Compreender a necessidade de ser estratégico e apoiar as metas do negócio, repensando o papel do antigo DP (departamento pessoal), na sua estrutura de RH.
O RH operacional (antigo DP - Departamento Pessoal) engloba todas as funções de uma empresa que estão diretamente relacionadas ao fornecimento de seus serviços ou produtos ao mercado.
O operacional da área de Recursos Humanos assume a funcionalidade cotidiana e as transações da área.
Ele consiste nas etapas necessárias para implementar os objetivos que permitem à organização alcançar seus objetivos estratégicos.
Esse modelo de atuação no RH é considerado como tradicional - já que ele se apoia em atividades operacionais - como a gestão de folha de pagamento, além da gestão e consultoria de benefícios corporativos e a contratação de colaboradores.
O que é o RH Operacional?
O RH operacional é na realidade um realizador de tarefas, isso porque não executa suas funções baseando-se em planejamentos e a mensuração de resultados. As atividades operacionais são importantes e não podem ser desvalorizadas. Contar com um departamento de RH que atue se baseando na estratégia de negócio, é essencial nesses tempos de bastante competitividade, porém as outras partes que mantém a organização funcionando precisam estar em plenas condições.
A grande tendência com relação a isso é que softwares de ponta e soluções terceirizadas ganhem cada vez mais espaço nas empresas, cuidando do operacional. O grande objetivo disso é otimizar determinados processos consequentemente liberando mais tempo para as áreas focarem no que realmente faz sentido (estrategicamente falando) para o negócio.
Excelência operacional
A excelência operacional engloba a solução de problemas e a liderança como a chave para a melhoria contínua.
Trata-se de uma mentalidade que abrange certos princípios e ferramentas para criar melhorias sustentáveis dentro de uma organização.
Para simplificar, a excelência é alcançada quando todos os membros de uma organização conseguem enxergar o fluxo de valor para o cliente e sempre estão empenhados em tentar melhorar, tanto o valor, quanto sua entrega.
Por fim, a excelência operacional não se resume apenas a reduzir custos ou aumentar a produtividade no local de trabalho.
Trata-se de criar a cultura da empresa que lhe permitirá produzir produtos e serviços valiosos para seus clientes e alcançar um crescimento sustentável a longo prazo.
RH estratégico
Para o RH operacional funcionar de maneira satisfatória, depende também do planejamento estratégico da empresa. Para que tudo flua, os dois precisam estar sincronizados.
Quando atua estrategicamente, o RH funciona como um grande suporte para a empresa alcançar seus objetivos de negócios.
Quanto mais próximo o alinhamento entre o RH e a estratégia geral de negócios, melhor a capacidade da empresa de se antecipar e responder às necessidades de seus stakeholders.
Ser estratégico é gerenciar o RH de uma maneira que apoie as metas e resultados dos negócios de longo prazo da empresa.
É de suma importância manter ou instaurar um RH estratégico nas organizações para que elas consigam ser sustentáveis em seu negócio e transformar a maneira que atinge os seus objetivos.
O mais importante de tudo é entender que o operacional depende do estratégico e vice-versa. Toda empresa precisa ter os dois modelos bem estruturados,
isso facilita a caminhada em busca de resultados, alcança os objetivos mais facilmente e favorece os objetivos da empresa.
Ficou com alguma dúvida?
Nosso time de profissionais Propay está preparado para dar o devido suporte ao seu negócio!
Contribua com esse conteúdo