A gestão de benefícios corporativos e a gestão de talentos andam juntos, as empresas que percebem isso, estão em vantagem na hora de reter talentos. Quando o assunto é atração e retenção de talentos, existe um ponto-chave que influencia demais a equação do planejamento estratégico do RH.
Os Benefícios Corporativos estão ganhando cada vez mais força no mercado, principalmente em tempos de crise e quando se trata da gestão de talentos.
Pensando nisso, a Propay conduziu a pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos no Brasil, pelo segundo ano, dessa vez com foco em Plano de Saúde e outros benefícios atrativos no mercado.
O objetivo do estudo foi traçar um panorama completo do cenário de Benefícios Corporativos no Brasil. O plano de saúde foi o foco dessa pesquisa, pois esse é um benefício de complexa gestão que, em função da taxa de sinistralidade, tem sido uma grande pedra no sapato do RH nos últimos anos.
O estudo HR Trends – Benefícios corporativos no Brasil, foi realizada por meio de pesquisa online, com um questionário quantitativo e outro qualificativo que ficou disponível para coletar respostas entre os dias 27 de maio e 12 de julho de 2019.
O estudo contou com a participação de 614 empresas nacionais e multinacionais, de 17 setores que analisaram a atual situação da Gestão de Benefícios de mais de 1,2 milhões de colaboradores e mais de 2,6 milhões de vidas. A divulgação da pesquisa foi por e-mail e também contemplou os clientes da Propay.
As tendências de mercado não param de emergir e um RH estratégico é aquele que acompanha e analisa as possibilidades de mercado para implementar em sua empresa.
O cenário atual de Benefícios Corporativos apresenta diversas opções para o RH, basta estudar e entender aqueles que fazem sentido implementar ou manter em sua organização.
A pesquisa HR Trends com o foco em Benefícios entra no detalhe de cada um deles e mostra, a importância dos mesmos na atração e retenção de talentos além de highlights finais que expõe as principais dores desse mercado.
O RH tem um grande desafio pela frente principalmente no que tange a Assistência Médica. Fazer a gestão do plano de saúde, encontrar parceiros que atendam suas necessidades e que de fato esteja a frente as negociações do plano são consideradas obstáculos.
65% dos participantes afirmam que a gestão de seu Plano de Saúde já é realizada em parceria com a sua corretora de benefícios.
17% afirmaram que já enfrentaram problemas de gestão com a corretora. 46% dos respondentes da pesquisa afirmam que já tiveram problemas com a gestão do Plano de Saúde, sendo que 29% estão relacionados ao atendimento prestado pela operadora de saúde e 29% com o alto custo do plano.
Os desafios são muitos, mas o RH ainda consegue dar conta de encará-los já que 97% dos respondentes/RHs afirmam que participam ativamente de todo o processo de contratação ou a renovação do contrato de Assistência Médica.
Com o resultado da pesquisa ficou claro que o maior obstáculo na gestão dos benefícios corporativos com foco em Plano de Saúde é justamente a dificuldade em reduzir custos.
Com a variável da taxa de sinistralidade sempre mudando, as empresas precisam de uma margem para poder manter o benefício.
Foram diversos desafios apontados para o RH, quando o assunto é Assistência médica, citaremos 2 deles:
Ao traçar um panorama sobre as operadoras e seguradoras, o objetivo é mostrar tudo que precisa ser levado em consideração na hora de escolher um parceiro: uma consultoria de gestão e benefícios corporativos.
Ao avaliar o processo de contratação e as características do contrato, os desafios do RH ficam mais claros e, com isso, a escolha fica mais fácil, uma vez que os pontos de atenção ficam explícitos.
Assim como os desafios citados acima, a pesquisa identificou que existem alguns elementos que precisam ser bastante explorados pelo RH. Um deles é a flexibilização dos benefícios corporativos.
O RH possui um desafio de fato muito grande no que diz respeito à estruturação de uma estratégia que encontre um meio termo entre versátil e competitivo.
Ainda mais em tempos de geração millennial, fica cada vez mais difícil contemplar tantas exigências específicas. É preciso que as necessidades de seus colaboradores sejam identificadas e incorporadas.
O estudo apontou que este modelo de gestão de benefício é uma grande dor do mercado. Apenas 48% dos entrevistados sabem o que são benefícios flexíveis e 8% já implementaram a estratégia em suas empresas. 41% dos entrevistados possuem a intenção de implementar nos próximos dois anos, o objetivo deles é oferecer um benefício condizente com a necessidade de cada funcionário.
Desta maneira, esse modelo de gestão de benefícios deverá crescer fortemente nos próximos anos para atender as necessidades especificas de cada funcionário.
Pesquisas como a HR Trends – Benefícios Corporativos no Brasil, auxiliam os líderes de Recursos Humanos na tomada de decisão. Os dados dão um parâmetro para os próximos passos que deverão ser dados.
Gostou desses insights? Baixe agora mesmo a pesquisa e tenha acesso às informações na íntegra!