Propay | Blog

Home Office e Coronavírus: 5 dicas para trabalhar em casa

Escrito por Propay | 18-03-2020 14:12

O home office é uma realidade no mercado. Em momentos de contingência como os de agora, em tempos de coronavirus, é importante tomar alguns cuidados.

Hoje o assunto mundial tem sido o Coronavírus. Como se proteger e o que fazer caso apresente os sintomas, são os principais temas relacionados ao novo vírus.

No Brasil, o Ministério da Saúde atualizou para 234 o número de pessoas contaminadas pelo vírus e há outros 2.064 casos suspeitos aguardando resultado de exames.

Diante desse cenário, muitas empresas já estão liberando seus funcionários para o trabalho no estilo home office.

Além disso, as viagens a trabalho pelo Brasil e pelo mundo já estão sendo suspensas para evitar o rápido contágio da doença, em função do livre trânsito facilitar a proliferação dos focos de contágio.

Quarentena e Home Office

O fato é que muitos colaboradores nunca se depararam com uma situação parecida e algumas vezes acabam se enrolando com o trabalho remoto. Nesse caso, é importante ter consciência de que apesar de uma situação de urgência, algumas atividades ainda precisam ser executadas e muitas delas com prazos estipulados.

A importância dos planos de contingência

É um momento tenso, mas apesar disso, a organização é um dos pontos principais para que as empresas consigam manter os fluxos de processo acontecendo, afinal de contas, certos serviços não podem parar.

É importante que as empresas criem planos de contingência, pois mesmo não sendo possível operar com 100% de sua capacidade, é importante que as atividades principais sejam mantidas com o mínimo de normalidade.

Algumas dicas para se organizar nesse momento:

  • Crie uma rotina: levantar tirar o pijama e colocar uma roupa confortável. A prática evita a preguiça e não deixa a sensação que está em casa de folga;

  • Faça um checklist do que precisa executar no dia, como envio de e-mails, telefonemas, além de suas atividades cotidianas;

  • Tenha uma estratégia rápida e eficiente de comunicação com o seu time. Combinem se esta será via telefone, videoconferência, WhatsApp, etc;

  • Mesmo estando em casa, não se esqueça que precisa fazer pausas para almoço e lanches. É extremamente importante se alimentar bem e beber bastante água para manter a saúde em ordem;

  • Uma dica extremamente importante é de fato respeitar as orientações dos órgãos governamentais. Não vá a lugares com possíveis aglomerações como shoppings ou parques. O trabalho deve ser realizado em casa já que esse não é um período de férias.

Por mais que você não integre um grupo de risco, você é um transmissor da doença. É hora de mostrar empatia e nos colocar no lugar do outro. Ter essa consciência já ajuda na não transmissão do Coronavírus.

Quando o Home Office não é possível:

Obviamente não são todas as áreas que podem ser dispensadas do trabalho presencial, há cargos que não possibilitam trabalho remoto, porém medidas podem e devem ser tomadas para evitar o contágio.

O que os gestores podem fazer:

  • Rodízio entre os integrantes das equipes;

  • Disponibilizar álcool em gel para a higienização das mãos;

  • Flexibilizar horários de entrada e saída para evitar transporte público em horário de pico;

  • Limpeza diária de mesas e cadeiras, além de outros objetos como maçanetas, por exemplo;

  • Substituição de reuniões físicas por videoconferência;

  • Reforço na comunicação e atualização dos funcionários;

Ficou com alguma dúvida? A Propay conta com um time especializado que pode te ajudar no que for preciso!