A pandemia nos levou a repensar e modificar nosso estilo de vida e, para muitos, isso inclui planos de carreira. Isso refletiu claramente em mudanças no mercado de trabalho.
Para este artigo, trouxemos um panorama macro sobre este assunto, principalmente porque impacta diretamente a tecnologia, o que é de grande interesse para todas as empresas que querem se manter competitivas no mercado em que atua. Vamos conferir?
Coronavirus e transformação digital
Recentemente, a crise provocada pela Covid-19 fez com que muitas transformações acontecessem em um curto espaço de tempo.
É notável o quanto a pandemia teve uma relação direta com a tecnologia. Tudo precisou ser acelerado, criação de vacinas em tempo recorde e trabalho remoto sendo gerenciado a distância pelos líderes, foram alguns dos fortes exemplos que podemos citar.
A pandemia trouxe consigo, tecnologias da informação e comunicação para o primeiro plano de nossas vidas, o que provocou mudanças estruturais nas empresas e principalmente na sociedade.
Claro que muitas organizações já sentiam o peso da importância da tecnologia e por isso, muitas já caminhavam para a mudança de processos e de mindset.
Porém, diante desse cenário que pegou muitos de surpresa, as organizações aceleraram alguns pontos para conseguirem atuar mesmo com distanciamento social.
A digitalização do trabalho
No ano 2020, o ritmo foi bastante acelerado para a digitalização no mercado de trabalho, tendência que deve permanecer neste ano.
Um estudo da Universidade de Oxford aponta que cerca de 47% dos empregos que existem hoje desaparecerão nos próximos 20 anos graças à automação.
Avanços tecnológicos como inteligência artificial, automação e robótica (como RPA) irão criar empregos, porém se houver preparo suficiente por parte dos colaboradores, eles poderão se reinventar e transformar seu trabalho. Estamos conectados o tempo todo trabalhando remotamente e tocando nossa vida pessoal também no ambiente on-line.
As principais tendências mostram que o espaço físico do trabalho passará a ser cada vez menos valorizado. São muitas novidades que a digitalização provoca e precisamos nos acostumar com esse ambiente.
Vantagens estratégicas do home office
A flexibilidade dos modelos de trabalho ganhou forma e sofreu tantas alterações, que foram estabelecidos pontos na reforma trabalhista que trataram disso como por exemplo o remanejamento de horas de serviço, teletrabalho, trabalho intermitente, entre outros. Home office possibilita diversas vantagens, como os ganhos com relação ao tempo, já que não é preciso desperdiçá-lo no trânsito com o trajeto de casa para o serviço e vice-versa.
Este período, para quem trabalha em casa, acaba se transformando em tempo extra para trabalhar ou até mesmo dedicar a atividades pessoais.
Redução de muitos gastos também é um ponto considerável, já que é possível fazer as refeições em sua própria casa, além é claro de não precisar gastar com combustível. Maior independência e autonomia no exercício das atividades também são pontos positivos desse benefício.
Desvantagens do home office
São poucas, mas existem desvantagens como a falta de convívio e de uma rotina com os colegas o que pode acarretar disfunções emocionais. Além disso muitas pessoas acabam aumentando sua carga de atividades e o trabalho acaba sendo entendido além do horário habitual. Para as empresas e gestores também é um grande desafio, já que cuidar de uma equipe que possui em home office, muitas vezes impede o acompanhamento do trabalho não acompanhado de perto.
Por isso é necessário estabelecer uma rotina de reuniões, conversas por videoconferência, e outros tipos de contato. É importante que sejam construídos laços entre os funcionários, apesar da distância.
As empresas precisam estar engajadas no desenvolvimento dos seus líderes e classificar isto como parte estratégica do seu negócio.
É de suma importância um gestor suficientemente maduro, que supere os desafios, que esteja apto a enfrentar situações inesperadas e que disponha de alto nível de competência tanto técnica quanto comportamental.
Cenário pós pandemia
Todas essas mudanças que citamos acima vieram para ficar. Será nosso novo normal no período pós-pandemia. A pandemia motivou mudanças que hoje conseguimos enxergar lados positivos, principalmente relacionado a uma utilização mais ativa da tecnologia. Além disso, humanização foi mais debatida que nunca nesses últimos meses e está cada vez mais presente nos processos das empresas. Não se trata apenas de tecnologia, é preciso cuidar das pessoas, da sua saúde mental e física. Os RHs mais do que nunca devem estar atentos para conciliar esses dois pontos de extrema importância: tecnologia e pessoas!
O nosso Blog foi criado para ajudar você nesse desafio. Sempre conte com a Propay e os nossos mais de 20 anos de experiência sempre que precisar!
Contribua com esse conteúdo