A tecnologia atual consegue atender o RH com inúmeros recursos que mantém informações e processos seguros. Confira como sua empresa pode contar com isso.
Já faz algum tempo que as empresas têm cobrado da área de RH um posicionamento estratégico, que esteja orientado em prol do negócio e não mais somente para as atividades operacionais.
A tecnologia tem evoluído rapidamente e consegue atender o RH com inúmeros recursos que mantém informações e processos seguros, com mais agilidade para implantações, metodologias e outras demandas.
Os sistemas atuais, além do operacional, atuam também em funções estratégicas, como o apoio a decisões de sucessão, treinamento e desenvolvimento e recrutamento e seleção, por exemplo.
Existem diversas formas de se estruturar e organizar a informação dentro do software para sustentar cada metodologia.
Terceirizar as atividades de RH também é um ponto que envolve tecnologia, estratégia e trabalho operacional. Com outsourcing, você consegue conciliar todas as necessidades que a área de RH precisa.
O mercado amadureceu e já percebeu que ao transferir suas atividades operacionais, acaba ganhando mais tempo para se dedicar às estratégias de negócio, além de ter mais segurança com processos automatizados.
Mas para que isso aconteça de maneira assertiva, é preciso contar com parceiros aptos a entender as reais necessidades da empresa contratante e os modelos que conseguem atender todas as demandas.
Um modelo sendo bastante requisitado e pautado nas empresas que buscam terceirizar de uma maneira mais dinâmica e simples é o ASP.
ASP – Application Service Provider – trata-se de uma aplicação via web que propicia liberdade para o cliente executar tarefas operacionais de acordo com sua rotina, necessidades e prazos estabelecidos.
O cliente utiliza o sistema e a estrutura de banco de dados da empresa fornecedora.
São inúmeras as vantagens que a utilização do ASP traz. Ele é parametrizado de acordo com as necessidades de cada cliente, possui um custo baixo com relação a implementação e manutenção, o cliente não precisa investir em licenças de software e nem em infraestrutura como servidores, licenças de banco de dados, backups, entre outros. Com o ASP, o cliente é responsável pela operação do software e a fornecedora por toda a infraestrutura (hardware e software) e suporte seja ele de TI ou funcional.
Nos últimos dez anos, desenvolveu-se um ambiente favorável para a utilização de um modelo de terceirização com total flexibilidade e baixos custos.
É justamente por isso que o ASP se adequa facilmente quantitativamente e qualitativamente para muitas empresas.