Temos nos deparado com diversos obstáculos no atual cenário empresarial.
A retração do mercado devido a crises de diversas naturezas, despesas decorrentes de investimentos necessários (como tecnologia, por exemplo), falta de mão de obra tecnicamente qualificada, entre outros entraves.
Diante de algumas incertezas, a maioria das empresas acabam optando por enxugar os gastos em algumas áreas da organização, principalmente se tratando do operacional.
Um dos caminhos a serem percorridos para a redução de custos é o outsourcing dentro do cenário de integração de recursos humanos. A dúvida prática que resta é: como reduzir custos operacionais sem comprometer a qualidade do serviço prestado? A resposta está justamente no parceiro escolhido pela sua empresa.
O parceiro ideal executará seus serviços com excelência e com estratégias especialmente desenhadas para atender as necessidades e especificações de cada cliente.
Ele deve atuar cada vez mais como um aliado do seu negócio e não apenas um fornecedor qualquer.
Além desse aliado, outra saída considerada estratégica para contenção de gastos é a concentração de serviços em um único parceiro, ou seja, a terceirização de mais segmentos da área de Recursos Humanos, como a gestão da folha de pagamento somada a benefícios.
O que isso significa? Em termos mais simples quer dizer que em modelos de gestão como a terceirização integrada do RH proporciona alta performance, segurança de informações e custos menores seguindo a famosa lógica de mercado “leve mais por menos”.
Essa tem sido a solução utilizada por grandes companhias com core business distintos.
Isso mostra como o mercado brasileiro amadureceu com relação ao outsourcing, transferindo atividades operacionais e ganhando tempo para se dedicar ao Market trends além de se posicionar competitivamente na extensão de seus negócios.
Processar a folha de pagamento de seus colaboradores, estar atento a legislação trabalhista, mudanças (ou migração) de operadoras de saúde e impactos da inflação médica alta, requer atenção extra do setor de RH.
Transferir essas atividades para equipes especializadas, gera maior vantagem quando se trata de tempo e dinheiro.
Quando todas essas atividades são demandadas para o mesmo parceiro, aí a vantagem passa a ser maior ainda já que toda a gestão do RH fica concentrada em um único polo.
Gostou do texto? Para acessar outros conteúdos sobre o universo do RH, visite nosso Blog!