4 pontos de atenção para o RH durante a quarentena


Com o cenário da pandemia ainda influenciando o ambiente corporativo, é importante entender como o RH pode ajudar nesse cenário da quarentena.

Os impactos do coronavírus na vida pessoal e profissional da maioria das pessoas tem sido gigantesco.

Muitas pessoas já apresentam sinais de esgotamento e crises de ansiedade.

Quando não acompanhados podem afetar a produtividade, engajamento e influenciando na sobrevivência da empresa nesse período de crise.

Com essa sucessão de fatores, como o RH deve agir e qual postura adotar? Quais planos devem ser colocados em prática?

Veja a seguir 4 pontos que o RH precisa estar atento durante o surto de coronavírus e o isolamento social compulsório:


Suporte para os gestores

Para promover e facilitar conversas constantes entre líderes e funcionários, o RH precisa incentivar e orientar todos os gestores sobre as melhores formas de abordar assuntos delicados relacionados ao momento que estamos vivendo.

Não somente assuntos sobre o desenvolvimento de trabalho cotidiano e novos projetos, mas também temas como, perspectivas com relação ao emprego e saúde mental devem ser discutidos.

Além disso, os gestores devem receber informações transparentes da situação atual da empresa e todos os impactos que o coronavírus está ocasionando para que possam estabelecer diálogos realistas com os membros de sua equipe.

Neste diálogo rotineiro deve haver abertura para expressar as dificuldades e até mesmo as emoções mesmo que negativas. O RH deve estar sempre ciente desses diálogos.

Mantendo o engajamento

shutterstock_1076226410Com a pandemia e a quarentena, a maioria das empresas agiram para executar planejamentos operacionais e viabilizar a migração das pessoas juntamente com suas tarefas para suas casas. Poucas organizações criaram um plano para cuidar emocionalmente de seus funcionários além de criar ações para manter engajamento mesmo a distância.

O RH deve assumir essa posição neste momento.

É importante que todos na empresa, independentemente do cargo ocupado tenham em mente a sua função, sobretudo em um momento como este.

Isto ajuda muito no engajamento pois ter a consciência de que seu trabalho contribui para os resultados da empresa motiva e torna a pessoa confiante cada vez mais.

Cabe ao RH criar planos de ações para deixar claro neste momento a importância de cada um e a partir daí executar movimentos de engajamento.

Propay SaaS

A importância da comunicação interna

Comunicação interna sempre foi fundamental para manter o ambiente organizacional alinhado com os objetivos da empresa.

Em meio a essa pandemia que estamos presenciando, a comunicação interna torna-se um canal importantíssimo e deve estar mais ativo que nunca.

O RH é maior responsável pelo êxito da comunicação, já que assim consegue estabelecer um elo com os colaboradores.

É comum dúvidas surgirem, haver dificuldades para realizar as tarefas cotidianas de casa, ter diversas incertezas com relação a seu emprego, e outras muitas questões.

Com uma comunicação ativa, o RH consegue confortar os colaboradores deixando-os sempre com a sensação de que estão sendo acompanhados e que quando necessário serão auxiliados em qualquer situação de risco.

O RH não somente pode confortar e ajudar os colaboradores em momentos difíceis, porém devem estreitar o relacionamento para manter os funcionários engajados com os objetivos da organização.

Muitas empresas estão adotando ações pontuais como Happy Hour, realização de atividades físicas (através de lives), palestras, cursos e webinars (utilizando ferramentas digitais).

É importante que neste momento, os funcionários se sintam abraçados pela empresa, assim eles se identificarão com os valores e irão apresentar produtividade em alta mesmo a distância.

Propay Benefícios

Saúde mental em dia

shutterstock_1184576897Nem todo mundo consegue manter o equilíbrio emocional em momento de crise. É normal sentir medo, já que este é um mecanismo de defesa natural do ser humano.

A Covid-19, em muitos aspectos, ainda é desconhecida o que gera uma série de receios.

O que ela tem provocado no mundo dos negócios e consequentemente na economia também é assustador, então é absolutamente normal que as pessoas se sintam tristes e com medo diante de tanto caos.

O RH precisa também ser responsável em dar atenção a todos

Além de alertar os profissionais sobre o funcionamento do plano de saúde neste momento, outra questão importante é tentar estabelecer uma rotina que funcione como uma rede de apoio com a finalidade de gerenciar o medo, nutrir esperança, energia e conforto emocional.

Outro aspecto crucial é incentivar incessantemente bons hábitos alimentares e físicos.

Por mais que esse assunto sempre seja clichê, manter o corpo saudável influencia muito no aspecto emocional.

É certo que sempre colocamos a área de RH como estratégica e neste momento ela continua sendo.

A estratégia de hoje é ser uma área de apoio e dar assistência nesse momento de turbulência.

Para acessar outros conteúdos sobre RH, visite nosso Blog. Em caso de dúvidas, peça um contato comercial no nosso website.

Propay BPO

 
Topics: RH Estratégico Qualidade de Vida