Veja como estimular a qualidade de vida pode ajudar a vencer o sedentarismo dos colaboradores
Além dos impactos na sinistralidade do plano de saúde, o sedentarismo atrapalha o desempenho dos colaboradores, impactando na performance e motivação.
As consequências do sedentarismo podem causar não apenas o aumento do peso corporal, mas também aumentam os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, colesterol alto, osteoporose, queda da imunidade e até mesmo infartos.
Sedentarismo X sinistralidade do plano de saúde
Todas essas doenças listadas acima estão custando caro para as empresas. A recorrência para tratamento desses problemas de saúde afeta diretamente a sinistralidade dos planos.
Uma massa doente é sinônimo de uma conta salgada, difícil de se fechar no RH. Além dos impactos na sinistralidade, o sedentarismo também atrapalha o desempenho dos colaboradores.
Baixa performance, desmotivação, falta de entrosamento, entre outros pontos, acabam sendo comuns por causa do sedentarismo. O negócio ainda fica mais sério: de acordo com pesquisa realizada pela revista The Lancet, 47% dos brasileiros são sedentários.
Em abril, comemoramos o Dia Mundial da Atividade Física e o Ministério Publico alerta que três a cada 100 mortes registradas em 2017, podem ter sido fortemente influenciadas pelo sedentarismo no Brasil.
Como o RH pode atuar para combater esse mal?
Mas ainda há tempo de amenizar essa situação. Não há uma receita pronta de ações que combatam esse mal que é o sedentarismo entre os colaboradores, porém, é necessário que o RH conheça bem seu cliente interno. Existem algumas dicas que ajudam a tornar os planos de ação mais efetivos no combate ao sedentarismo:
1ª dica – É muito importante que o quadro de gestores esteja engajado em qualquer ação que seja efetuada. São eles que irão estimular a participação dos demais colaboradores no projeto.
2ª dica – Aplique práticas de Qualidade de Vida na cultura organizacional. Isso não significa apenas colar cartazes promovendo uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. É preciso instaurar ações efetivas como a flexibilidade de horas, atividades físicas leves durante o horário de expediente, etc.
3ª dica – Sempre incentive a prática de exercícios físicos. Hoje é bastante comum que a área de Benefícios faça parcerias com academias, porém pequenas ações também ajudar a melhorar esse cenário. O primeiro passo para isso é a conscientização, portanto comece informar e alertar as pessoas com periodicidade. Por exemplo: a cada 10 minutos subindo os degraus de uma escada, o corpo perde 80 calorias, já é um bom motivo para trocar o elevador pelas escadas. Esse tipo de mensagem simples gera conscientização e bons resultados.
4ª dica – Eduque e oriente as pessoas com relação à utilização adequada do plano de saúde. Os colaboradores precisam entender a importância de conhecer o seu próprio corpo e investir constantemente em sua saúde. Além disso, conhecer os detalhes sobre o plano de saúde irá diminuir drasticamente o uso inadequado – como por exemplo a utilização do Pronto Socorro em situações incorretas.
A conscientização é o segredo para promover o aumento da qualidade de vida
Pequenas atitudes possuem o poder de transformar hábitos ruins. Uma empresa que se preocupa com a saúde de seu colaborador está um passo a frente.
Praticar atividades físicas previne e pode trazer a cura de diversos males, além disso:
-
Libera endorfina, o que provoca uma sensação de felicidade e bem-estar;
-
Quem pratica atividade física se alimenta melhor, porque a endorfina ajuda a controlar as compulsões;
-
Melhora a qualidade do sono;
-
Libera hormônios que são benéficos contra depressão;
-
Atua no controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão;
-
Possui mais um milhão de benefícios que não cabem neste artigo
A unidade de Benefícios da Propay, possui projetos customizados para necessidades específicas de cada um dos seus clientes.
É sabido que a necessidade de prevenir doenças é cotidiana e demanda estratégia e empenho no processo.
Assim, são realizadas ações focadas em qualidade de vida, além disso, a gestão dos benefícios estratégicos – como o plano de saúde – visando aumentar o controle de recursos, com assistência preventiva e informativa, otimizando a agenda operacional do seu RH.
Entre em contato com nosso time de consultores e conheça as melhores soluções para sua empresa.
Contribua com esse conteúdo