Promova a qualidade de vida home office, principalmente para evitar desgastes em função do distanciamento social. Hoje as empresas perceberam que o salário não é o fator mais importante nas escolhas profissionais de um indivíduo.
Hoje em dia, é necessário oferecer qualidade de vida no trabalho e agora oferecer também: qualidade de vida no home office.
Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o Brasil ocupa o 10° lugar e tem uma média de 39,5 horas de trabalho semanal, ou cerca de 8 horas por dia. A média global é de 36,8 horas. Ou seja, passamos muitas horas do dia dedicado as nossas atividades formais e dessa forma é impossível que os gestores de RH e a diretoria das empresas não se preocupem com a qualidade de vida do colaborador no trabalho.
Além disso, ainda vivemos em meio a uma pandemia. Atualmente é impossível não considerar a qualidade de vida no trabalho mesmo que seja no home office.
As empresas que adotaram o regime de home office (antes ou durante a pandemia), precisam desenvolver ações para assegurar que seus profissionais tenham a melhor relação possível com suas atividades e, desta maneira, alcancem a tão desejada qualidade de vida no trabalho. Mesmo que muitos profissionais tenham suas próprias ferramentas de trabalho, como notebook, desktop ou celulares, é missão da empresa entregar a seus funcionários todos os recursos necessários para realizar suas entregas. Durante a pandemia de coronavírus, muitas empresas ofereceram também cadeiras para que seus colaboradores pudessem trabalhar de casa. Ter uma cadeira adequada é essencial para evitar problemas na coluna, desconfortos para os pés ou até mesmo problemas de visão.
A pandemia pegou todos de surpresa. Um dos pontos principais para uma boa gestão de equipe é a elaboração de um plano estratégico.
Esse é um cuidado especial a ser tomado, já que ele vai simular situações de curto, médio e longo prazo. O home office é uma realidade que veio para ficar, é um dos grandes legados da pandemia. Como ele será? vai depender do tipo de atividade e modelo de gestão das empresas. O home office, que fazia parte do pacote de benefícios de algumas empresas, era considerado um grande diferencial quando o assunto eram os benefícios dos sonhos dos colaboradores, hoje deixou de ser um diferencial e passou a ser uma realidade. Inicialmente, compulsoriamente por causa do isolamento social, agora, um projeto que passou a fazer parte da estratégia das empresas, já que deu muito certo e todos perceberam sua viabilidade.
A tecnologia aproximou as pessoas e encurtou a distância. Por isso, um dos primeiros passos é manter a conexão entre as pessoas.
Entretanto, liderar à distância exige novas abordagens que precisarão ser experimentadas e exercitadas, por isso é importante que os gestores organizem reuniões, feedbacks e até mesmo happy hours. Essas ações são essenciais para manter a sinergia e ajudam os colaboradores a se sentirem motivados a baterem suas metas de grupo e pessoais mesmo que a distância.
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