorar todo processo de gestão de pessoas e implementar a cultura organizacional.
Um dos principais benefícios da tecnologia do RH é o tornar mais moderno e tirar a antiga imagem de que essa é uma área cheia de burocracia.
Além do mais, a união de RH e tecnologia também precisa ser vista como uma necessidade de sobrevivência dos recursos humanos.
Isso porque 3 em cada 5 lideranças acreditam que o RH se tornará irrelevante caso o setor não se modernize, de acordo com dados do Future of HR 2020 insights.
Então que tal começar a pensar em estratégias tecnológicas para cuidar das pessoas?;
Abaixo, nós te apresentamos algumas ferramentas que podem te ajudar nesse percurso.;
A nuvem é atualmente um dos lugares mais seguros e fáceis de arquivar informações.
Dentre suas vantagens para o RH está a acessibilidade, permitindo que tudo seja acessado de qualquer equipamento e em qualquer lugar, basta ter acesso a internet.;
Além disso, a perda de dados nesse formato é de fácil recuperação, ainda mais em casos de catástrofes, como incêndios e enchentes.
A gamificação permite unir o universo tecnológico dos jogos com atividades de recrutamento, como fez o Twitter.
A rede social organizou um jogo em realidade virtual e separou os participantes da seleção em equipes para cumprir os desafios.
O resultado levou a avaliação deles por meio de suas habilidades de relacionamento, raciocínio lógico, persistência, comunicação e foco.
O uso de softwares de folha de pagamento permite integrar informações do RH e as reunir em uma plataforma só.;
Isso contribui para a eliminação de diversos sistemas que o departamento precisa lidar no dia a dia.;
O resultado é a automatização de processos como dados do controle de ponto conectados à folha de pagamento.
O Big Data e Business Inteligence, quando ligados ao RH, permitem mapear informações técnicas e de comportamento dos candidatos e colaboradores.;
Com isso, cria-se o RH analytics. Em que fica fácil conhecer o perfil de funcionários e novos talentos, explorar os pontos fortes dos colaboradores e tomar decisões mais assertivas nos setores.
Como você viu ao longo deste artigo, a tecnologia no RH traz diversos benefícios às organizações.;
Ela torna mais fácil e assertivo o processo de recrutamento e otimiza alguns processos do setor.;
Reforçamos apenas que ao escolher uma das maneiras de implementar a tecnologia no RH.;
É preciso alinhar com as expectativas e metas da empresa, para ter resultados ainda melhores.