A eficiência da sua operação pode ser a chave para o sucesso da sua empresa e de seus resultados. Melhorar a empresa significa aumentar sua força tática e operacional, o que necessita de aumento nas entregas em qualidade e produtividade.
O lado positivo é que a tecnologia está desempenhando um papel fundamental para simplificar e aprimorar os processos e tem, consequentemente, atingido a área operacional e suas entregas.
Neste artigo, vamos explorar como os processos operacionais podem ser fáceis com a ajuda da tecnologia, beneficiando desde os executivos até os operacionais das áreas componentes da empresa.
Os processos operacionais são as ações diárias, realizadas para manter o controle e desenvolvimento da esteira de produção que pertence à empresa em questão. Isso inclui desde a gestão de recursos humanos até a contabilidade e a gestão de tecnologia da informação. E, à medida que a instituição cresce e se desenvolve, a complexidade e estrutura desses processos aumenta.
No setor de RH, por exemplo, a gestão de funcionários, recrutamento, treinamento, gestão de benefícios e folha de benefícios podem tornar-se tarefas complicadas, difíceis e desafiadoras, principalmente quando realizadas manualmente. Temos diversos cases do tipo dentro da Propay – clientes que, ao se depararem com aumento da empresa ou do quadro de funcionários, se vê em uma situação delicada com a área. Outras podem ser atingidas, como o próprio setor financeiro, que lida com orçamentos, faturamento, contabilidade e relatórios.
Uma impulsionada pela outra (a transformação digital pela tecnologia), mudou a maneira que as empresas abordam os processos, principalmente os operacionais. Esse auxilio da tecnologia permitiu que se automatizasse tarefas repetitivas, observa-se melhora na precisão e eficiência, além de fornecer insights valiosos que auxiliam as tomadas de decisão por meio da análise de dados.
A tecnologia está simplificando os processos operacionais por meio da automação. Isso envolve a utilização de software e sistemas para executar tarefas anteriormente realizadas manualmente.
Seguindo os exemplos anteriores, no caso do setor de RH, a automação pode ser aplicada ao processo de recrutamento, usando algoritmos para classificar currículos e agendar entrevistas. No setor financeiro, a automação pode lidar com tarefas de contabilidade e emissão de faturas.
A automação não apenas economiza tempo, mas também reduz erros humanos, garantindo que as tarefas sejam executadas com precisão e consistência.
Executivos e gestores agora têm acesso a uma quantidade incrível de informações que podem ajudar na tomada de decisões informadas, claramente auxiliados pelo uso da tecnologia nas analises empresariais.
Na área de RH, a análise de dados pode ajudar a identificar tendências de rotatividade de funcionários e oportunidades de desenvolvimento de talentos.
A automação reduz o tempo gasto em tarefas manuais, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor agregado.
A tecnologia é consistente e precisa, reduzindo a ocorrência de erros humanos que podem custar caro para a empresa.
Processos operacionais mais eficientes economizam tempo e recursos da empresa, permitindo a alocação de recursos para áreas estratégicas.
A análise de dados fornece informações valiosas para a tomada de decisões informadas, ajudando a empresa a se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.
Empresas que adotam tecnologias inovadoras em seus processos operacionais geralmente são mais ágeis e competitivas.
Todo o case pode ser visto aqui, porém, de maneira resumida, algumas vantagens foram observadas pela empresa com a implantação do serviço de gerenciamento de folha de pagamento da Propay, como:
A consequência da automação de processos do RH na Fator foi a redução considerável de custos.
Ações secundárias levam a esse resultado também, tal qual expertise dos funcionários que operam a folha na terceirização, tirando o melhor das ferramentas tecnológicas que operam, gerando menos erros e mais agilidade – a diminuição de retrabalhos causa economia em caixa.
O BPO Propay foi fornecido e implantado na empresa de maneira pontual e determinante, como pode ser observado no case.
Desempenhando um papel fundamental na inovação, simplificação e aprimoramento dos processos operacionais de empresas dos mais diversos setores, a tecnologia tem atingido positivamente as áreas que podem se beneficiar dela, tal como RH.
Automações, análises de dados e diminuição de erros manuais permite que os executivos foquem em estratégias táticas e administrativas, acionando as tomadas de decisões conscientes e assertivas.
A parceria entre tecnologia e processos e gestão operacional é uma formula vencedora para empresas que buscam eficiência e sucesso em duas esteiras, nos dias atuais.