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Feedback humanizado no desenvolvimento dos colaboradores

Os benefícios do feedback são gigantescos, mas com a era digital e a necessidade do imediatismo, além do alto volume de tarefas e responsabilidades, essa prática tem se tornado algo processual e longe de ser realizado de maneira acolhedora. Qual a importância de um feedback humanizado?

A prática do feedback dentro das empresas aprimora não apenas o colaborador, mas também, os líderes, o time, o negócio e a empresa como um todo.

As informações de um feedback podem ser utilizadas para tomar decisões mais conscientes e assertivas. Também nos permite construir e manter a comunicação com os outros.

Um feedback humanizado pode render diversas vantagens e vamos apontar as principais neste artigo. Boa leitura!

Vantagens do Feedback

O feedback é uma das ferramentas mais importantes e cruciais não apenas para a área de Recursos humanos, mas para a empresa como um todo. Ele traz diversas vantagens, entre elas: 

  • Motivação e engajamento
    Compreensivelmente, quando as pessoas se sentem valorizadas e reconhecidas por seus esforços, elas se sentem motivadas e engajadas. 

  • Se antecipar aos problemas
    Com um modelo de feedback ativo, colaboradores e gestores conseguem antever problemas, desta forma, resolvendo-os antes que fiquem maiores e muitas vezes até mesmo que surjam.

  • Resolução de conflitos
    Quando o feedback não é uma prática ativa, mesmo se tratando de retornos sobre assuntos considerados simples, como isso pode se transformar em conflito no local de trabalho.

  • Aprimoramento de habilidades técnicas e emocionais
    O feedback é capaz de apontar gaps, tanto emocionais quanto técnicos, que podem ser melhorados, pelo gestor e pelo colaborador. A comunicação constante impulsiona o monitoramento das habilidades.

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O que é feedback humanizado

Um feedback humanizado é a maneira mais justa e empática de realizar uma devolutiva para os colaboradores.

O feedback humanizado consiste no ato de exercer empatia e diplomacia. O que significa? Se colocar no lugar do outro, estabelecendo uma conexão sincera e prezando por uma comunicação clara, porém leve.

O momento do feedback, para muitas pessoas, pode ser um momento estressante. Desta forma, é muito importante respeitar as individualidades e limites de cada um.

Ferramentas como o feedback, objetivam facilitar processos e amenizar dores. Se feito de maneira humanizada, acontece de maneira construtiva, apontando erros de forma singela.

Outro importante é sempre elogiar em público e deixar os elementos negativos para fazer individualmente. Tecer críticas na frente de todos, pode soar constrangedor, uma exposição desnecessária.

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Tipos de feedback

Existem alguns principais tipos de feedbacks e todos eles podem ser aplicados de maneira humanizada, como citado acima. Vamos conhecer alguns:

  • Feedback positivo: consiste em elogiar e enaltecer atitudes proativas dos colaboradores dentro da empresa. É um ótimo momento para reconhecer e mostrar que as ações do colaborador estão surtindo bons efeitos e, dessa forma, fazer com que o profissional se sinta mais valorizado.

  • Negativo: é o mais difícil a se dar. Este deve contar com uma assertividade muito alta, esclarecendo qualquer comportamento inadequado realizado pelo colaborador. Desse modo, quem dá o feedback precisa tomar muito cuidado para não transformar essa orientação em uma bronca ou crítica.

  • Construtivo: sempre orienta o colaborador a focar na excelência sempre que possível. A crítica construtiva é uma parte vital do desenvolvimento contínuo de seus funcionários e da organização.

Dar e receber sugestões serve como uma engrenagem crucial no mecanismo da empresa, o que ajuda as equipes a aprenderem com seus erros, construir confiança e sempre buscar desenvolvimento.

A crítica construtiva é uma parte vital do desenvolvimento contínuo de seus funcionários e da organização. A prática de dar e receber sugestões serve como uma engrenagem crucial no mecanismo da empresa, o que ajuda as equipes a aprenderem com seus erros, construir confiança e sempre buscar desenvolvimento.

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Escrito por

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Uma das maiores empresas brasileiras especializadas em serviços de terceirização para os processos de Recursos Humanos, a Propay oferece tecnologia e atendimento de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio. Atuamos com folha de pagamento, gestão de benefícios e softwares que auxiliam os processos burocráticos internos, buscando facilitar o dia a dia de cada cliente, sempre atendendo as novas legislações e desafios.

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