Antigamente, bastava o colaborador estar saudável fisicamente (aparentemente) que ele deveria realizar as suas atividades no trabalho. Hoje em dia, as empresas perceberam que não basta o corpo físico estar apto, as emoções também precisam estar em equilíbrio. Por isso, atualmente a preocupação com a saúde emocional do colaborador cresceu no mundo corporativo.
O bem-estar mental tem sido pauta rotineira e ações para promover isso viraram parte do planejamento estratégico, principalmente da área de Recursos Humanos. Por isso, vamos abordar os principais pontos da saúde emocional do colaborador e o que o RH pode fazer para suprir as demandas emocionais da organização.
Saúde emocional é um conjunto de funções psíquicas controladas, em outras palavras significa a capacidade de fazer a gestão de suas emoções, o que resulta no bem-estar mental e social.
Quando falamos de saúde emocional no trabalho, tem a ver com o controle que o colaborador possui sobre seus sentimentos e emoções no que tange ao ambiente profissional.
Antes da pandemia, durante a maior parte do dia, as pessoas se encontravam no ambiente de trabalho. Depois disso, muitas empresas adotaram o modelo flexível como o home office ou híbrido.
Entretanto, o isolamento social e a perda de entes queridos durante a pandemia, resultou numa explosão de casos de doenças emocionais. As principais: depressão, ansiedade, crises de pânico, entre outras.
Segundo pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano.
O que fazer para que isso não atrapalhe a rotina de trabalho da pessoa? Colaboradores com a saúde física e emocional em dia, significa a redução de custos desnecessários com plano de saúde. Além disso, a motivação e alta performance sempre estará em alta.
De acordo com a pesquisa HR Trends 2022 – Benefícios Corporativos, promovido pela Propay, 45% dos respondentes afirmaram que sua empresa oferece programas para saúde e qualidade de vida, com foco em evitar doenças emocionais.
Esse dado aponta que uma parte significativa das empresas estão se movimentando para controlar doenças mentais em seus colaboradores.
Com a saúde emocional dos colaboradores em dia, as empresas evitam:
Afastamentos;
Performance fraca;
Burnout dos colaboradores;
Desgaste nas relações de trabalho;
Problemas com atração e retenção de talentos;
Aumento de sinistralidade do plano de saúde.
RH em ação: programas com foco em doenças emocionais
Existem muitas ações que podem ser promovidas pelo RH para que a saúde e bem-estar dos colaboradores estejam em dia. A criação de um programa de saúde mental, resulta em colaboradores mais conscientes de suas emoções e ações.
Além disso, ainda é possível seguir outras práticas. Separamos algumas:
Gestão correta de benefícios corporativos
Entender as necessidades dos colaboradores é o primeiro passo. As doenças emocionais em sua empresa são constantes? Caso já ofereça plano de saúde, amplie a gama de atendimento de psicólogos e psiquiatras.
Fora isso, invista em programas que prezam a saúde física, como academias, estúdios de dança, yoga etc. A saúde do corpo sempre interfere na saúde da alma!
Muitas vezes os gestores não conseguem identificar sinais de doenças emocionais. Por isso é de extrema importância as empresas terem uma cultura de feedback para a promoção de diálogo, baseado numa escuta ativa.
Pode parecer bobagem, mas conhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores através de diálogos frequentes, torna o gestor mais sensível para perceber quando algo não está bem.
Ambiente amigável
Uma empresa com um clima saudável proporciona bem-estar aos colaboradores. Isso fortalece os laços da equipe e torna o ambiente cada vez mais agradável. Para isso, é importante sempre haver resolução de conflitos, respeito, comunicação clara e concisa, além de reconhecimento.
Vantagens de contar com parceiro especializado
A Propay possui expertise necessária para promover a saúde e bem-estar dos colaboradores de seus clientes. Cuidamos de todo o operacional da sua gestão de benefícios corporativos, levando redução de custos e total segurança nos processos.
A saúde mental dos colaboradores é importante e precisa de atenção por parte das empresas. Quer saber sobre esse tema e outros que envolvem plano de saúde ou benefícios flexíveis? Faça o download agora mesmo da pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos 2022?