Administrar uma empresa é uma tarefa importante e se relaciona diretamente ao modo como a companhia irá se posicionar no mercado. Essa ação representa diversas estratégias que visam alcançar os melhores resultados em prol da saúde financeira da organização.
No Brasil, 1 a cada 4 empresas abertas fecha antes de completar o segundo ano no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.
De certa forma, esse encerramento precoce das atividades pode ser atribuído a problemas com dívidas ou ações mal planejadas. A gestão é importante para minimizar erros e manter sua empresa no mercado de maneira competitiva. Considerando isso, separamos este conteúdo com algumas dicas para que você aprenda formas de elaborar sua estratégia de forma eficiente. Acompanhe:
No começo, algo que precisa estar suficientemente claro é o objetivo principal de toda estratégia: fazer com que a empresa cresça! Buscando isso, diariamente são tomadas decisões práticas, econômicas e que afetam todo o rumo da organização.
A gestão é ligada diretamente às metas, custos com compra e venda, organização dos processos internos e externos (funcionários e imagem da empresa), contratações, demissões e todos os setores que fazem parte da empresa. Por isso que, por exemplo, o setor de marketing é responsável por impulsionar a imagem da empresa e aumentar as vendas, enquanto o financeiro controla todo dinheiro que entra ou sai, e não o contrário.
Em uma boa gestão, todas as áreas são cuidadosamente analisadas por especialistas para que as possibilidades de negócios sejam mais assertivas. Então, tomando como exemplo uma empresa do setor industrial, o marketing é responsável por identificar o perfil de comprador de um assoalho de madeira, tanto quanto de alguém que busque um lugar que faça manutenção de chiller ou realize a locação de guindaste.
Tendo em mente a eficiência de uma gestão de qualidade, saber as diferentes formas de lidar com os colaboradores muda a forma como a tarefa é executada.
Para entender melhor, vamos destacar alguns exemplos de gestão que você já deve ter visto sem saber o nome específico. São eles:
Nesse caso, a gestão trabalha de tal forma que, o líder de cada setor, se mantém aberto à maiores participações dos colaboradores no processo de tomada de decisão. Nesse caso, diferente da gestão meritocrática, o foco está mais na equipe e menos no próprio crescimento.
Esse tipo de gestão reconhece o colaborador por todo o seu desempenho e performance dentro da empresa.
Com ela, o ambiente profissional costuma ser competitivo, pois todos entendem que têm as mesmas chances de crescimento.
A gestão por excelência é um modelo que preza todas as estratégias, visando colocar a empresa no caminho mais certeiro possível. Isso significa que este tipo de modelo realiza um ciclo, baseado em planejar, executar, verificar e aprender com os fatos para repeti-los.
A gestão autoritária é o tipo de administração em que o gestor é o centro de tudo, tomando todas as decisões estratégicas.
No caso, o risco desse tipo de gestão é o pouco envolvimento dos colaboradores nas decisões, o que pode resultar em pouco engajamento e disposição para seguir as instruções do superior.
Como vimos ao longo deste conteúdo, todas as ações estratégicas que visam alcançar bons resultados fazem parte da gestão empresarial. Uma gestão eficiente é responsável pelo crescimento da empresa, tanto na linha de produção com contratações e mais produtos quanto no setor comercial, mostrando como vender mais e inovando os métodos. Para isso, podemos mencionar maneiras específicas de gerenciar o seu negócio. Algumas delas são: a gestão meritocrática, estratégica, autoritária e de excelência.
Com uma boa gestão, é possível aumentar a produtividade do seu negócio e garantir que todo o crescimento aconteça corretamente, evitando possíveis crises. Dessa forma, mesmo diante das dificuldades diárias do empreendedorismo, sua empresa se mantém organizada e no mercado competitivo, aumentando as vendas e os lucros nas transações.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Propay.