A Retenção de talentos é um fator-chave para não perder investimentos em capacitação.
Os chamados benefícios geniais são estratégicos para reter talentos, oferecendo pacotes diferenciados.
O (re)conhecimento do potencial de cada funcionário é uma das estratégias adotadas por qualquer gestor, uma vez que as pessoas são peças fundamentais para o sucesso de uma empresa - e que para funcionar demanda uma boa gestão.
Mas conquistar o comprometimento dos colaboradores não é tarefa simples e prontamente tangível.
Treinar, repassar os valores, os objetivos e a cultura da empresa, orientar sobre os processos e os padrões de trabalho são atividades que consomem tempo.
Assim, listamos alguns tópicos importantes, pensando no plano de carreira como uma forma de reter talentos, com base num bom pacote de benefícios corporativos:
Um plano de carreira ajuda o colaborador a visualizar as possibilidades internas e, assim, investir no seu crescimento profissional, mapeando todos os cargos, responsabilidades e qualificações exigidas.
A retenção de colaboradores engajados está intimamente ligada à valorização das pessoas.
Evite o micro-gerenciamento: dê autonomia aos colaboradores
Privilegie um ambiente onde os colaboradores podem desenvolver projetos com maior autonomia, explorando o potencial de cada indivíduo.
Dessa forma, é possível propor novos desafios para favorecer o desenvolvimento de novas competências.
Adote o hábito de dar feedbacks em todas as esferas da organização como importante ferramenta de gestão de pessoas.
Os gestores devem esclarecer se os colaboradores estão atendendo às expectativas da empresa, quais os pontos fortes e o que deve ser melhorado.
Conversas claras e francas facilitam o relacionamento entre gestores e subordinados, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais amistoso e saudável.
Crie ações para melhorar o clima no ambiente de trabalho.
Estimule a prática de esportes, promova campeonatos internos ou disponibilize áreas de lazer, dê espaço para práticas alternativas, como ginástica laboral, massagens etc. É importante se mostrar atento às opções do mercado.
Estimule a troca de ideias e experiências, dentro de um ambiente leve.
Boas ideias, projetos ou soluções para problemas surgem justamente desse tipo de interação/conversa informal.
Uma equipe precisa compreender a importância de cada membro, reconhecer as habilidades e aproveitar as competências individuais. Grupos heterogêneos produzem mais e melhor, por isso a diversidade deve ser sempre bem-vindas.
Treinamento e atualização constante e adequada ao exercício profissional. Invista sempre em treinamento e qualificação dos colaboradores.
Esse é um ponto importante na construção e manutenção de equipes de alta performance.
Avalie as necessidades, novas tecnologias e pense no aprimoramento profissional do grupo. É importante ressaltar que a retenção de talentos está intimamente vinculada à valorização das pessoas.
Por isso, pesquise sobre as melhores práticas de gestão, seja criativo e ouça a sua equipe. Este é o caminho para o sucesso do negócio!