Há alguns anos, a área de RH passou a ser impulsionada e encarregada de liderar novos projetos estratégicos principalmente os que envolvem tecnologia.
Robotic Process Automation (RPA) é uma ferramenta tecnológica que automatiza partes ou atividades inteiras de processos. São basicamente robôs que atuam em tarefas repetitivas.
O que você sabe sobre RPA? Ele serve para sua empresa ou para a sua área?Neste artigo tiraremos as principais dúvidas sobres esta tecnologia.
Robotic Process Automation (RPA), avança na mesma velocidade das tecnologias da computação e da informação.
Trata-se de uma solução – robôs – que efetivam a automação das tarefas corporativas de natureza burocrática. A utilização do RPA automatiza processos que antes só poderiam ser executados com a intervenção humana e acabam aumentando e muito a produtividade das empresas.
Dessa maneira, algumas tarefas repetitivas que ainda não podiam ser realizadas por sistemas (pois necessitavam de aprendizado contínuo e tomada de decisão, por exemplo), passam a ser realizadas por robôs, o que consequentemente ocasiona menos erros.
Um sistema de RPA se diferencia de outras ferramentas tecnológicas porque possui alta capacidade para ser flexível, o que acaba permitindo a adaptação em diversos tipos de processos.
Tudo de forma automática, sem a necessidade de intervenção de pessoas e com resolução de problemas sem interrupção das atividades.
Muitos benefícios também se estendem para a área de RH, ou seja, a ideia central de automatização, processos rápidos e sem erros continua valendo.
Primeiramente, ao investir na tecnologia robótica, você estabelece um pilar de estabilidade com a rápida capacidade de:
Expandir;
Reduzir;
Ramificar;
Minimizar sobrecargas;
Ser mais eficiente;
Concentrar sua força de trabalho em iniciativas estratégicas. Sendo assim, sua empresa passa a fazer parte de uma cadeia de processos extremamente ágeis.
Um estudo do Information Services Group (ISG), apontou que o RPA permite que as empresas executem processos de cinco a dez vezes mais rápido, com uma média de 37% menos recursos.
Atualmente, robôs têm sido uma das opções mais baratas e rápidas do mercado. O RPA é frequentemente apresentado como uma alternativa à terceirização de tarefas, justamente por apresentar economia de tempo e mão de obra.
Embora as economias sejam substanciais, é importante observar aqui que o objetivo do RPA é automatizar tarefas, liberando os funcionários para lidar com um volume maior de trabalho e se concentrar em atividades de maior valor.
O uso da automação robótica ajuda as empresas a minimizar o erro inerente ao trabalho humano, melhorando, assim, a precisão e a qualidade do trabalho.
Corriqueiramente nos deparamos com dados e contas que não fecham, além de cadastros desatualizados.
Adotando uma ferramenta de automação, você terá tudo preenchido de forma digital e direta, reduzindo a possibilidade de erros e facilitando a identificação de eventuais problemas.
Como robôs não tiram férias ou licença, eles funcionam incansavelmente 24 horas por dia com o mesmo nível de consistência e precisão a cada minuto. O RPA é o modelo de produtividade e eficiência, o que inevitavelmente acaba influenciando a performance das pessoas da equipe de RH, o que é ótimo. Com o RPA, os profissionais com papeis de liderança de Recursos Humanos se dedicam na capacidade de gerenciar pessoas, tempo e processo, o que aumenta a produtividade do time.
As empresas que implantam o RPA para lidar com tarefas rotineiras podem redirecionar sua área de RH para um trabalho criativo e estratégico, assim a qualidade de todos os serviços fornecidos melhora radicalmente.
Todavia, a maneira mais inteligente de utilizar o RPA como um método que impulsione o foco no estratégico da empresa é fazer com que os robôs trabalhem em conjunto com a equipe.
Inegavelmente os benefícios do RPA são muitos e facilitam o dia a dia de milhares de empresas, principalmente da área de RH que busca exercer um papel mais ativo e atuante.