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Aprenda tudo sobre feedback nas empresas

O que é feedback?

Atualmente, o feedback é a ferramenta utilizada para fornecer uma análise sobre determinada tarefa, seu resultado final ou desempenho de execução. São direcionamentos que visam apontar pontos negativos e positivos. O termo, é utilizado usado nas organizações, a fim de avaliar a performance pessoal de cada trabalhador.

Por conseguinte, o feedback é uma das ferramentas mais importantes usadas em uma empresa, com objetivo principal de qualificar o desempenho de seus profissionais e, além disso, ele pode e deve ser utilizado em qualquer empresa, independente do seu tamanho.

Como dar um feedback?

A hora do feedback parece ser um momento um tanto complicado, tanto para quem dá, tanto para quem recebe e, dessa forma, é necessário ser assertivo durante essa ocasião.

Sendo assim, além da assertividade, o feedback deve ser dado em tempo para não perder o sentido e, mesmo que este pareça simples e óbvio, é de suma importância prepará-lo para ser incisivo e não deixar o ouvinte com dúvidas.

Outro fator importante na hora de dar o feedback é a sinceridade, pois é a partir dessa sinceridade que o colaborador conseguirá corrigir suas imperfeições, entretanto, é necessário ser delicado em tal momento, pois o feedback se trata de uma orientação, não de um sermão.

É importante ressaltar que antes de apontar as falhas do profissional, é necessário apontar suas habilidades e competências.

Qual é o objetivo do feedback?

O objetivo do feedback é bem simples: guiar a conduta e as ações do colaborador dentro da empresa.

Assim sendo, o feedback também serve para enaltecer atitudes e resultados positivos dos funcionários dentro da organização, além disso, auxilia na identificação dos pontos fracos e fortes da empresa, melhorando a comunicação e o aprimoramento no trabalho.

O que esperar de um feedback?

A sinceridade e a clareza ao abordar o assunto é um dos aspectos mais importantes na emissão de um feedback.

A excelência na fala por parte do gestor que dará o feedback, ajuda significativamente na compreensão plena do receptor, já em relação a sinceridade, o gestor deverá agir com total transparência, a fim de diminuir os déficits atrelados a cada colaborador dentro da corporação.

Dar um feedback e receber um feedback

Como já tratado neste artigo, ao dar um feedback é necessário assertividade, esclarecendo todos os pontos da melhor forma possível.

Dessa maneira, quem dá o feedback deve explicar os impactos causados por determinadas atitudes do profissional e propor saídas para que o colaborador possa melhorar suas atitudes na organização.

Para quem recebe o feedback, é importante ouvir e tentar entendê-lo. Ademais, não deve ser levado para o lado pessoal, além de enxergá-lo como uma oportunidade de se desenvolver profissionalmente.

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Quais são os tipos de feedback?

Feedback positivo

Este feedback consiste em elogiar e enaltecer atitudes proativas dos colaboradores dentro da empresa.

É um ótimo momento para reconhecer e mostrar que as ações do colaborador estão surtindo bons efeitos e, dessa forma, fazer com que o profissional se sinta mais valorizado.

Feedback negativo 

O feedback negativo é o mais difícil a se dar. Este deve contar com uma assertividade muito alta, esclarecendo qualquer comportamento inadequado realizado pelo colaborador.

Desse modo, quem dá o feedback precisa tomar muito cuidado para não transformar essa orientação em uma bronca ou crítica.

Feedback construtivo

Este se parece com o feedback positivo e possui toda a essência real do feedback, orientando o colaborador a focar na excelência sempre que possível.

Qual a importância do feedback no desenvolvimento profissional?

Como já pontuado, o feedback é estritamente profissional e não diz a respeito pessoal em relação ao emissor com o receptor e, dessa forma, a retroalimentação tem a função principal de fazer com que o colaborador orientado esteja em constante evolução a partir da correção de erros e, mais que isso, o aprimoramento de acertos.

Os RHs, devem criar uma agenda de feedbacks e orientar os gestores de cada área. É fundamental que isso faça parte da rotina da organização, só assim a comunicação fica mais clara, assertiva e todos passam a ter um norte para seguir com suas atividades.

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Escrito por

Propay

Uma das maiores empresas brasileiras especializadas em serviços de terceirização para os processos de Recursos Humanos, a Propay oferece tecnologia e atendimento de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio. Atuamos com folha de pagamento, gestão de benefícios e softwares que auxiliam os processos burocráticos internos, buscando facilitar o dia a dia de cada cliente, sempre atendendo as novas legislações e desafios.

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