Como os colaboradores se sentem em seu ambiente de trabalho?
Essa pergunta é fundamental para quem deseja investir em employee experience, fazer a diferença oferecendo uma trajetória incrível para os funcionários. Hoje em dia, pesquisa sobre employee experience, estudos e levantamentos sobre o tema, evidenciam a sua importância.
Nesta era onde estamos valorizando cada vez mais a saúde emocional, além de um ambiente saudável de trabalho, as empresas têm perseguido um objetivo: ser um lugar onde as pessoas querem trabalhar e não porque precisam.
Essa diferença impacta diretamente na performance de cada um e alavanca os resultados da empresa. Mas o que é exatamente employee experience e como isso pode ajudar nos resultados? Neste post vamos te explicar tudo!
Exmployee Experience
Employee experience ou a experiência do colaborador, trata-se da jornada do funcionário na empresa e sua percepção dos valores dela.
Quando as experiências são positivas as vantagens são inúmeras. Listamos algumas:
-
Atração e retenção de talentos;
-
Maior produtividade;
-
Ambiente de trabalho agradável;
-
Cultura organizacional forte;
-
Entregas potencializadas, entre outros.
Para muitas pessoas, o ambiente de trabalho representa a sua segunda casa, isso porque é comum dividir questões, acontecimentos e problemas com os colegas de trabalho do que com os próprios familiares.
Por que não fazer dessa situação uma vivência agradável? Essa prática promove o crescimento tanto do funcionário quanto da empresa.
Toda essa atenção que os RHs e a empresa dão ao profissional deve ser dada desde o processo seletivo até o seu desligamento. Justamente por isso o employee experience abrange toda a trajetória.
Pesquisa sobre employee experience: HR Trends 2022 - Benefícios Corporativos
Em sua segunda edição, a pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos aconteceu em ambiente on-line com o foco em profissionais de RH que vivem a realidade da gestão de benefícios corporativos em sua rotina diária de trabalho. Ao todo foram 413 respondentes que atuam em empresas nacionais e multinacionais de variados portes.
O tema employee experience foi questionado na pesquisa por se tratar de uma prática considerada importante no mercado. Os resultados sobre os investimentos que as empresas fazem visando a experiência do colaborador, foram;
-
53% dos entrevistados investem na prática de feedbacks contínuos;
-
52% dos entrevistados investem em Treinamento e Desenvolvimento;
-
36% dos entrevistados investem em benefícios que impactam na qualidade de vida;
-
21% dos entrevistados investem em Jornada do Colaborador/Trilha de Carreira.
Implantação de employee experience
Para criar uma estratégia de employee experience é necessário estar atento a alguns pontos. Como é uma prática importante, deve ser uma das principais prioridades para a área de RH. Separamos algumas dicas para a implementação do employee experience:
-
Entenda primeiramente o seu cenário atual – É necessário conhecer o contexto de gestão de pessoas e a estrutura organizacional. Quais são os pontos fortes e os fracos da cultura organizacional, as reclamações mais comuns dos colaboradores e aquilo que eles elogiam. Esse diagnóstico será o seu ponto de partida;
-
Identifique os gargalos e defina objetivos – é necessário saber quais são os gaps para então desenhar uma meta que seja clara e possível;
-
Crie uma jornada dos profissionais – neste momento você pensa em ações práticas para implementar e melhorar a jornada do colaborador. Como? De diversas maneiras! É possível com uso de ferramentas tecnológicas para simplificar a comunicação, estabelecer programas de qualidade de vida e bem-estar, ouvindo ativamente às necessidades dos profissionais para poder saná-las, entre outras ações que visam facilitar o dia a dia;
-
Feedbacks e escuta ativa – Nunca deixe de lado essa prática tão importante. O simples fato de ouvir, pode revolucionar as relações entre empresa e empregado e gerar uma atmosfera de satisfação. Os feedbacks contínuos também são importantes para que as expectativas sejam atendidas;
-
Employee experience como parte da cultura – A jornada do colaborador precisa estar em sintonia com a cultura organizacional da empresa, dessa forma, essa estratégia de valorização do capital humano ajudará inclusive no employer branding.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a experiência do colaborador, como as vantagens, o funcionamento, implementação e até mesmo dados de mercado (pesquisa sobre employee experience dentro do HR Trends), continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de temas e novidades do mercado de RH.
Contribua com esse conteúdo