A gestão horizontal é tópico de RH que está em alta, principalmente quando o assunto é trabalhar com foco no modelo de RH estratégico.
Administrar uma empresa é uma tarefa importante e se relaciona diretamente ao modo como a companhia irá se posicionar no mercado. Essa ação representa diversas estratégias que visam alcançar os melhores resultados em prol da saúde financeira da organização.
No Brasil, 1 a cada 4 empresas abertas fecha antes de completar o segundo ano no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.
De certa forma, esse encerramento precoce das atividades pode ser atribuído a problemas com dívidas ou ações mal planejadas. A gestão é importante para minimizar erros e manter sua empresa no mercado de maneira competitiva. Considerando isso, separamos este conteúdo com algumas dicas para que você aprenda formas de elaborar sua estratégia de forma eficiente. Acompanhe:
Entenda qual é o foco de toda gestão
No começo, algo que precisa estar suficientemente claro é o objetivo principal de toda estratégia: fazer com que a empresa cresça! Buscando isso, diariamente são tomadas decisões práticas, econômicas e que afetam todo o rumo da organização.
A gestão é ligada diretamente às metas, custos com compra e venda, organização dos processos internos e externos (funcionários e imagem da empresa), contratações, demissões e todos os setores que fazem parte da empresa. Por isso que, por exemplo, o setor de marketing é responsável por impulsionar a imagem da empresa e aumentar as vendas, enquanto o financeiro controla todo dinheiro que entra ou sai, e não o contrário.
Em uma boa gestão, todas as áreas são cuidadosamente analisadas por especialistas para que as possibilidades de negócios sejam mais assertivas. Então, tomando como exemplo uma empresa do setor industrial, o marketing é responsável por identificar o perfil de comprador de um assoalho de madeira, tanto quanto de alguém que busque um lugar que faça manutenção de chiller ou realize a locação de guindaste.
Saiba como gerenciar seu negócio
Tendo em mente a eficiência de uma gestão de qualidade, saber as diferentes formas de lidar com os colaboradores muda a forma como a tarefa é executada.
Para entender melhor, vamos destacar alguns exemplos de gestão que você já deve ter visto sem saber o nome específico. São eles:
Gestão democrática
Nesse caso, a gestão trabalha de tal forma que, o líder de cada setor, se mantém aberto à maiores participações dos colaboradores no processo de tomada de decisão. Nesse caso, diferente da gestão meritocrática, o foco está mais na equipe e menos no próprio crescimento.
Gestão meritocrática
Esse tipo de gestão reconhece o colaborador por todo o seu desempenho e performance dentro da empresa.
Com ela, o ambiente profissional costuma ser competitivo, pois todos entendem que têm as mesmas chances de crescimento.
Gestão de excelência
A gestão por excelência é um modelo que preza todas as estratégias, visando colocar a empresa no caminho mais certeiro possível. Isso significa que este tipo de modelo realiza um ciclo, baseado em planejar, executar, verificar e aprender com os fatos para repeti-los.
Gestão autoritária
A gestão autoritária é o tipo de administração em que o gestor é o centro de tudo, tomando todas as decisões estratégicas.
No caso, o risco desse tipo de gestão é o pouco envolvimento dos colaboradores nas decisões, o que pode resultar em pouco engajamento e disposição para seguir as instruções do superior.
Tenha um negócio bem administrado
Como vimos ao longo deste conteúdo, todas as ações estratégicas que visam alcançar bons resultados fazem parte da gestão empresarial. Uma gestão eficiente é responsável pelo crescimento da empresa, tanto na linha de produção com contratações e mais produtos quanto no setor comercial, mostrando como vender mais e inovando os métodos. Para isso, podemos mencionar maneiras específicas de gerenciar o seu negócio. Algumas delas são: a gestão meritocrática, estratégica, autoritária e de excelência.
Com uma boa gestão, é possível aumentar a produtividade do seu negócio e garantir que todo o crescimento aconteça corretamente, evitando possíveis crises. Dessa forma, mesmo diante das dificuldades diárias do empreendedorismo, sua empresa se mantém organizada e no mercado competitivo, aumentando as vendas e os lucros nas transações.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Propay.
Contribua com esse conteúdo