O plano de saúde é um dos mais populares e requisitados benefícios. Seu principal propósito é bem claro: oferecer possibilidades de tratamento para eventuais doenças dos colaboradores.
Diante disso, muitos entendem que o melhor a se fazer é direcionar o investimento de modo que sua empresa possa oferecer o melhor plano, para que seu colaborador o use tanto o quanto for necessário.
Embora lógico, esse pensamento não representa a melhor estratégia nem para você, nem para seu colaborador.
Quando o RH foca em oferecer soluções para doenças, automaticamente o foco sai do investimento em saúde (que tem um caráter preventivo) e passa para a correção de problemas que já estão ocorrendo (que é uma postura reativa).
Para complicar ainda mais a situação, a maioria das consultorias de benefícios não se comporta de forma engajada e ativa no desenvolvimento de uma estratégia customizada e realista para o cliente, frequentemente se limitando a oferecer aquilo que é pedido ou, pior ainda, aquilo que é somente do interesse dela.
Como consequência, o cliente pode gastar excessivamente com o plano de saúde, desequilibrando suas finanças e oferecendo o risco de forçá-lo a parar o oferecimento do benefício, o que traz impactos muito negativos para a empresa e seus colaboradores.
A melhor forma de economizar no plano é atuar como uma empresa que investe na saúde do colaborador por meio de ações de prevenção, cuidados e qualidade de vida.
Naturalmente, isso é mais complexo do que simplesmente oferecer um plano de saúde e deixar que o funcionário simplesmente o utilize, por isso é importante pensar em ações integradas, como:
o plano não deve ser usado indiscriminadamente, pois eleva o custo e, muitas vezes, leva o paciente a fazer exames e procedimentos desnecessários.
Invista em campanhas de conscientização de saúde e boas práticas, como manutenção de médico de família e acompanhamento do próprio histórico médico.
Estimule práticas de esportes e boa alimentação, além do abandono de hábitos como tabagismo e alcoolismo. O oferecimento de benefícios como planos em academias também ajudam nisso.
Além de estabelecer os programas, é importante manter uma comunicação recorrente sobre o tema, de modo que seu público não perca o foco nem volte ao padrão anterior de comportamento.
Um grande diferencial para seu sucesso nesse trabalho é contar com uma consultoria que tenha uma postura ativa em sua empresa, buscando se aprofundar em sua realidade e entender seus desafios, seu perfil de colaboradores e seus objetivos.
Além disso, ela deve ajudar a estruturar sua estratégia de comunicação para maximizar a efetividade de suas ações e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e minimizar os gastos com saúde, trazendo um equilíbrio que é bom para todos.
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