Investir em boas relações profissionais, pode render resultados cada vez mais satisfatórios. Mas o que acontece quando a pessoa não consegue se relacionar?
Foi se a época em que as pessoas chegavam no trabalho, cumpriam sua carga horária e voltavam para casa felizes e satisfeitas.
As coisas mudaram e os profissionais de hoje buscam cada vez mais entrosamento e conexões significativas ao seu redor. Na maioria das vezes, passamos mais tempo trabalhando do que com nossa família ou amigos.
Para termos um retorno significativo desse investimento profissional, é essencial não apenas investir em uma boa carreira e remuneração, mas também nos relacionamentos que nos trarão um retorno prazeroso, e que funcionará como um combustível para continuar a jornada.
Em tempos de networking, investir em boas relações profissionais, pode lhe render resultados cada vez mais satisfatórios.
De acordo com uma pesquisa feita pela Catho com mais de 40 mil profissionais, 59% das funções preenchidas no mercado de trabalho são baseadas na indicação e 70% dos trabalhadores utilizam seu networking para procurar emprego.
Mas o que acontece quando a pessoa não consegue se relacionar de maneira fácil?
Parece estranho, mas boa parte das pessoas que ocupam cargos estratégicos e de negócios, não tem facilidade nem habilidade para networking. São os chamados profissionais introvertidos e, se você é um deles, acredite! Há luz no fim deste túnel.
A introversão pressupõe uma sensibilidade diferente para estímulos sociais. Isso significa que as interações muito prolongadas podem esgotar as energias mais rapidamente para eles do que para os extrovertidos.
Mas existem práticas que podem alterar esse cenário, tirando o profissional de sua zona de conforto e o fazendo abrir o leque para novos horizontes.
Não há uma receita pronta para ter um networking exemplar, já que cada situação provoca determinadas ações e refletem em diversos resultados. Mas existem caminhos mais fáceis que podem servir de apoio para profissionais com mais dificuldade de relacionamento:
1. Socialização natural
Se engana quem pensa que networking é algo esplendoroso que só acontece em eventos. Conversas casuais, almoços e até mesmo um convite informal para um cafezinho pode proporcionar uma conexão mais sólida.
Isso serve para se relacionar com toda e qualquer pessoa, não apenas aquelas que você possui interesse de negócios. Afinal, pessoas podem falar de você para outras pessoas e vice e versa.
Aproveitar os relacionamentos mais próximos como família e amigos para aumentar o networking, pode ser uma forma mais fácil para o perfil introspectivo, já que estes relacionamentos já estão maduros o suficiente para gerar rápidos resultados;
2. Sempre online
Para os introvertidos uma boa forma de se relacionar é através de redes sociais. O LinkedIn, por exemplo, é a rede social que mais se destaca entre os negócios de B2B.
De acordo com estudos, 49% dos decisores e 87% dos recrutadores estão na rede buscando novos talentos e oportunidades de negócios pelo LinkedIn.
Além disso, 50% dos usuários se mostram mais propensos a comprar ou usar os serviços de marcas que interagem na rede. Um bom motivo para começar e estabelecer seu networking online não é mesmo?
Por esse motivo, manter as Redes Sociais ativas e atualizadas, é imprescindível para consolidar o seu networking.
3. Mirando no alvo
Mesmo não sendo fácil a socialização para estes profissionais introvertidos, não podemos excluir as oportunidades que relacionamentos em grandes encontros – como em eventos – podem proporcionar.
Para os introvertidos essa é a hora de sair da zona de conforto. Uma boa dica é fazer uma pesquisa para saber quem participará e o que essas pessoas fazem ou como se destacam em sua carreira.
Isso lhe ajudará a ter um motivo para iniciar uma conversa. Pedir para outros participantes apoiarem na aproximação com o contato alvo, também pode ser de grande valia.
4. Disfarce o desconforto
Mesmo que não esteja se sentindo confortável com a situação, tente interagir e se mostrar interessado no assunto. Isso proporcionará uma conversa mais leve e natural.
Não se esqueça de trocar contatos com a pessoa em questão, é muito importante que relacionamentos benéficos prossigam ou então todo esse trabalho irá por água abaixo.
E, para que não pareça artificial, forçado, procure encarar toda ação de relacionamento como uma grande oportunidade de aprendizado e de trocas positivas. Gostar de gente fará toda a diferença!
Vale ressaltar, que não há nada de errado com os profissionais introvertidos.
Em muitas ocasiões só o fato de ser um bom ouvinte já pode garantir pontos positivos e assim mesmo lhe render bons contatos profissionais. Mas o mais importante é demonstrar esforço para não se acomodar em sua zona de conforto.
Determinadas profissões exigem de você dedicação para se destacar nos negócios, por isso se você faz o que gosta não perca nenhuma oportunidade!
Para conferir outros conteúdos como esse, assine a newsletter do nosso blog.
Contribua com esse conteúdo