A transformação digital tem sido uma das bússolas que guia o caminho do RH, pensando na transição do trabalho operacional para o estratégico.
A gestão de RH mudou drasticamente nas últimas décadas. Era uma vez aquela área que possuía apenas funções administrativas.
A mudança das condições do mercado de trabalho e a incessante corrida da competitividade acaba exigindo planejamentos minuciosos, capazes de envolver todos os departamentos de uma organização, inclusive o RH.
O RH faz parte do negócio de fato e possui várias vertentes, que geralmente estão abaixo dos principais guarda-chuvas: RH tradicional (operacional) e o estratégico.
De um lado, o tradicional se preocupa mais com as atividades repetitivas, enquanto o estratégico se preocupa não apenas com o operacional, mas muito mais com projetos que possam gerar valor agregado para a empresa como um todo.
Comumente, as atividades de um RH tradicional envolvem a gestão dos encargos de folha de pagamento, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além de outras tarefas mais rotineiras que acabaram caindo na zona do comum.
Com a evolução da Transformação Digital nas organizações, muitas áreas tiveram que se adaptar e um departamento que vem se destacando cada vez mais nessa era digital é o RH, em seu formato estratégico.
Trabalhando justamente esse mindset que busca adquirir novas tecnologias, melhorar processos e pensar novas formas de se integrar com os demais setores, não focando apenas nas suas atribuições, mas com uma visão macro da empresa.
O RH estratégico engloba atividades que visam aprimorar o negócio.
Nesse modelo de gestão o foco é contribuir para os resultados e as metas da organização, utilizando sempre a mensuração de dados e informações para tomar decisões embasadas nas necessidades reais da empresa.
Quanto mais próximo o alinhamento entre o RH e a estratégia geral de negócios, melhor a capacidade da empresa de se antecipar e responder às necessidades de seus clientes com rapidez e dinamismo.
Além desse alinhamento com o rol de negócios da empresa, um dos pontos de maior importância é a imersão na tecnologia, afinal de contas, não se poder ser estratégico sem ter o viés de digital visto que grandes atividades de um RH guiado pela estratégia é ser ágil, preciso e com resultados positivos. A tecnologia promove tudo isso.
O RH estratégico busca por constante inovação, tecnologias de ponta e ferramentas que podem ajudá-los a aumentar sua produtividade e a conduzir processos da melhor forma possível, deixando para uma empresa especializada, ou uma ferramenta aderente a processos que muitas vezes são repetitivos, como a folha de pagamento.
Um ponto muito sensível e que merece destaque é que o RH para ser estratégico precisa contar com a automatização de processos.
As exigências e as mudanças na legislação trabalhista, a necessidade de mensuração de resultados, coleta de dados, e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos pontos de atenção para a área de RH.
De acordo com a pesquisa HR Trends realizada pela Propay, 59,16% concorda que a automatização é uma necessidade estratégica. Fazendo o uso da tecnologia, as atividades ficam mais eficientes e confiáveis.
Por meio disto é possível poupar tempo e até mesmo custos com a realização de tarefas trabalhosas ou desvinculadas da estratégia da empresa, sobrando mais tempo para que os profissionais se dediquem ao que é fundamental, o seu core business.
Para que o RH atue de maneira atuante e eficiente nas organizações, todas as atividades sejam elas, operacionais, táticas ou estratégicas precisam estar alinhadas com os valores e objetivos da empresa.
Todas as atividades são importantes e merecem a atenção da área de RH.