Propay | Blog

Veja 4 motivos para terceirizar os processos de RH na sua empresa

Escrito por Propay | 03-07-2020 14:41

O departamento de Recursos Humanos, definitivamente, faz parte do negócio. É um núcleo absolutamente essencial em qualquer empresa. Não é só para organizar a festa de fim de ano não, meu caro!

No RH estão concentrados processos de gestão de pessoas, como atração e retenção de talentos, por exemplo, além de questões burocráticas que se relacionam com todo o ecossistema do seu negócio. O RH é a visão da empresa de dentro pra fora. É o primeiro contato com o colaborador e, apesar dessa faceta humanizada, o departamento ainda lida com uma atribulada rotina operacional.

Em muitos casos, ela ainda envolve contabilidade, folha de pagamento, além da temida legislação trabalhista brasileira. É um ponto focal de grande valor estratégico e é por isso que nos últimos anos ele vem conseguindo protagonismo. Impulsionado junto com outros movimentos, como a transformação digital, por exemplo e a respectiva digitalização do RH, as coisas estão mudando e muito rápido.

Pensando no alto valor agregado que o setor consegue gerar, elencamos 4 motivos pra você terceirizar os processos de RH na sua empresa e conseguir obter um ganho de performance que com certeza fará com que o seu negócio saia na frente dos demais.

1. Promove a redução de custos

o momento de crise econômica severa que estamos vivendo, conseguir cortar custos muitas vezes pode definir o futuro de um negócio.

A terceirização ajuda a empresa nesse processo de tornar os gastos mais enxutos, mas como isso acontece?!

A terceirização de RH descentraliza o departamento de Recursos Humanos de maneira estratégica, conseguindo liberar profissionais das atividades operacionais para pensarem na estratégica.

A terceirização inclusive pode impactar na estrutura do departamento, uma vez que o volume de atividades operacionais seja menor. Ela impacta os processos e ajuda você a otimizar diversos touch points do negócio.

2. Tornar o RH mais estratégico

A terceirização é a oportunidade perfeita para repensar o fluxo de processos dentro do departamento de Recursos Humanos.

Essa revisão de tarefas é o pontapé inicial para uma nova abordagem com relação às entregas.

Esse mindset vai ser o responsável por integrar todas as ações do departamento e quem sabe até vislumbrar a digitalização do setor, apostando na transformação digital para conseguir trabalhar de forma ainda mais dinâmica.

3. Ganho de performance

Com uma operação mais azeitada e um fluxo de processos otimizado, a tecnologia e o novo enfoque estratégico também representam um aumento de performance dentro das equipes.

Agora sem aquela volume operacional maçante, o escopo dos profissionais ganha nova vitalidade com uma visão holística adquirida após conseguir uma visão geral da área.

Essa nova perspectiva é fundamental para seguir melhorando e gerando valor, não só para o RH em si, mas para a empresa como um todo.

4. A terceirização de RH também reduz riscos

Ao promover a terceirização dos seus serviços, o fornecedor assume parte das responsabilidades do seu RH.

Com isso, é possível não só mitigar erros, mas também se concentrar nas atividades que compõe a rotina do setor.

É importante contar com um parceiro, justamente para conseguir desafogar as equipes e repensar quais demandas podem ser feitas fora da sua empresa.

É um processo que precisa de estudo e que leva tempo, por isso é importante procurar o parceiro ideal para apoiar a sua empresa, não só na fase da transição, mas durante todo o processo.

Para acessar outros conteúdos sobre RH, visite nosso Blog. Em caso de dúvidas, peça um contato comercial no nosso website.