Com o principal objetivo de propiciar flexibilidade e velocidade, a terceirização do RH nada mais é do que a contratação de outra empresa para se responsabilizar pela execução do trabalho dessa área.
A princípio, quem já conta com a terceirização de serviços, possui à sua disposição equipamentos de ponta, os quais cumprem os deveres fiscais e não necessitam se preocupar com a manutenção do trabalho, visto que tais valores já estão anexados ao custo do serviço, entretanto, é necessário ficar atento com alguns detalhes a fim de evitar futuros problemas.
Quais cuidados devem ser cuidados ao terceirizar serviços?
Em primeiro lugar, o contratante deve priorizar a qualificação da empresa a ser contratada para realizar o serviço. O ideal é procurar opiniões e referências de organizações que já tenham contratado aquele trabalho.
O monitoramento dos serviços prestados é outro fator importante, visto que é esse acompanhamento que irá assegurar a qualidade e a precisão da mão de obra contratada.
Outro ponto considerável, é o contrato. Este é fundamental para se ter todas as condições do serviço a ser prestado.
É este documento que irá poupar problemas desnecessários, especificando regras, valores e todos os outros detalhes do trabalho contratado.
Caso julgue necessário, é possível incluir cláusulas que amparem sua organização em caso de qualquer tipo de descumprimento.
O que exigir de uma empresa terceirizada?
A documentação para terceirização é primordial, pois, dessa forma, é possível escapar de erros, visto que existe uma potencial ameaça da organização contratante se tornar subsidiária dos débitos da empresa de serviço terceirizado.
Por que terceirizar o departamento pessoal?
Quando falamos na terceirização do departamento pessoal de uma organização, estamos falando, principalmente, no ganho do índice de performance do seu negócio.
Dentro desses aspectos, podemos citar a redução de riscos, diminuindo erros e a concentração nas atividades quem compõem a rotina do setor. Podemos, também, mencionar a redução de custos, que acaba otimizando os gastos.
Como escolher um bom fornecedor?
A fim de escolher o parceiro ideal para realizar o serviço contratado, é necessário conhecer e ter mapeado todo o histórico da empresa, como por exemplo o tempo de atuação no mercado, seus clientes, pontos fracos e pontos fortes.
Além disso, é necessário compreender todos os tipos de tecnologia que a empresa oferece e, dessa forma, escolher a automatização que mais se adequa à sua necessidade.
Esses fatores, se bem alinhados, seguramente fornecerão um bom desempenho para o negócio, gerando maior lucro e eficiência para a sua empresa.
Hub de soluções de RH
Por fim, existem muitas vantagens na terceirização de serviços, desde que você escolha bem o seu prestador terceirizado.
Com qualidade garantida e máxima eficiência, atendendo organizações de diversos segmentos, a Propay oferece soluções únicas e personalizadas para a necessidade de cada cliente, servindo como a integradora e agregadora de soluções, estando diretamente conectada com o seu RH.
Dessa forma, com o atendimento personalizado, segurança da informação e indicadores de resultados, oferecemos à sua companhia toda a expertise de quem operacionaliza inúmeras folhas de pagamento e gestão de benefícios de portes e segmentos variados.
Estamos à sua disposição e, caso tenha alguma dúvida, visite o nosso site ou peça para falar com um de nossos especialistas.
Para consultar mais conteúdos sobre o universo do RH, entre no Blog Propay ou consulte nosso website para entender um pouco mais sobre as nossas soluções.
Contribua com esse conteúdo