A preocupação com a saúde e com as financeiras está presente no dia a dia de muitos profissionais. Diante disso, é muito importante saber como motivar os funcionários, mesmo em meio à crise.
A seguir, você confere algumas medidas que podem ajudar a todos: empresários e colaboradores. Confira!
Como o home office mudou as relações de trabalho
Antes de saber quais são as medidas para o cotidiano dos funcionários, vale a pena ressaltar a importância do home office nesses tempos.
A pandemia, sem dúvidas, fez com que as pessoas precisassem ter muito mais cuidados com a saúde individual e coletiva.
Assim, ao invés de sair para trabalhar, pegar transporte público e, consequentemente, se expor mais ao vírus, o home office se tornou a melhor saída.
Agora com a estabilidade da pandemia e com a vacinação avançando, alguns trabalhos estão adotando o trabalho híbrido e remoto.
Afinal, em casa, os colaboradores têm mais segurança, além de conforto e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, os empresários podem economizar com aluguel de escritório, gastos com manutenção do ambiente de trabalho e pagamento de vale-transporte.
Por que manter os funcionários motivados?
Saber como motivar os funcionários só traz benefícios para todos. Primeiramente, os colaboradores que se sentem importantes e valorizados na empresa.
Além de ser extremamente importante entender as vontades e desejos dos funcionários.
Isso acaba aumentando, também, o engajamento das pessoas em todas as tarefas diárias. Além disso, permite que todos os profissionais e times possam crescer cada vez mais e a empresa passar a investir cada vez mais na gestão de pessoas.
Logo, os bons frutos também são colhidos pela empresa, que passa a ter colaboradores muito mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos. Ou seja, o ganho é para todos mesmo.
Importância de acolher os funcionários
Um outro ponto a se destacar é que, desde o início da pandemia da Covid-19, é comum encontrar muitos funcionários se sentindo solitários.
E os líderes têm um papel importante para fazer uma ponte na busca por esse bem-estar do colaborador.
As preocupações com a saúde e com a vida econômica mexeram bastante com a estrutura emocional das pessoas, também, não teria como ser diferente.
Sem contar no caso daqueles que já não vêm a família com frequência e que moram sozinhos. Nessas situações, a sensação de solidão, insegurança e despertencimento são maiores ainda.
A boa notícia é que a empresa sempre pode fazer mais para melhorar a vida dos funcionários.
Confira, a seguir, quatro dicas que podem ajudar todo mundo:
1º - Reajuste dos objetivos
É normal que, diante de uma crise sem tempo certo para acabar, a empresa precise reavaliar a própria situação e, além disso, reajustar os objetivos.
E para tornar todas as tarefas e resultados a se obter mais claros, vale usar o OKR - Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave. Trata-se de uma gestão de metas que ajuda os empresários e gestores a definirem os objetivos dos negócios com clareza.
O interessante é que essa definição também dá mais compreensão aos funcionários e assim, torna o trabalho das equipes mais alinhado e focado nas metas, além de despertar o interesse dos colaboradores.
2º- Reconhecimento aos funcionários
Impossível falar sobre como motivar os funcionários sem citar o reconhecimento. No dia a dia, é importante observar com bastante atenção as tarefas dos times e, sempre que uma ou mais pessoas conseguirem bons resultados, dê o devido valor a isso. Mostre que os resultados foram positivos e, mais do que isso, extremamente necessários para os negócios continuarem crescendo.
Tudo isso faz com que os colaboradores se sintam verdadeiramente importantes e motivados para conquistar mais e mais.
3º - Adote estratégias de comunicação com a equipe
A comunicação é uma peça-chave quando falamos de trabalho e sucesso em equipe. E não dá para manter os funcionários motivados, se a gestão e a diretoria não mantêm contato frequente com todos. Sendo assim, foque na comunicação eficiente.
Esse passo pode ser feito por meio de canais internos para a troca de informações. Por exemplo, uma ferramenta para conversas virtuais, criação de um jornal online da própria empresa, laboratórios e workshops para a troca de conhecimentos e muito mais.
Mais do que isso, deixe bem claro que todos têm voz na empresa, que a opinião de cada colaborador é realmente imprescindível para a empresa seguir crescendo.
Se achar interessante, coloque este aspecto da comunicação eficiente na cultura da empresa. Assim, o cuidado de dialogar fica ainda mais claro e evidente a todos e desde os primeiros contatos com a instituição.
4º -Dê feedbacks constantes
A quarta e última dica é sobre os feedbacks constantes. Separe um momento do mês para conversar com cada funcionário, avaliar como foram os últimos 30 dias de produção dele, quais foram as vitórias e quais são os próximos desafios. Ao mesmo tempo, também pergunte quais são as impressões e opiniões da outra pessoa.
É importante deixar o espaço aberto para que os funcionários se expressem e dê novas ideias. Muitos insights bem significativos podem sair dessa troca. Além disso, é possível resolver problemas e conflitos de maneira mais cuidadosa.
Não tenha dúvidas de que a conversa franca realmente é sempre o melhor caminho. Depois de conhecer essas quatro dicas, fica mais fácil motivar os funcionários em meio à pandemia.
Agora é com você: coloque os passos em prática e não se esqueça de sempre buscar a opinião e feedbacks das equipes.
Os comentários e sugestões de todos podem ajudar a aperfeiçoar os objetivos da empresa. Aproveite tudo!
Contribua com esse conteúdo