Customer Experience é um conceito responsável por criar uma experiência positiva e agradável para o consumidor de determinado serviço/produto.
Para cuidar de seu cliente final (Customer Experience) a empresa precisa considerar a experiência dos colaboradores (Employee Experience).
Se bem aplicado, esse conceito irá impulsionar cada vez mais defensores e promotores da marca.
É de suma importância se preocupar com seu cliente final, mas não podemos esquecer o responsável por tornar a experiência do cliente inesquecível.
Quem é o responsável por atender bem e proporcionar uma experiência única para os seus clientes? Os colaboradores!
O conceito que trata isso é o Employee Experience, que cuida de toda a trajetória do empregado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Decisionwise, com 20 milhões de participantes de 70 países, 23% das pessoas dizem estar completamente engajadas em seus trabalho, 49% dizem se engajar só de vez em quando, 24 aguardam para serem engajados e 4% declaram estarem totalmente desengajadas com o trabalho.
São números alarmantes.
Colaboradores que recebem o desenvolvimento adequado, um bom pacote de benefícios, salário compatível com o mercado e um bom clima organizacional, acabam trabalhando com mais motivação e consequentemente alavancam os resultados da organização, pois transparecem essa satisfação no atendimento ao seu cliente, gerando assim a tão esperada boa experiência do consumidor.
Será que as empresas estão levando em consideração tudo isso?
Confira o vídeo sobre Customer Experience, abordado por Camila Achutti no workshop Humanos Digitais: