9 benefícios estratégicos do cloud computing


Se tornando cada vez mais popular, o armazenamento em cloud é requisitado por empresas de todos os portes, buscando modernização em seus processos de Recursos Humanos.

A maior mobilidade e facilidade que os recursos em nuvem proporcionam estão ficando cada vez mais convidativos para gestores de grandes e pequenas empresas, a fim de otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

O que é cloud computing?

Em tradução livre, computação em nuvem se trata de uma tecnologia onde o serviço é armazenado em um ambiente virtual, podendo ser acessado em qualquer lugar e a qualquer horário, desde que exista conexão com a internet.

Atualmente, a tecnologia em nuvem conta com 3 modelos diferentes de disponibilização das soluções em cloud, que são:

IaaS - Infrastructure as a Service

Esse modelo oferece recursos configuráveis, podendo converter as configurações de armazenamento, processamento e afins.

Propay SaaS

SaaS - Software as a Service

O software como serviço é o modelo mais popular, onde o contratante paga pela utilização do servidor. O contratante desse serviço não precisa se preocupar com a manutenção do sistema.

PaaS - Plataform as a Service

Por fim, mas não menos importante, a plataforma como serviço, como o próprio nome já diz, é uma plataforma na qual a empresa contratante tem acesso, sendo possível obter as licenças do software e da manutenção para a publicação de um site ou aplicativo, por exemplo.

Qual é a importância de contar com as soluções em nuvem?

Segurança e economia são os principais benefícios das soluções em nuvem, além de gerar maior facilidade na administração do setor de RH na empresa.

Em síntese, o cloud computing é uma tecnologia que chegou ao mercado para facilitar a rotina das organizações, fornecendo uma melhor experiência para quem utiliza o serviço.

Propay Plus

1 - Controle de senhas

Cada vez mais temos a necessidade de guardar informações sigilosas, portanto é importante ter um controle bem rígido de senhas. Uma dica para aumentar sua segurança digital seria utilizar um gerenciador de senhas para garantir total segurança. Com o cloud, isso é possível.

2 - Acesso mobile

O cloud computing oferece mobilidade e acesso via smartphone, possibilitando acesso flexível às informações do sistema.

Com o advento do home office tomando cada vez mais formal, esse benefício do armazenamento em nuvem vem se tornando gradativamente importante, permitindo o acesso mobile em qualquer lugar que você esteja.

3 - Redução de custos

Juntamente com a segurança de dados, a redução de custos é um dos principais benefícios do RH em nuvem. Com a adoção do cloud computing, torna-se desnecessário a manutenção de um servidor próprio para a empresa, pagando apenas o que será utilizado de fato, com o armazenamento em nuvem.

Propay Benefícios

4 - Aumento de produtividade

Agilizando e desburocratizando processos, a tecnologia em cloud permite reduzir tarefas operacionais, deixando a parte burocrática e redundante para o sistema resolver. Assim sendo, é possível atingir as metas em um menor período em relação ao prazo, podendo arrebatar mais clientes para sua organização.

5 - Apoio na transformação digital

O cloud computing permite maior e melhor conexão entre o RH e os colaboradores de uma organização, ganhando agilidade na hora da execução das tarefas no dia a dia da empresa.

O armazenamento em nuvem colabora também com a produtividade e, consequentemente, o clima organizacional, sendo um impulsionador na transformação digital.

6 - Benefícios para o RH estratégico

A tecnologia proposta pelo armazenamento em nuvem permite que a empresa desenvolva uma rotina de trabalho flexível e otimizada, gerando maior plenitude para o RH executar suas estratégias, promovendo melhor clima organizacional na corporação.

7 - Traz tecnologia ao RH

A implantação do armazenamento em nuvem garante uma boa e alta tecnologia para o setor de Recursos Humanos em uma empresa, fornecendo os melhores servidores para atender a necessidade da organização, independente do tamanho da empresa.

8 - Escalabilidade operacional

A escalabilidade do cloud computing permite converter os recursos da nuvem quando for necessário. De maneira simples, é possível aumentar ou diminuir a capacidade deste sistema e o que deixa esta funcionalidade ainda mais importante é não precisar pagar para diminuir ou aumentar os recursos na plataforma.

9 - Otimização de gestão

A própria ideia do armazenamento em nuvem já se trata da otimização de gestão, visto que tal processo é feito de maneira rápida e simples, não precisando instalar qualquer programa para usá-lo.

Promove também maior autonomia ao setor de Recursos Humanos, escalabilidade operacional, aumento da produtividade e segurança da informação. O principal intuito do cloud computing é otimizar e flexibilizar as questões operacionais que envolvem o dia a dia da empresa.

Para acessar outros conteúdos sobre RH, visite nosso Blog. Em caso de dúvidas, peça um contato comercial no nosso website.

Propay BPO

Topics: Tecnologia no RH