O controle de ponto eletrônico é um sistema responsável por registrar a jornada de trabalho dos colaboradores. Inicialmente ele é encarregado de extrair informações como faltas, atrasos, horas extras e outros dados importantes que entram para a gestão da folha de pagamento.
Neste artigo, você irá conhecer as vantagens estratégicas do controle de ponto eletrônico.
Existem diversos modelos com muitas vertentes, para melhor se adaptarem ao perfil e demandas de cada companhia.
Atualmente sabemos que a jornada de trabalho pode variar de acordo com a empresa, funcionando em horário comercial ou por regime de escala.
De qualquer forma, é preciso ter um sistema que ajude a controlar se todos estão obedecendo aos horários de entrada e saída da jornada de trabalho, inclusive a gestão de adicional noturno, por exemplo.
Todavia, as vantagens de cada sistema de ponto, é extremamente importante para escolher o modelo certo.
Apesar da obrigação de controlar o ponto, as empresas podem escolher o tipo de sistema que será utilizado. Confira os principais:
Método mais antigo, consiste em anotar as horas trabalhadas em um livro físico. Provoca maior trabalho para departamento pessoal já que é passível de erros e rasuras.
O cartão deixou de servir apenas para identificação e passou a servir para a marcação de ponto.
O colaborador utiliza um cartão de ponto o qual marca a jornada de trabalho por quinzenas, nas partes da frente e de trás do papel.
Uma opção segura que consiste no reconhecimento do colaborador através de características únicas como as digitais.
Considerada a opção mais moderna do mercado, com ferramentas especificas o controle de ponto se torna mais efetivo, sem erros e com um controle avançado. Integrados ao sistema de folha de pagamento, a interseção entre as ferramentas é instantânea.
Há diversas vantagens na utilização do ponto eletrônico. O sistema de ponto eletrônico permite que os profissionais da organização registrem a quantidade de horas trabalhadas de maneira simples e fácil.
Tal sistema funciona através de aplicativos, pelo próprio smartphone; biometria, com a impressão digital ou; crachá magnético, que na maioria das vezes geralmente é usado em catracas.
Com a drástica diminuição de erros operacionais, automaticamente os custos extras caem também.
O total controle sobre faltas, cálculo de horas extras e atrasos, gera maior economia de tempo, já que evita retrabalhos e o fim de erros que geram despesas para a empresa, o que facilita também o cálculo de rescisão quando necessário.
Além de poder contar com a exatidão do controle de ponto eletrônico, na gestão da jornada, questões relativas aos direitos trabalhistas são resolvidas com muito mais facilidade e total segurança. Isso sem dúvida é uma vantagem tanto para empresa quanto para o funcionário. Mas, é importante salientar que antes de tudo é necessário que haja uma comunicação muito transparente.
O funcionário precisa entender perfeitamente como funciona o sistema de ponto da empresa e como isso pode implicar nos cálculos para evitar confusões futuras.
Toda empresa possui diferentes perfis de trabalhadores, os quais recebem a informação de uma maneira distinta.
Enquanto alguns são ágeis no entendimento de termos mais técnicos, outros têm dificuldades de interpretar questões muito específicas. Portanto, o RH deve prezar a comunicação e abranger/atingir todos os colaboradores.
Talvez a escolha do ponto não seja tão simples, mas o mercado possui um leque de opções que com certeza se encaixam com a realidade da sua empresa. Ficou com alguma dúvida?
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