Quem trabalha na área de RH sabe que não é tão simples ter sucesso quando o assunto é atração e retenção de talentos.
Construir e manter uma cultura que beneficie a atração ou a permanência de talentos na companhia, pode se tornar um grande desafio já que o mercado de trabalho sofre grandes mudanças a cada dia.
Se antes, a geração Y (os nascidos entre 1980 e 1995, muito conhecidos pelos fortes valores morais e a preferência pelas comunicações digitais) já possuía exigências de acordo com as suas necessidades imediatistas, agora, a geração pós-millennials, vulgo geração Z (os nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010), possuem características ainda mais marcantes, valorizando a diversidade, liberdade de expressão e a autonomia.
Administrar essas duas gerações é uma realidade atual para os RHs e muitas vezes algo difícil de gerir e talvez o maior desafio seja atrair e reter.
Contudo, há muitas pesquisas que indicam que um grande influenciador de atração e retenção atualmente é o pacote de benefícios.
Os talentos que entram no mercado de trabalho atual estão cada vez mais exigentes.
Querem trabalhar em empresas que prezam e difundem a qualidade de vida, a sustentabilidade, que oferecem plano de carreira, bons salários aliados a benefícios úteis e agradáveis.
Já as empresas, sabem que o pacote de benefícios corporativos é uma ferramenta muito valiosa para compor a remuneração total do colaborador e com isso poderem atrair e reter os melhores talentos.
Desta forma, a flexibilidade dos benefícios oferecidos acaba sendo uma estratégia adicional para motivar e gerar comprometimento dos funcionários, aumentando sua produtividade.
A implementação de um programa de benefício flexível é uma alternativa para os funcionários escolherem aqueles ativos que melhor atendem às suas necessidades.
Dessa forma, a empresa transforma um determinado valor financeiro que é disponibilizado para cada funcionário no seu pacote de benefícios em uma pontuação; pontuação esta que o colaborador poderá alocar na aquisição dos benefícios que melhor lhe convém.
O formato flexível está se tornando uma tendência muito forte: já é uma prática bastante popular nos Estados Unidos, no Reino Unido e está em um estágio avançado em alguns países da América Latina e isso acaba exercendo uma forte influência no Brasil.
Contar com um programa de benefícios flexíveis atende melhor cada perfil de colaborador, já que existe uma variedade de estilos de vida e consequentemente as necessidades acabam sendo diferentes para cada pessoa.
Para conciliar tudo isso, a solução é a implementação de um modelo dinâmico de gestão de benefícios, uma alternativa viável e flexível.
Os benefícios flexíveis têm ajudado na atração e retenção de talentos justamente porque conseguem preencher a necessidade de cada funcionário permitindo que os colaboradores selecionem pacotes mais adequados às suas realidades.
Vantagens para os colaboradores, um programa deste porte traz inúmeras, como foi citado acima.
Há o aumento do nível de motivação dos colaboradores, o crescimento do engajamento, tudo isso além da melhora do turnover e absenteísmo.
Isso alavanca os indicadores de clima organizacional privilegiando as organizações em rankings de melhores empresas para se trabalhar. Realizar a administração desses benefícios – por serem flexíveis muitas vezes bem diferentes dos habituais – pode ser um pouco mais difícil do que a gestão habitual dos benefícios legais ou estratégicos (comuns). Apesar disso, o retorno desse investimento é muito maior em curto e médio prazo. Ficou com alguma dúvida sobre benefícios corporativos? Entre em contato com os especialistas da Propay.
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