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Transformação digital: o papel do RH 4.0

Um conceito que ganhou força é o RH 4.0. Pensando no pilar de transformação digital, esse tópico é essencial nesse cenário de mudança contínua. Tecnologias inovadoras como Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial estão ajudando a automatizar a maioria dos processos de RH, resultando em equipes mais eficientes e enxutas.

Sobretudo, o boom de tecnologia está transformando o RH tradicional em RH 4.0.

O que é o RH 4.0?

Esse conceito está ganhando força em todo mundo cada vez mais. Além disso, o RH 4.0 pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente do ramo em que atua.

O conceito de RH 4.0 está intimamente ligado à chamada Indústria 4.0 ou à quarta grande revolução industrial que é uma expressão utilizada para abranger algumas tecnologias para automação e troca de dados, além de utilizar conceitos como a internet das coisas e tecnologia em nuvem, por exemplo.

Essas mudanças têm transformado todas as áreas e o RH acaba embarcando nessa transfiguração.

Com a automação de muitas atividades, percebe-se que a tecnologia já substitui muita coisa e embora já estejamos vivendo muitas mudanças, ainda nos encontramos no início de tudo isso e as transformações serão ainda maiores em um futuro bem próximo.

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O que acontece com o departamento de RH?

O RH 4.0 é uma revolução dentro dos Recursos Humanos, onde a área se torna cada vez mais automatizada, concentrando suas atividades em planejamentos e ações estratégicas e não mais em manuais e burocráticas.

Desta forma, o RH passa a ter uma função mais autônoma e consegue expandir sua atuação nas empresas ocupando um espaço de protagonista ao lado da diretoria.

Para ser um RH 4.0, é preciso aderir o uso de ferramentas digitais para operação de RH, a boa notícia é que não é mais necessária toda a infraestrutura que antes envolvia até a área de TI, atualmente a maioria dos softwares para Recursos Humanos são adquiridos virtualmente e podem ser utilizados on-line.

Como fica a liderança nesse cenário?

Quando os computadores foram introduzidos na Indústria 3.0, era uma tecnologia totalmente nova que gerava receios e incertezas. 

Agora, à medida que a Indústria 4.0 se estabelece, os computadores estão conectados e se comunicam entre si para tomar decisões muitas vezes sem envolvimento humano.

A indústria se transforma e precisa de pessoas para administrar todas essas revoluções.

A Liderança 4.0, serve para identificar um novo estilo de gestão, onde as expectativas de todos os envolvidos são supridas com o grande apoio digital.

Existem algumas características que o líder 4.0 deve possuir. Entre elas podemos citar:

Inteligência emocional e inteligência física

Não apenas de tecnologia vive o homem na era 4.0, É necessário também equilibrar o bem-estar físico e emocional com todas essas revoluções digitais.

É importante que o gestor tenha inteligência emocional, gerenciando suas emoções no ambiente de trabalho.

Ele precisa saber pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem suas atitudes.

Enquanto isso, a inteligência física interfere no campo do corpo, quando você nutre seu bem-estar e sua qualidade de vida, acaba estando sempre apto a lidar com as mais diversas situações com a saúde em dia.

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Administrar a mudança

Falamos constantemente de transformações e justamente por isso o líder 4.0 deve se habituar em fazer a gestão de mudanças. É de suma importância se adaptar a qualquer novo ambiente, situação ou a utilização de novos sistemas. É preciso aceitar que estratégias e tarefas mudam a todo instante e cabe ao gestor administrar tudo isso da melhor forma.

A importância de buscar inovação

O líder precisa sempre buscar inovação para aprender e fomentar ambientes de trabalho flexíveis, equipes multidisciplinares e processos criativos.

Não há como aceitar a mesmice, é necessário pensar fora da caixa mesmo que para isso seja necessário tomar atitudes drásticas ou até mesmo ir contra os pensamentos de outras lideranças mais conservadoras.

Para buscar inovação, o líder 4.0 precisa estudar o mercado em que atua, fazer benchmarking e analisar todas os cenários para implementar inovação.

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Escrito por

Propay

Uma das maiores empresas brasileiras especializadas em serviços de terceirização para os processos de Recursos Humanos, a Propay oferece tecnologia e atendimento de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio. Atuamos com folha de pagamento, gestão de benefícios e softwares que auxiliam os processos burocráticos internos, buscando facilitar o dia a dia de cada cliente, sempre atendendo as novas legislações e desafios.

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