Uma mesma ferramenta não atende as necessidades de duas empresas diferentes da mesma forma.
Cada organização possui suas peculiaridades e muitas vezes é necessário contar com a customização de vários serviços ou produtos.
Não poderia ser diferente com o fornecedor que atende a folha de pagamento da sua empresa.
Hoje em dia é muito comum o RH contar com vários parceiros que realizam a gestão de atividades terceirizadas.
Na maioria dos casos, serviços parametrizados acabam tendo grande relevância nos processos para que estes reflitam a realidade de cada empresa. Saiba escolher o fornecedor que oferece isso para seu negócio.
Na administração de Recursos Humanos, a gestão da folha de pagamento de uma empresa é o que compreende o maior número de parametrizações que influenciam no resultado final da área de departamento pessoal, justamente por ser um ponto sensível, uma vez que há a possibilidade de erros ou acertos na apuração do processamento da Folha, que recai diretamente nos resultados financeiros da empresa.
Parametrizar é atribuir valores, apontar referências, indicar os impactos e agrupar verbas, por exemplo. É um conjunto de atividades que não podem ser feitas aleatoriamente, mas baseadas no que a legislação trabalhista, tributária e previdenciária estabelece.
O processo de conhecer a lei, as normas complementares, acompanhar suas mudanças e entender qual o reflexo que determinada norma possui sobre as verbas salariais que compõem a folha da empresa...
Tudo isso faz parte do processo de parametrização.
Desta forma é necessário um processo de customização de sistemas que possa transformar os parâmetros estabelecidos, pois o software pode ser implantado sob medida para as necessidades da empresa.
Dessa forma, é possível respeitar o ramo de negócios, metodologias de trabalho, a rotina de cada departamento e as preferências do usuário, permitindo identificação e integração das particularidades, elevando o nível de produtividade da equipe no cumprimento de suas rotinas.
Existem muitas empresas com expertise no que tange a customização dos serviços principalmente relacionados a folha de pagamento, entretanto, há um certo vício rondando a área, pois as soluções que geralmente são apresentadas, são “pacotes-padrão”, aqueles que já estão desenhados.
Estes não respeitam peculiaridades e dinâmicas de cada organismo empresarial, oferecendo as mesmas soluções para todas, ainda que cada negócio tenha sua especificidade e exija parametrização dos sistemas da maneira adequada a seu perfil.
É justamente aí que se torna fundamental contar com fornecedores que possam oferecer exatamente o que o cliente precisa: desde uma customização simples até a mais complexa.
Na trilha de novas estratégias que comportem riqueza técnica é necessário contar com equipe especializada em migração de dados que é, sem dúvida, o ponto de partida para dar segurança a este cliente.
A Propay inova o processo de customização de sistema a partir da integração da folha de pagamento com sistemas de RH, tendo o suporte de uma auditoria de cálculos e redesenho de processos envolvidos na gestão da folha, monitorando movimentações, como, por exemplo:
Admissão;
Férias;
Afastamentos;
Transferências;
Rescisão;
Homologações;
A Propay ainda oferece amparo de assessoria jurídica na elaboração das guias e relatórios para recolhimentos legais, em que o cliente terá a oportunidade de revisar todas suas regras de cálculo e parametrizar seu sistema para máxima aderência à legislação.
Outro detalhe importante, é a possibilidade de rever todos os processos internos que impactam no processamento da folha e no cálculo de tributos, eliminando riscos de natureza trabalhista, previdenciária ou tributária.
Além disto, oferece expertise na implementação do eSocial com integração a outros sistemas, oferecendo os indicadores mensais de qualidade da folha, com consistente integração contábil e financeira, relatórios detalhados e, na nova era digital, oferece uma interface amigável e intuitiva.
Portanto, na escolha de uma boa parceria, leve em consideração aquela que ofereça apoio não somente no modelo de gestão de folha de pagamento, mas na comunicação com seu público alvo.
Mais que saber gerenciar e operar, é preciso ter uma postura que viabilize o máximo de resultados com o recurso oferecido, sem incorrer em custos elevados, para evitar a perda do controle financeiro.