Como tudo que é novo desafia, a entrada da geração Z no mercado de trabalho traz provocação aos gestores, líderes e ao próprio RH. Essa geração estará presente em 27% do ambiente corporativo em 2025 de acordo com a WeWork e a previsão que sejam mais de 70% em 2030.
A pergunta mais importante a se fazer no âmbito de Recursos Humanos é: como inspirar essa geração e guia-la no dia a dia? E uma das opções amplamente difundidas no desenvolvimento profissional é o feedback.
Neste artigo você vai entender como usar a resposta de feedback com a geração Z é uma abordagem de employer branding válida e ideal para aplicar na sua equipe.
Mas afinal...
Geração Z é uma nomenclatura sociológica para pessoas nascidas entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (ou seja, 2010). Isso significa que parte dessas pessoas já estão inseridas no mercado de trabalho, mesmo que em posições iniciais.
Um dos destaques feitos relativos a essa nova geração é a capacidade de adaptação, otimização e eficiência em tarefas, principalmente incentivado por mudanças nos quadros anteriores das empresas por onde passam.
Por se tratar de uma geração nascida em tempos ao qual a tecnologia é uma realidade alcançável, sua aproximação com ambientes e soluções digitais são muito mais assertivas. Devido a isso, a conectividade, globalização, distribuição de conhecimento e criação de comunidades, a comunicação é um dos valores principais para a Geração Z, e por isso a clareza e conversas francas em ambientes corporativos são essenciais para esses profissionais.
Em contra partida, ambientes com rotinas repetitivas, muita burocracia, rotinas e retrabalhos intensos e sem grandes validações ou desafios os desanimam e até desmotivam, incentivando que esses colaboradores procurem novos ares e experiências.
Ainda em questão de análise a essa nova geração produtiva, temos algumas características pontuais sobre suas atitudes e reações, como as citadas pela consultoria McKinsey em seu estudo de caso sobre o futuro do RH.
Os insights exibidos foram:
Muitos já dizem que a Geração Z é aquela que vai mudar todo o mundo do trabalho e ditará o futuro.
Será que a sua empresa está preparada para lidar com esse novo desafio?
Preocupação com o futuro, antenados com as intenções das empresas em que participam, sempre atentos ao mercado e com grande predileção à flexibilidade, essa nova geração denota diversas complicações ao mundo do RH engessado. As tradicionalidades não são comumente aceitas por esse grupo, não sem questionamentos relevantes e por isso, a sua estrutura empresarial deve coincidir com os objetivos dessa galera.
Algumas maneiras de atrair e reter esses novos talentos diferenciados em sua organização são:
Ainda mais após a pandemia, ter controles rígidos sobre todos os aspectos de trabalho da Geração Z é um tipo no próprio pé do RH e da gestão. Autonomia tornou-se um grande diferencial em questões pontuais. Prefira investir em metas e prazos estimulantes ao invés da chuva de regras.
Prazos muito extensos não fazem a vibe da Geração Z. A movimentação os inspira, e pequenos passos podem ser muito mais significativos para o desenvolvimento do profissional e dos resultados da própria empresa.
De maneira frequente, é um divisor de águas no tratamento com essa nova geração – principalmente por focarem na comunicação e sinceridade em seus objetivos. Ser guiado em sua jornada é fundamental para o desenvolvimento saudável dessa geração. Para isso, que tal entendermos um pouco mais sobre os tipos de feedback, e quais destes são adequados para a “Z”?
Em tradução livre do termo em inglês, feedback associa o significado de “dar retorno” e é uma ferramenta de comunicação pontual em muitas empresas.
Uma pratica voltada a conversas entre duas pessoas, estilo one a one, com tópicos que atingem o colaborador e a empresa, pensando no aprimoramento dessa relação.
Essa prática tende a aumentar resultados do time e do colaborador se usado de maneira correta.
Existem alguns tipos de feedbacks e podem se adequar melhor ao momento em que está sendo entregue.
Usado para falar sobre algo que foi positivo para a equipe, esse feedback fornece ao profissional o retorno das ações bem feitas que ele realizou e serve de inspiração para que continue acontecendo.
O reconhecimento segue sendo uma das melhores maneiras de impulsionar os melhores colaboradores e líderes. Falando na Geração Z, esse comportamento é fundamental.
Além de ser super delicado, esse tipo de feedback necessita de grande sensibilidade para não ser entendido. Usado comumente quando algum comportamento é inadequado ou quando os níveis de desempenho são baixos, esse tipo de feedback é adequado para possíveis melhorias de desempenho e correção de ações negativas.
Semelhante ao positivo, esse feedback intenciona elogios pontos positivos e guiar os próximos passos para aumentar a eficiência dos resultados. Adequado para impulsionamento de carreira do liderado, esse feedback inspira valorização e crescimento.
Dentre esses três tipos de abordagens, é necessário que sua realização seja privada, prática, incisiva e ponderada. Não adianta realizar uma ação como feedbacks em sua equipe e não ser assertivo!
O feedback é uma ferramenta extremamente importante a essa Geração, devido ao processo de jornada e aprendizagem com suas lideranças. De acordo com a Pesquisa Meio e Mensagem:
Além disso, a liderança em comunicação direta com os funcionários é algo essencial ao crescimento e desenvolvimento da carreira, como a frase também presente nessa pesquisa destaca:
“O bom líder é aquele que vai me acompanhar na minha jornada de aprendizagem, e que vai compartilhar comigo o próprio aprendizado.” Pesquisa Meio e Mensagem
Ter trocas com seu líder evidencia seus sucessos e fracassos, inspirando sua melhora no que é desejado e levando a instituição junto ao funcionário – o resultado é positivo e constante.
Ter diálogo não fornece somente insights das ações, como aproxima os integrantes dos times e concretiza a relação interpessoal, gerando confiança e liberdade criativa aos envolvidos.
Criar um ambiente saudável de troca e aprendizado movimenta as ideias e iniciativas do time, principalmente para a Geração Z presente nesses espaços, por valorizarem a etapa da comunicação como uma das principais relevâncias de sua experiência corporativa.
Algumas conclusões são vistas como essenciais quando falamos de Geração Z e certas tratativas, como feedbacks. De maneira resumida, os principais destaques são: