Um plano de benefícios flexível pode trazer vantagens significativas para as empresas e seus colaboradores. Por isso tem sido pauta em muitos planejamentos estratégicos.
Mas, o que são os benefícios flexíveis? Como eles podem ser uteis? Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre este tema. Confira!
Os benefícios flexíveis são um complemento salarial onde o trabalhador possui a autonomia de escolher o que melhor lhe atende.
A ideia principal dos benefícios flexíveis é dar maior liberdade para o colaborador escolher aqueles que melhor atendem suas necessidades. Neste caso, a empresa precisa ter um leque de opções a disposição do profissional.
Sendo assim, a organização transforma um valor financeiro para cada funcionário no seu pacote de benefícios e ele escolhe com irá utilizar dentro das opções disponíveis. Este modelo dá a liberdade para o profissional reservar e escolher os benefícios que combinam com o seu perfil.
Atualmente os colaboradores esperam uma experiência mais personalizada das empresas, assim como qualquer consumidor espera de uma marca. Desta forma, a empresa que implementa o modelo flexível de benefícios consegue obter diversas vantagens. Separamos algumas:
Um pacote de benefícios adaptável, envolve o colaborador com a empresa, deixando-os cada vez mais engajados e motivados. Acabam se sentindo integrantes de um time;
Atração e retenção de talentosJá sabemos que os benefícios corporativos são um plus, além do salário, para atrair e reter os melhores talentos. Com um esquema de flexibilidade, os colaboradores tendem a ficar por mais tempo nas empresas;
Ter a flexibilidade tanto de horário quanto de benefícios, por exemplo, consolida uma cultura organizacional forte que influencia os colaboradores e retém aqueles que possuem fit cultural com a empresa;
Employer branding consolidadoSua oferta de benefícios flexíveis também pode ajudar a fortalecer sua marca empregadora, já que colaboradores satisfeitos não polpam esforços para propagar a empresa para os outros.
O estudo realizado pela Propay, HR Trends - Benefícios Corporativos 2022, aconteceu em ambiente on-line com principal foco em profissionais de RH que vivem a realidade da gestão de benefícios corporativos em seu dia a dia. Ao todo foram 413 respondentes que atuam em empresas nacionais e multinacionais de variados portes.
Sobre benefícios flexíveis, a pesquisa apontou que eles atualmente são prioridades para um número razoável de empresas. 30% dos respondentes implantaram o modelo de benefícios flexíveis após a pandemia. É válido lembrar que na primeira edição da pesquisa HR Trends realizada em 2019, apenas 8% diziam já ter o modelo de benefícios flexíveis implantado. Na ocasião, 49% disseram que sabiam o que significava a estratégia de benefícios, mas ainda não trabalhavam com ele.
A pandemia deixou as pessoas em situações diferentes. Alguns perderam seus empregos, outros passaram o período de isolamento trabalhando em casa com a família, outros sofreram com transtornos emocionais ou perderam entes queridos. Foram muitas situações distintas que de uma forma ou de outra transformou a vida de cada indivíduo.
Este período mundial de incertezas serviu para apontar o quanto as pessoas possuem suas particularidades. Desta forma, logo percebemos que não existe um benefício corporativo que irá agradar plenamente 100% dos colaboradores, é preciso abrir concessões, realizar trocas etc.
E na sua empresa, o que mudou depois da pandemia? O que acha do modelo de benefícios flexíveis no nosso contexto atual?
Na pesquisa HR Trends 2022, temas importantes para o público de RH foram abordados, principalmente pontos sensíveis de pós-pandemia.
Baixe agora mesmo o material gratuito e confira o estudo na íntegra.