O Home Office é a principal alternativa para o ambiente corporativo superar o coronavírus. Entenda como as medidas de contingência são fundamentais.
Com o advento do Coronavírus, a dinâmica do mercado corporativo foi completamente alterada. Devido ao aumento do volume de casos em escala global, o trabalho remoto se tornou a melhor opção, mas implantar essa política de home office em 100% da empresa (em poucos dias) é um grande desafio.
Pensando nisso, a Propay acionou o seu comitê de contingência – composto pelas principais áreas do nosso negócio - para pensar num Plano de Continuidade que estivesse alinhado para garantir a entrega dos serviços.
Plano de contingência - Coronavírus (COVID-19)
Pensando na realidade da companhia, os principais objetivos do plano foram:
O principal tópico do comitê - dentre todos os departamentos envolvidos – foi como dinamizar as entregas entre todos os processos do negócio, justamente para viabilizar o trabalho e manter as áreas integradas, mesmo com o trabalho remoto (home office).
Conseguimos neutralizar a questão da mobilidade, promovendo o isolamento social que, infelizmente, nesse momento, é uma das principais recomendações.
Numa ação que sensibilizou os principais pontos de contato de cada departamento, a Propay conseguiu responder às exigências do mercado com bastante agilidade.
Higienização do escritório
Outro pilar de suma importância para o contexto de toda essa operação, foi a higienização completa das dependências do escritório Propay. Ainda que o ambiente já esteja evacuado, o vírus é bastante resistente e pode permanecer no ambiente por até 4 dias.
Mesmo que o prognóstico não nos faça retomar a operação tão cedo, precisávamos nos preocupar com os colaboradores que ainda estavam no escritório, para não conturbar essa fase de transição.
A importância da comunicação interna para superar o Coronavírus
A comunicação interna foi uma das essências para que o plano de Continuidade de Negócios fosse possível. É importante priorizar a elaboração de uma comunicação efetiva e que consiga transparecer os pontos de maneira direta, informativa e que favoreça a agilidade para que o conteúdo seja disseminado com dinamismo.
É importante que o material contenha os principais pilares (com base nas prioridades do seu negócio) para garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com questões como o trabalho remoto, por exemplo.
Home office: foco na qualidade de vida dos colaboradores
Além de todas as medidas já citadas, também suspendemos todas as visitas e viagens marcadas até que a situação seja normalizada. Pensando nisso, seguiremos monitorando, sempre em contato com todas as áreas do negócio para posicionar os nossos colaboradores e clientes da melhor maneira possível.
Estamos prevendo ajustes semanais, sempre contemplando as recomendações dos órgãos responsáveis, na medida em que também disponibilizamos apoio às equipes para facilitar a transição do trabalho físico para o trabalho remoto, o chamado home office.
Até o momento, esse é o formato mais seguro e é necessário priorizar a segurança em prol da continuidade.
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