Os benefícios do feedback são gigantescos, mas com a era digital e a necessidade do imediatismo, além do alto volume de tarefas e responsabilidades, essa prática tem se tornado algo processual e longe de ser realizado de maneira acolhedora. Qual a importância de um feedback humanizado?
A prática do feedback dentro das empresas aprimora não apenas o colaborador, mas também, os líderes, o time, o negócio e a empresa como um todo.
As informações de um feedback podem ser utilizadas para tomar decisões mais conscientes e assertivas. Também nos permite construir e manter a comunicação com os outros.
Um feedback humanizado pode render diversas vantagens e vamos apontar as principais neste artigo. Boa leitura!
Vantagens do Feedback
O feedback é uma das ferramentas mais importantes e cruciais não apenas para a área de Recursos humanos, mas para a empresa como um todo. Ele traz diversas vantagens, entre elas:
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Se antecipar aos problemas
Com um modelo de feedback ativo, colaboradores e gestores conseguem antever problemas, desta forma, resolvendo-os antes que fiquem maiores e muitas vezes até mesmo que surjam.
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Aprimoramento de habilidades técnicas e emocionais
O feedback é capaz de apontar gaps, tanto emocionais quanto técnicos, que podem ser melhorados, pelo gestor e pelo colaborador. A comunicação constante impulsiona o monitoramento das habilidades.
O que é feedback humanizado
Um feedback humanizado é a maneira mais justa e empática de realizar uma devolutiva para os colaboradores.
O feedback humanizado consiste no ato de exercer empatia e diplomacia. O que significa? Se colocar no lugar do outro, estabelecendo uma conexão sincera e prezando por uma comunicação clara, porém leve.
O momento do feedback, para muitas pessoas, pode ser um momento estressante. Desta forma, é muito importante respeitar as individualidades e limites de cada um.
Ferramentas como o feedback, objetivam facilitar processos e amenizar dores. Se feito de maneira humanizada, acontece de maneira construtiva, apontando erros de forma singela.
Outro importante é sempre elogiar em público e deixar os elementos negativos para fazer individualmente. Tecer críticas na frente de todos, pode soar constrangedor, uma exposição desnecessária.
Tipos de feedback
Existem alguns principais tipos de feedbacks e todos eles podem ser aplicados de maneira humanizada, como citado acima. Vamos conhecer alguns:
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Feedback positivo: consiste em elogiar e enaltecer atitudes proativas dos colaboradores dentro da empresa. É um ótimo momento para reconhecer e mostrar que as ações do colaborador estão surtindo bons efeitos e, dessa forma, fazer com que o profissional se sinta mais valorizado.
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Negativo: é o mais difícil a se dar. Este deve contar com uma assertividade muito alta, esclarecendo qualquer comportamento inadequado realizado pelo colaborador. Desse modo, quem dá o feedback precisa tomar muito cuidado para não transformar essa orientação em uma bronca ou crítica.
Dar e receber sugestões serve como uma engrenagem crucial no mecanismo da empresa, o que ajuda as equipes a aprenderem com seus erros, construir confiança e sempre buscar desenvolvimento.
A crítica construtiva é uma parte vital do desenvolvimento contínuo de seus funcionários e da organização. A prática de dar e receber sugestões serve como uma engrenagem crucial no mecanismo da empresa, o que ajuda as equipes a aprenderem com seus erros, construir confiança e sempre buscar desenvolvimento.
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