A Segurança e a Saúde no Trabalho, como metodologias de prevenção e de bem-estar, contribuem para demonstrar que uma empresa é socialmente responsável, além de proteger e reforçar a imagem de marca e o seu valor.
Por sua antecipação, a prevenção reduz as quebras de produção aumentando a produtividade, reforçando o compromisso dos trabalhadores para com a empresa, pois cria mão-de-obra mais competente e mais saudável.
Com isso, é possível reduzir custos para a empresa decorrentes de acidentes de trabalho e incentiva os trabalhadores a permanecerem na vida ativa durante mais tempo. Restando, então ter clara a distinção entre prevenção e a correção em questão de saúde e bem-estar no trabalho para gerir uma metodologia eficaz.
A questão que a maioria das correções, além de onerar, pode gerar desagrados. E coloca uma questão no ar: o ocorrido poderia ter sido pensado, analisado e prevenido antes de ter acontecido?
Normalmente, sim. Mas uma questão ainda cultural criou o lema: corrigimos muito, prevenimos pouco.
Muitos profissionais questionam se existe o momento ideal para a correção; em geral, entende-se que sim e, geralmente, quanto mais cedo ele ocorrer, melhor para a empresa, que poderá prevenir despesas desnecessárias e gerenciar melhor suas verbas.
Vale destacar, contudo, que esse trabalho exige do RH uma revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho.
Esta postura preventiva ajuda a reduzir custos adicionais e, ao mesmo tempo, fornece assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho é sempre custosa e provoca estresse em toda a equipe de RH.
Dentro do foco de atenção do profissional de recursos humanos, ainda devem estar os chamados “agravos”, além da assistência mediante o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.
Como se pode ver, a fonte de custos pode não ser facilmente “estancada”, o que ressalta a importância desta atuação vigilante e proativa do departamento.
Por sua vez, a prevenção pode ser o melhor caminho para evitar problemas que devem ser antecipados pelo RH.
Abaixo listamos aspectos centrais para compreensão das vantagens da prevenção:
Com todos os processos preventivos mapeados, o gestor pode identificar com propriedade as tarefas físicas, emocionais e ambientais que mais indicadas para cada um dos colaboradores, contribuindo para a alocação de esforços para a execução de tarefas em que cada indivíduo tenha proficiência e que sinta bem-estar, permitindo uma maior produtividade.
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