Entenda alguns das vantagens e desvantagens do modelo de gestão de benefícios flexíveis.
É importante observar se essa realidade adequa-se ao seu negócio. Inicialmente, com a ideia de promover a qualidade de vida e a atração e retenção de talentos, as empresas estão considerando não apenas o plano de saúde no pacote de benefícios, mas também a implementação de um novo modelo, o chamado benefícios flexíveis.
Você sabe o que é benefício flexível? Você conhece as vantagens e desvantagens desse modelo? Vamos responder essas e outras perguntas nesse artigo.
Os esquemas de benefícios flexíveis, têm se tornado uma maneira de oferecer aos colaboradores um poder de escolha em relação aos benefícios que recebem, o que pode melhorar o engajamento dos funcionários, já que se sentem parte integrante de uma equipe quando possuem o poder de decisão nas mãos.
Benefícios ofertados para os colaboradores, além do salário, é muito importante porque mostra o quanto você prioriza o investimento em capital humano.
Um sólido pacote de benefícios pode ajudar a atrair e reter talentos, além de tornar a sua empresa mais competitiva comparando-a com outras do mesmo setor de negócios.
A gestão de benefícios é um conjunto de métodos de administração que visa organizar a utilização dos benefícios pelos funcionários de uma empresa.
Vale-transporte
Vale-alimentação
Plano de saúde
Férias remuneradas
Poder escolher os benefícios que melhor te atendem é um grande motivador.
Atualmente, é muito comum que os colaboradores busquem empresas que ofereçam benefícios mais condizentes com a sua realidade, então um plano de saúde excelente muitas vezes faz toda a diferença na escolha de uma empresa para se trabalhar. Além disso, a abordagem de flexibilização de benefícios representa uma estratégia para a área de RH para atrair e reter talentos.
Com a empresa oferecendo condições cada vez mais vantajosas para seus profissionais, a tendência é que ele não sinta a necessidade de buscar novas oportunidades no mercado, o que acaba colaborando na diminuição do turnover também.
A implementação de um programa de benefício flexível é uma alternativa para os funcionários escolherem aqueles que melhor atendem às suas necessidades.
Dessa forma, a empresa transforma um determinado valor financeiro que é disponibilizado para cada funcionário no seu pacote de benefícios em uma pontuação; pontuação esta que o colaborador poderá alocar na aquisição dos benefícios que melhor lhe convém. Esse modelo atende melhor cada perfil de colaborador, já que existe uma variedade de estilos de vida e consequentemente as necessidades acabam sendo diferentes para cada pessoa.
Os benefícios flexíveis têm ajudado na atração e retenção de talentos justamente porque conseguem preencher a necessidade de cada funcionário permitindo que os colaboradores selecionem pacotes mais adequados às suas realidades.
Aumenta a motivação e engajamento dos profissionais;
Impacta positivamente na atração e retenção de talentos;
Possibilita a personalização dos benefícios baseado na procura e adesão, garantindo a satisfação dos colaboradores de acordo com suas preferências;
Ajuda a reduzir custos descartando benefícios com baixa procura;
Por fim, um programa de benefícios flexíveis requer um cuidado e um planejamento maior da equipe de RH, o que podemos dizer ser uma desvantagem desse modelo.
Ele exige mais planejamento e organização da equipe de Recursos Humanos da empresa. Sem o devido acompanhamento, a empresa fica suscetível a riscos e pode acontecer alguma contestação legal sobre a validade do pacote de benefícios oferecido aos funcionários.
O modelo de benefícios flexíveis pode ser uma ferramenta para melhorar as estratégias de gestão de carreira do RH de sua empresa.
Visite nosso blog para acessar outros conteúdos como esse! Em caso de dúvidas, peça um contato comercial no nosso site. Nossos especialistas irão ajudar.