A relação entre gestão de benefícios e redução de custos
Use benefícios para reter talentos e trazer qualidade de vida sem comprometer as finanças. Não é...
Veja se a realidade da sua empresa se adequa a uma flexibilização de benefícios, antes de trocar a abordagem de gestão dos benefícios corporativos.
A nova geração que está invadindo o mercado de trabalho não se importa apenas com o salário que as empresas estão oferecendo.
Nesta última década, alguns conceitos têm feito diferença na hora de escolher um novo emprego ou permanecer nele; sobretudo, as pessoas têm buscado além de novos desafios, o alinhamento entre sua qualidade de vida e o ambiente corporativo.
Justamente por isso um bom pacote de benefícios corporativos é de grande importância para os colaboradores se sentirem apoiados em seu objetivo em melhorar o nível de sua qualidade vida.
A pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos no Brasil, realizada pela Propay com 614 empresas nacionais e multinacionais, que são responsáveis pela gestão de benefícios de mais de 1,2 milhões de funcionários que quando somados aos seus dependentes totalizam 2,6 milhões de vidas, apontou que um dos maiores desafios do RH para os próximos dois anos será implementar uma estratégia de benefícios flexíveis que busca conciliar as necessidades individuais do funcionário com o valor destinado pela empresa ao seu pacote de benefícios.
Neste modelo flexível de benefícios, o resultado mostrou que ainda não é conhecido pela maioria, uma vez que só 49% disseram conhecer, onde 8% já têm implantado e 41% pretendem fazê-lo nos próximos 2 anos.
Estes números demonstram que embora o modelo ainda tenha pequena penetração nas empresas, existe uma forte tendência de que muitas empresas venham a implementá-lo em breve.
As empresas sabem que o pacote de benefícios corporativos é uma ferramenta muito valiosa para compor a remuneração total do colaborador e com isso poderem atrair e reter os melhores talentos.
Desta forma, a flexibilidade dos benefícios oferecidos acaba sendo uma estratégia adicional para motivar e gerar comprometimento dos funcionários, aumentando sua produtividade.
A implementação de um programa de benefícios flexíveis é uma alternativa para os funcionários escolherem aqueles que melhor atendem às suas necessidades.
Dessa forma, a empresa transforma um determinado valor financeiro que é disponibilizado para cada funcionário no seu pacote de benefícios em uma pontuação; pontuação esta que o colaborador poderá alocar na aquisição dos benefícios que melhor lhe convém.
Além de ajudar a direcionar com mais eficiência o investimento da empresa em benefícios corporativos, este modelo desenvolve o conceito de que o funcionário é uma parte ativa nas decisões da organização.
Assim, benefícios flexíveis podem ser um importante fator de diferenciação para atrair e reter talentos.
Com tantas vantagens, é natural que o RH esteja avaliando implementar esse sistema de benefícios. Mas há alguns pontos que exigem atenção para adquirir benefícios flexíveis.
O que a empresa espera alcançar com a implantação desse sistema? Exemplo: melhora do clima organizacional? redução de custo? economia fiscal?
Definida essa resposta, a próxima etapa será fazer um estudo de viabilidade para mensurar o impacto financeiro que a empresa terá, já que a mudança dessa política poderá vir agregar alguns custos que não estavam previstos no orçamento da empresa.
Veja a seguir alguns elementos importantes para as empresas que pretendem implementar uma política de benefícios flexíveis:
A política de benefícios deve estar alinhada com os propósitos de ambas as partes: da empresa, que deseja aumentar o nível de satisfação e de comprometimento de seus funcionários e do colaborador, que busca benefícios que atendam às suas necessidades pessoais, além de um ambiente de trabalho mais favorável.
Antes de decidir quais benefícios serão oferecidos aos colaboradores, é extremamente importante conhecer não só as necessidades, mas também as vontades da população de sua empresa.
