Sinistro representa um impacto custo do plano de saúde.
Pesquisas mais recentes apontam que o benefício mais valorizado pelo trabalhador brasileiro é o plano de saúde, por vezes é um forte retentor de talentos. Justamente por isso que as empresas mais competitivas não abrem mão de oferecer esse benefício aos funcionários.
Apesar de ser um benefício importante, tem levado as organizações uma conta alta, muitas vezes difícil de pagar ou manter. Isso acontece pelo aumento do índice de sinistralidade.
Cada vez que o segurado aciona o plano de saúde, para realizar uma consulta, fazer um exame ou qualquer outro procedimento é caracterizado um sinistro.
Cada sinistro representa um custo, que pode ou não ser elevado. Tudo que é utilizado é calculado e depois representado por um percentual, que é o que impactará os custos com o plano de saúde.Logo a sinistralidade é o resultado imediato da utilização dos planos de saúde, através de cirurgias, consultas ou exames.
Na prática, a realização desenfreada de procedimentos eleva os custos da operadora e, consequentemente, compromete a gestão financeira da organização.
Assim, os custos de manutenção do convênio médico acabam por se tornar mais impactantes tanto para operadora como para os próprios beneficiários.
Conhecendo as variáveis que impactam a sinistralidade
Existem alguns fatores que influenciam os altos índices de sinistralidade.
Essas variáveis, que são de fundamental importância, impactam o valor final do plano de saúde quando conhecidas e entendidas, permitem ações objetivas e um controle melhor deste índice.
O desequilíbrio que ocasiona a sinistralidade acontece por três motivos:
Frequência na realização de consultas
terapias, exames, internações e cirurgias, quando realizadas acima da média, podem incrementar o valor do sinistro.
Atualmente cirurgias de coluna ou ortopédicas estão acontecendo por interesses financeiros e não por necessidade. É por isso que esse tipo de procedimento cirúrgico pode ser melhor administrado com a implantação e ou aumento da coparticipação e da franquia.
Catástrofe
O segundo motivo de desequilíbrio pode se dar pelos acontecimentos das chamadas “catástrofes”, como são conhecidos os casos de alto custo, geralmente resultantes de acidentes graves, internações em UTI neonatal de longa permanência e pacientes terminais, onde ações de monitoramento e auditoria oferecem as melhores soluções.
Valor dos prêmios
O terceiro motivo frequentemente encontrado, mas pouco entendido pelos gestores de RH, diz respeito ao valor do prêmio (preços dos planos) que por estar abaixo do preço necessário para cobrir o custo assistencial da rede contratada, acaba demonstrando um forte desequilíbrio.
Estas situações são geradas quando algumas operadoras praticam dumping no mercado (visando crescimento rápido da carteira e não rentabilidade) oferecendo produtos similares ao da concorrência só que até 15% mais barato.
Esteja preparado, porque nesses casos, a conta chegará no próximo reajuste.
Estas situações são geradas quando algumas operadoras praticam dumping no mercado (visando crescimento rápido da carteira e não rentabilidade) oferecendo produtos similares ao da concorrência só que até 15% mais barato. Esteja preparado, porque nesses casos, a conta chegará no próximo reajuste.
Empresas bem assessoradas conseguem identificar e agir prontamente quando conhecem os motivos que estão gerando o desequilíbrio, além claro de realizar o diagnóstico correto dos principais aspectos que apontam os custos.
Programas de prevenção e promoção a saúde
Os programas de prevenção e promoção a saúde podem ser grandes aliados na hora de controlar a sinistralidade, porém só dão certo quando a alta cúpula da organização está 100% engajada. Saúde deve ser um hábito e os líderes devem ser os pontos focais responsáveis por despertar o compromisso e a mudança em todos.
Com isso o clima organizacional apresentará resultados positivos além dos impactos com a motivação ajudando na redução da sinistralidade.
Agora que já entende o que realmente impacta na sinistralidade do seu Plano de Saúde, já possui um planejamento estratégico para conter ou negociar isso?
A Propay é uma empresa com expertise de mercado que pode te ajudar neste aspecto. Entre em contato agora mesmo e tire todas as suas dúvidas com nosso time de consultores!
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