Com o cenário da pandemia ainda influenciando o ambiente corporativo, é importante entender como o RH pode ajudar nesse cenário da quarentena. Os impactos do coronavírus na vida pessoal e profissional da maioria das pessoas tem sido gigantesco.
Muitas pessoas já apresentam sinais de esgotamento e crises de ansiedade. Quando não acompanhados podem afetar a produtividade, engajamento e influenciando na sobrevivência da empresa nesse período de crise.
Com essa sucessão de fatores, como o RH deve agir e qual postura adotar? Quais planos devem ser colocados em prática?
Veja a seguir 4 pontos que o RH precisa estar atento durante o surto de coronavírus e o isolamento social compulsório:
1- Suporte para os gestores
Para promover e facilitar conversas constantes entre líderes e funcionários, o RH precisa incentivar e orientar todos os gestores sobre as melhores formas de abordar assuntos delicados relacionados ao momento que estamos vivendo.
Não somente assuntos sobre o desenvolvimento de trabalho cotidiano e novos projetos, mas também temas como, perspectivas com relação ao emprego e saúde mental devem ser discutidos. Além disso, os gestores devem receber informações transparentes da situação atual da empresa e todos os impactos que o coronavírus está ocasionando para que possam estabelecer diálogos realistas com os membros de sua equipe.
Neste diálogo rotineiro deve haver abertura para expressar as dificuldades e até mesmo as emoções mesmo que negativas. O RH deve estar sempre ciente desses diálogos.
2- Mantendo o engajamento
Com a pandemia e a quarentena, a maioria das empresas agiram para executar planejamentos operacionais e viabilizar a migração das pessoas juntamente com suas tarefas para suas casas. Poucas organizações criaram um plano para cuidar emocionalmente de seus funcionários além de criar ações para manter engajamento mesmo a distância.
O RH deve assumir essa posição neste momento.É importante que todos na empresa, independentemente do cargo ocupado tenham em mente a sua função, sobretudo em um momento como este.
Isto ajuda muito no engajamento pois ter a consciência de que seu trabalho contribui para os resultados da empresa motiva e torna a pessoa confiante cada vez mais.
Cabe ao RH criar planos de ações para deixar claro neste momento a importância de cada um e a partir daí executar movimentos de engajamento.
3- A importância da comunicação interna
Comunicação interna sempre foi fundamental para manter o ambiente organizacional alinhado com os objetivos da empresa. Em meio a essa pandemia que estamos presenciando, a comunicação interna torna-se um canal importantíssimo e deve estar mais ativo que nunca.
O RH é maior responsável pelo êxito da comunicação, já que assim consegue estabelecer um elo com os colaboradores.É comum dúvidas surgirem, haver dificuldades para realizar as tarefas cotidianas de casa, ter diversas incertezas com relação a seu emprego, e outras muitas questões.
Com uma comunicação ativa, o RH consegue confortar os colaboradores deixando-os sempre com a sensação de que estão sendo acompanhados e que quando necessário serão auxiliados em qualquer situação de risco.O RH não somente pode confortar e ajudar os colaboradores em momentos difíceis, porém devem estreitar o relacionamento para manter os funcionários engajados com os objetivos da organização.
Muitas empresas estão adotando ações pontuais como Happy Hour, realização de atividades físicas (através de lives), palestras, cursos e webinars (utilizando ferramentas digitais).É importante que neste momento, os funcionários se sintam abraçados pela empresa, assim eles se identificarão com os valores e irão apresentar produtividade em alta mesmo a distância.
4-Saúde mental em dia
Nem todo mundo consegue manter o equilíbrio emocional em momento de crise. É normal sentir medo, já que este é um mecanismo de defesa natural do ser humano.
A Covid-19, em muitos aspectos, ainda é desconhecida o que gera uma série de receios. O que ela tem provocado no mundo dos negócios e consequentemente na economia também é assustador, então é absolutamente normal que as pessoas se sintam tristes e com medo diante de tanto caos.
O RH precisa também ser responsável em dar atenção a todos
Além de alertar os profissionais sobre o funcionamento do plano de saúde neste momento, outra questão importante é tentar estabelecer uma rotina que funcione como uma rede de apoio com a finalidade de gerenciar o medo, nutrir esperança, energia e conforto emocional.Outro aspecto crucial é incentivar incessantemente bons hábitos alimentares e físicos.
Por mais que esse assunto sempre seja clichê, manter o corpo saudável influencia muito no aspecto emocional.É certo que sempre colocamos a área de RH como estratégica e neste momento ela continua sendo.
A estratégia de hoje é ser uma área de apoio e dar assistência nesse momento de turbulência.
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