Um exemplo simples do que estamos falando é que todos necessitam de um plano de saúde, mas nem todos têm vontade de ter um plano melhor, um plano que contemple hospitais mais sofisticados e preferem usar esta diferença de preço entre os planos para aumentar sua previdência ou melhorar o plano odontológico, por exemplo.
Para projetar um plano de benefícios flexíveis, você deve estudar a legislação trabalhista vigente.
Existem alguns auxílios que são obrigatórios por lei ou acordado com o sindicato e dessa forma, não podem ser considerados benefícios concedidos pela empresa.
Outros precisam ser definidos ou negociados com os sindicatos. É válido também se atentar aos benefícios que são pagos em dinheiro, (bônus ou compensações), pois podem estar sujeitos a impostos ou outros encargos que geram um custo adicional.
O pacote de benefícios é muito importante para atração e retenção de talentos, sendo assim, quanto maior a importância que a empresa dá para este assunto, maiores são as chances de atrair e reter os melhores profissionais.
Para isso, a organização deve ser transparente sobre os benefícios que oferece, a quem são oferecidos e em quais condições.
Quando um funcionário escolhe trabalhar em uma empresa, ele deve ter clareza sobre o que receberá em troca de seu compromisso com ela.
Nas apólices de seguro de saúde, por exemplo, a empresa geralmente oferece planos de diferentes níveis, de acordo com uma elegibilidade que pode ser feita pela posição ou função do colaborador ou pela faixa salarial, o que hoje começa a se tornar mais comum em função da carreira em Y.
É fato que as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas no trabalho e não é à toa que a qualidade de vida tem sido um ingrediente de grande importância na busca da melhor pacote de benefícios que consiga ter um custo adequado e ofereça as melhores alternativas de benefícios do mercado.
Dar atenção à qualidade de vida do colaborador é trabalhar para reduzir o alto grau de presenteísmo instalado em muitas empresas, onde a presença física do funcionário maquia a baixa produtividade instalada.
De acordo com uma pesquisa do Gallup, apenas 13% dos funcionários do mundo são engajados com o que fazem o que confirma o que falamos sobre o alto grau de presenteísmo nas empresas. Neste caso, cabe a área de recursos humanos identificar no mercado oportunidades que materializem a estratégia de se ter um ambiente de trabalho saudável e contar com benefícios flexíveis pode ser uma boa alternativa para a implementação dessa estratégia.
Ao fazer qualquer investimento, você deve definir metas claras sobre o retorno esperado. Isso não é diferente quando falamos sobre administração de pessoal.
Portanto, é essencial medir como os funcionários avaliam o pacote de benefícios oferecido pela organização.
Pesquisas de satisfação são uma boa alternativa de avaliação, pois fornecem informações valiosas que ajudam a analisar se o investimento está gerando o retorno esperado e aumentando a percepção do funcionário sobre a qualidade do pacote de benefícios ofertado.
A gestão de benefícios realizada com competência agrega muito valor para a organização, uma vez que interesses da empresa somados aos interesses dos colaboradores, acaba potencializando a satisfação de ambos e rendendo resultados incríveis. Um programa de benefícios flexíveis traz inúmeras vantagens.
Com algumas informações você já consegue saber se é um modelo que se encaixa em sua empresa.
Se os colaboradores são exigentes, vale a pena estudar e investir.
Fonte: Segs
Uma das maiores empresas brasileiras especializadas em serviços de terceirização para os processos de Recursos Humanos, a Propay oferece tecnologia e atendimento de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio. Atuamos com folha de pagamento, gestão de benefícios e softwares que auxiliam os processos burocráticos internos, buscando facilitar o dia a dia de cada cliente, sempre atendendo as novas legislações e desafios.
Use benefícios para reter talentos e trazer qualidade de vida sem comprometer as finanças. Não é...
Os benefícios flexíveis são uma alternativa acessível e versátil quando se trata de benefícios...
A gestão de benefícios corporativos está mudando. Com a possibilidade de contar com benefícios...
Se inscreva aqui e tenha aceso ao
conteúdo que agrega valor ao
seu
RH
Contribua com esse conteúdo